Habilidade: EM13CHS103 - (Aula do CMSP de 14-05)
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Para alguns historiadores, a Revolução Industrial, ocorrida primeiramente na Inglaterra eclodiu em consequência de uma série de importantes inovações técnicas que aperfeiçoaram o sistema de manufatura desenvolvido nos séculos XV e XVI. Com a indústria moderna, as pessoas deixaram de usar apenas ferramentas e passaram a contar com máquinas no processo produtivo.
A revolução teria começado em 1733, quando o engenheiro e mecânico inglês John Kay inventou a lançadeira volante, instrumento usado na indústria têxtil que acelerava acentuadamente a capacidade de tecer dos velhos teares manuais. Outros instrumentos foram aparecendo e aperfeiçoando os processos de fiação e tecelagem.
O Tear mecânico surgiu em 1785, criado pelo inglês Edmond Cartwright. Para usá-lo, era necessário uma força motrix superior à energia hidráulica fornecida pela roda d'água. Foi quando o engenheiro escocês James Watt inventou máquinas movidas a vapor. Sob o aspécto da organização do trabalho necessário para adequar os trabalhadores às inovações tecnológicas foi fundamental a criação do espaço da fábrica, onde, juntos, todos os operários poderiam ser mais bem treinados e, principalmente, controlados na qualidade e no tempo gasto com as tarefas. Essa concentração favorecia não só a disciplina como uma bem estruturada divisão do trabalho indispensável ao processo produtivo.
ATIVIDADES ( Faça uma pesquisa e responda as questões abaixo)
1- Quais foram as causas que levaram à Revolução Industrial?
2- Por que a Inglaterra é considerada, por alguns historiadores, como a pioneira na Revolução Industrial?
3- Indique em que países estão as zonas mais industrializadas da Europa.
4- Qual foi a primeira fábrica no Brasil, criada em 1808?
5- Quais foram as consequências da Revolução Industrial?
Devolutiva até 30/05/2021 pelo e-mail: elisabetevera@professor.educacao.sp.gov.br
( responda com a caneta, tire fotos bem próximo da atividade, e foto em pé, por favor).
Comentarios