(AULA DO CMSP 26-05-2021)
HABILIDADE: EM13CHS103 -
REVOLUÇÃO MEXICANA
A Revolução Mexicana foi o primeiro grande movimento social de contestação a um regime do séc. XX, gerando uma década de transformações políticas no México. Agregando diversos setores da sociedade, como elites urbanas, intelectuais e, principalmente camponeses, 80% da população. Essa revolução buscou romper com séculos de dominação de grupos econômicos, que ainda reproduziam lógicas coloniais de exploração, e de uma crescente submissão ao capital estrangeiro. Ou seja, este movimento revolucionário revelou o desgaste de um conjunto de práticas e relações sociais e econômicas que o México arrastava desde 1519.
A aristocracia rural detinha o controle da população agrária, (3% da população possuiam as melhores terras do México). O capital estrangeiro explorava as minas, os portos e a extração de petróleo.
Essa situação foi agravada pelo governo de Porfírio Diaz, pois seu governo intensificou a exploração sobre a população menos favorecida. Do mesmo modo, abriu o país para o capital estrangeiro, provocando o descontentamento de parte das elites nacionalistas que o apoiavam.
Emiliano Zapata foi o principal líder do Exército Libertador do Sul do México, com mais de trinta mil soldados.
É considerado o grande herói da Revolução. Seu desejo era fazer a reforma agrária.
As ideias de Zapata sobrevivem e inspiraram o zapatismo, e a criação do Exército Zapatista de Libertação Nacional, que luta para reformar o sistema político mexicano.
ATIVIDADES
1- Leia atentamente o texto e responda:
a) Quais setores da sociedade mexicana se envolveram nessa Revolução?
b) Qual era o objetivo da Revolução Mexicana?
c) Quem é considerado o grande herói da Revolução Mexicana e qual era o seu objetivo?
2- Pesquise e responda:
Quais foram as consequências da Revolução Mexicana?
Devolutiva até 13-06-2021 pelo e-mail: elisabetevera@professor.educacao.sp.gov.br
Abraço e se cuidem!!!
Kommentare