top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

1º D- Língua Portuguesa- Atividade 6 - Proª Cida - 2º Bimestre 2021.

Olá aluno(a) espero que você estejam bem!


*Responda a atividade no caderno do aluno Aprender Sempre vol.2 pág 7 e 8

(caso não tenha o caderno do aluno, copie numa folha do caderno e tire foto).

DEVOLUTIVA : Até dia 28/05, colocar nome completo, série e enviar no e-mail : profcida.zanei@gmail.com /(11)95757-0415 WhatsApp

Antes de enviar a foto verifique se está nítida e se nenhuma resposta está cortada.


1. Leia o relato, criado a partir de uma entrevista, veiculado pelo jornal da USP e, na sequência, responda aos questionamentos.


Atendimento pediátrico por telemedicina é possível?


Pela necessidade de distanciamento social, por conta da pandemia, a telemedicina tem sido uma solução para garantir atendimento aos pacientes. Na pediatria, apesar de o primeiro contato necessitar ser presencial para avaliar a saúde das crianças, os médicos podem responder a posteriores dúvidas e orientar a família por atendimento virtual ou telefônico. Segundo especialista, o tema ainda é discutido nos conselhos de medicina, principalmente com o foco de regulamentação, mas a telemedicina, amplamente difundida na pandemia, pode se tornar uma prática recorrente.


Em entrevista ao Jornal da USP no Ar, Ana Escobar, da Faculdade de Medicina da USP, informa que, apesar de o atendimento presencial ser fundamental, devido à proximidade com a família dos pacientes, os médicos pediatras são procurados para esclarecer dúvidas e fornecer orientações, portanto, o teleatendimento já faz parte do dia a dia dos profissionais: “Isso já é muito constante na prática pediátrica e, com a pandemia, houve um aumento da procura. Neste século 21, nós temos telefones com vídeo, o que facilita muito o contato e muitas dúvidas podem ser esclarecidas nessa nova configuração”.


A telemedicina pode impactar inclusive a saúde pública. Esse tipo de atendimento evita a necessidade de deslocamento e, no futuro, após a regulamentação, pode representar maior agilidade nas consultas médicas de prontos-socorros e Unidades Básicas de Saúde, como afirma Ana: “Evita deslocamento, evita aglomeração em pronto-socorro e evita consultas que seriam desnecessárias”.


A professora explica que agora, cabe aos conselhos de medicina discutirem a regulamentação da prática. (...) Para Ana, a telemedicina veio para ficar: “É um caminho que não tem mais volta, porque ajuda muito o paciente. Às vezes, é só uma dúvida ou uma situação que precisa ser esclarecida com uma conversa. Eu acho que a telemedicina veio para ficar, o que precisa agora é definir as regras”.


ATUALIDADES. Atendimento pediátrico por telemedicina é possível? Rádio USP no Ar. Jornal da USP. 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/atendimento-pediatrico-por-telemedicina-epossivel/. Acesso em: 28 out. 2020




a. De modo geral, o que é retratado no texto?


b. Em que aspectos o uso da telemedicina se mostrou positivo?


c. Em dois momentos no texto, é possível identificar os fatores que favoreceram o desenvolvimento dessa modalidade de atendimento. Quais?


d. Quais as opiniões apresentadas por Ana Escobar em relação ao futuro da telemedicina?



2. A partir do quadro a seguir, apresente como você define e se posiciona em relação aos temas abordados no início desta aula, mostrando seu ponto de vista.



Tema Definição Posição


Discurso implícito



Discurso explícito



Polêmica


Conflito



Antiética








194 views1 comment

Recent Posts

See All

1 Comment


Responde

Like
Post: Blog2_Post
bottom of page