O COLONIALISMO NA ÁFRICA E NA ÁSIA: A DIVISÃO DA ÁFRICA E AS REBELIÕES ANTICOLONIALISTAS.
( Leia atentamente o texto)
O processo de dominação imperialista europeia sobre os continentes africano e asiático é conhecido, respectivamente, como Partilha da África e Partilha da Ásia.
Os governantes de Portugal, Bélgica, Espanha, Alemanha, Itália, Holanda e Japão desenvolveram políticas voltadas para a conquista colonial. Entretanto, os maiores impérios coloniais foram estabelecidos, principalmente, pelos governantes e grupos econômicos da França e da Inglaterra.
Essas conquistas desencadearam em diversas regiões da África e da Ásia uma série de rebeliões anticolonialistas organizadas por grupos locais. Diante do poderio militar e econômico das potências coloniais, a maior parte dessas revoltas foi sufocada. Nenhuma potência colonial exerceu sua dominação sem sofrer contestações. Mais de 90% do território africano foi dominado por nações europeias entre a segunda metade do século XIX e o início do século XX.
Na Conferência de Berlim, entre Novembro de 1884 e Fevereiro de 1885, representantes dos Estados Unidos, da Rússia e de outros 14 países europeus, foram definindo os critérios para a conquista dos territórios da África que ainda eram livres.
ATIVIDADES
( Consulte em sites da Internet ou em livros didáticos e faça as atividades )
1- Explique a afirmação: "Nenhuma potência colonial exerceu sua dominação sem sofrer contestações".
2- Que países construíram os principais impérios coloniais no século XIX ? Que regiões esses países conquistaram?
3- Faça no seu caderno um resumo sobre as Revoltas Imperialistas: ( para cada revolta seguir o roteiro: quando? onde? por que? como terminou? )
a) Guerra do Ópio)
b)Revolta dos Cipaios
c) Guerra dos Boeres
Devolutiva até 08/03/2021 pelo e-mail elisabetevera@professor.educacao.sp.gov.br
Queridos alunos, assistam as aulas do CMSP, pois as nossas atividades estarão sempre de acordo com as aulas apresentadas pelos professores do Centro de Mídias, isso ajudará vocês na elaboração das atividades.
Abraços e se cuidem - Professora Elisabete
Comments