Postado por Meire 03/05/2021
Devolutiva no meu e-mail: meiremachado@prof.educacao.sp.gov.br
O Trabalho e o Homem
O trabalho existe desde a existência do próprio homem. Todos os momentos a partir da construção das ferramentas de madeira e pedras até a pintura em paredes de cavernas e a caçada com as próprias mãos, tudo isso pode ser considerado trabalho. Temos então a definição de trabalho como qualquer atividade exercida para sustento do indivíduo.
Divide-se a história do trabalho em períodos conforme se alteram as formas de produção que o ser humano utiliza através do tempo. Assim se formam os regimes de trabalho.
Regimes de trabalho
Os regimes de trabalho criados ao longo de toda a história foram:
· Trabalho Primitivo,
· Trabalho Escravo,
· Trabalho Feudal,
· Trabalho Capitalista
História do Trabalho Primitivo
A história do trabalho começou oficialmente com o trabalho primitivo. Ele era praticado pelas sociedades primitivas que se preocupavam apenas com necessidades básicas: onde dormir, o que comer, etc…
Nessa época as primeiras ferramentas foram criadas a base de madeira e pedras. Pode-se dizer que o trabalho primitivo deu lugar a novas formas quando o homem começou a produzir e acumular alimentos e riquezas. Assim surgiram as hierarquias e elas vieram juntas com uma nova forma de trabalho.
História do Trabalho Escravo
Conforme o trabalho evoluía, também evoluíam as relações de poder e os que tinham mais poder eram os senhores de escravos que realizavam várias atividades.
Os escravos eram todos os povos derrotados em guerras, por um outro povo. Logo, tendo ganhado uma batalha e dominado um território, aquele povo agora deveria trabalhar para os vitoriosos.
Os escravos eram de todos os tipos e nacionalidades, não sendo considerada apenas a cor da pele. Inclusive, na África, africanos escravizavam africanos, porque povos de diferentes etnias viviam em disputas entre si.
Com o tempo o trabalho escravo foi condenado por ser uma prática desumana e insustentável. Inclusive, prejudicial economicamente.
História do Trabalho Feudal
O avanço de tribos bárbaras pela Europa gerou a ruralização do continente e um alto controle social. Assim, atividades de campo foram ganhando cada vez mais força. Surgia assim o feudalismo.
Nesse sistema existiam vários feudos que eram territórios controlados pelo senhor feudal. Esse senhor era o dono de todo o feudo e tinha servos que trabalhavam para ele em troca de proteção e prevenção das necessidades básicas.
As relações eram muito bem estabelecidas. Os servos trabalhavam em troca de proteção e recursos básicos para a sobrevivência. O senhor feudal que fazia parte da nobreza governava e o clero era o responsável por educar as pessoas e espiritualizá-las.
Trabalho Capitalista
O Trabalho Capitalista se utiliza da força de trabalho em que as pessoas trocam seu dinheiro por produtos, serviços e seu tempo. No capitalismo é necessário que as pessoas pratiquem o acúmulo de capital para que assim possam explorar outras pessoas. Esses empregados trocam sua força de trabalho por um salário.
O capitalismo começou com as caravanas de mercadores no final da Idade Média e gerou inúmeras formas de trabalho para o ser humano, além de ser o sistema mais enriquecedor e produtivo da história para poucos.
Os comerciantes (mais conhecidos na época como burgos) se instalavam nos arredores dos castelos para vender suas mercadorias. Conforme o comércio evoluía e o capitalismo mercantil também, as cidades cresciam e novas técnicas eram inventadas. Era o surgimento da burguesia.
A Revolução Industrial marcou o início da segunda fase do capitalismo. Nessa parte, trabalhadores do campo foram buscar oportunidades nas cidades. Suas terras ficavam para os grandes senhores que as usavam para cultivo em larga escala.
E a terceira e última fase oficial do capitalismo veio no século XX com o aparecimento das grandes empresas e bancos. Era o capitalismo financeiro que são sustentados até hoje por uma uma grande pirâmide social através do capital movimentado por um ciclo de consumo e exploração.
Importante falar que o capitalismo é um sistema que oprime e fomenta a desigualdade social, pois quem tem muito dinheiro, acaba tendo mais oportunidade no mercado de trabalho.
Com isso, o trabalho Capitalista gerou cada vez mais miséria, pois, aqueles que não têm oportunidade de emprego, acabando indo para o bolsão da miséria.
Responda:
1) Qual é o conceito de trabalho?
2) Como era o trabalho no mundo primitivo?
3) Como era o trabalho em regime de escravidão?
4) Como se mantém o trabalho capitalista?
5) Você acredita que realmente o trabalho escravo acabou?
Comentários