Atividade 5
DISCIPLINA: BIOLOGIA - Atividade Diagnóstica 2021 PÚBLICO ALVO: ALUNOS: 1ºb e 1º E
PROFESSOR: Mychelle Almeida
ATIVIDADES:email:mychellealmeida@prof.educacao.sp.gov.br
tirar foto legível (nítida) e mandar por email mensionado a cima.
ORIENTAÇÃO: Leia o texto com atenção, responda em uma folha colocando no inicio: nome completo, numero da atividade, série e matéria. Assista no cmsp no repositória a aula de Biologia; Cadeias e Teias Alimentares.
assunto do email ;colocar serie, número da ativ., nome e matéria, tirar foto nítida e anexar e enviar no email informado.
Data da Entrega: 13/5/2021
UNIDADE TEMÁTICA (conteúdo): TEIAS E CADEIAS ALIMENTARES
Todos os seres vivos apresentam relações de alimentação no meio em que vivem. Um gafanhoto, por exemplo, não é capaz de sobreviver sem se alimentar dos vegetais de uma área, assim como um pássaro, que não vive seu alimento, que pode ser, inclusive, o gafanhoto.
Cadeia Alimentar
A cadeia alimentar refere-se às representações das relações de alimentação que existem em um determinado ecossistema. Nas cadeias, o fluxo de energia é unidirecional, ou seja, é sempre em um mesmo sentido. Veja um exemplo simples de cadeia alimentar:
Capim → Lagarta → Pássaro → Cobra
→ Níveis tróficos
Os níveis tróficos são conjuntos de organismos que possuem hábitos alimentares semelhantes, ocupando a mesma posição no ecossistema. As plantas, por exemplo, produzem seu próprio alimento, pois são organismos autotróficos. Assim, todas as plantas ocuparão o mesmo nível trófico, pois apresentam hábitos alimentares semelhantes.
Existem basicamente três níveis tróficos:
· Produtores: Os organismos incluídos nesse nível trófico apresentam em comum o fato de serem autotróficos. Isso quer dizer que todos os organismos produtores são capazes de produzir seu próprio alimento por meio de processos como fotossíntese e quimiossíntese. Exemplos: plantas e algas.
· Consumidores: Os organismos que fazem parte desse nível trófico são heterotróficos, ou seja, todos os organismos desse nível alimentam-se de outro ser vivo. Os consumidores que se alimentam de produtores recebem a denominação de consumidores primários. Os que se alimentam de consumidores primários são chamados de consumidores secundários. Já os que se alimentam dos secundários são chamados de terciários e assim sucessivamente.
· Decompositores: organismos heterotróficos que realizam o processo de decomposição, no qual devolvem nutrientes ao meio. Como exemplo de decompositores, podemos citar bactérias e fungos.
→ Teia alimentar
A teia alimentar conecta, portanto, várias cadeias alimentares. Em uma teia alimentar, um mesmo organismo pode ser consumidor secundário e terciário, por exemplo. Isso se deve ao fato de que muitos seres vivos não se alimentam exclusivamente de um mesmo organismo e alguns não são presas de apenas um ser.
→ Cadeia x Teia Alimentar
Para representar um ecossistema, a teia alimentar é a melhor opção. Isso porque a teia mostra os diversos caminhos que a energia pode seguir, não apresentando um fluxo unidirecional como observado na cadeia alimentar.
Após a leitura do texto e assistir a vídeo aula, Responda:
1- Em uma cadeia alimentar, o homem poderá ser classificado como consumidor primário e secundário quando se alimentar, respectivamente, de:
a) Leite e queijo. b) Salada e arroz c) Arroz e feijão.
d) Batata-doce e fígado de vaca. e) Frango grelhado e leite.
2- As teias alimentares, diferentemente das cadeias tróficas, representam todas as relações alimentares existentes em um ecossistema. Diante disso, os organismos em uma teia podem assumir diferentes níveis tróficos. Entretanto, os organismos autotróficos sempre ocupam o nível de:
a) decompositores. b) produtores. c) consumidores primários.
d) consumidores secundários. e) consumidores terciários.
3- Defina o que é nível trófico? Quais os tipos de níveis tróficos?
4- Cite exemplos de seres vivos de cada nível trófico, ou seja produtores, consumidores e decompositores.
Comments