top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

1ª SÉRIE - ARTE - ATIVIDADE 4 – PROFESSORA MAZÉ – 1º BIMESTRE 2021

Updated: May 3, 2021

E.E. “Profª. Clothilde Martins Zanei”


Série: 1ª Série

Disciplina: Arte

Devolutivas das atividades por e-mail para: professoramaze2020arte@gmail.com

Observação - Por favor, no assunto do e-mail coloquem a identificação com o nome e série.

- As atividades podem ser digitadas ou escritas à caneta.

Data de Entrega: 21/04/2021


Orientações de estudo: a organização do seu caderno ou pasta (digital) é fundamental para os seus estudos durante o Semestre/2021.


Tema: Arte, Cidade e o grafite

Proposta de Leitura


“A cidade é um espaço onde diferentes culturas convivem com diferentes formas de produção artística: Arte urbana, Arte pública e Arte de rua. O encontro da arte como patrimônio cultural da cidade nos ajuda a olhar mais atenção a arte e as práticas culturais no contexto urbano." (Caderno do aluno página 27).


Assunto: GRAFITE


“A palavra grafite advém do italiano: graffare significa “riscar”. No âmbito da História da Arte, o termo “grafite” se refere a obras produzidas ao se arranhar um desenho em uma superfície.

Considera-se grafite inscrições caligrafadas e desenhos que são rabiscados, riscados ou pichados em uma parede ou em outra superfície em um espaço público. O grafite pode ser constituído por simples palavras inscritas ou por pinturas elaboradas feitas em paredes: costuma ser uma arte bem pensada que critica a sociedade contemporânea. Hoje, a forma mais comum de grafite é a tag – uma forma moderna de rabiscar o nome na parede. É geralmente feito com tinta de spray ou marcadores. A tag é a assinatura, ou seja, o pseudônimo, do artista.” Fonte de pesquisa:


O GRAFITE E A ARTE URBANA ESTÃO INTERLIGADOS


“A Arte Urbana é um subgênero do grafite: é uma classificação geral de quase qualquer tipo de arte criada em uma rua, parede ou localização externa. É definida como uma arte visual “nas ruas”. O termo engloba o grafite tradicional, a pichação de muros, o grafite estêncil e o Sticker art – uma modalidade de Arte Urbana que utiliza etiquetas adesivas.

As diferenças entre o grafite e a Arte Urbana se encontram nos objetivos do artista, no público-alvo e na forma como são apresentadas. A Arte Urbana é desenhada com um foco pictórico em vez de textual, e é rebelde, mas não propositalmente destrutivo, pois visa a embelezar o ambiente urbano. Artistas urbanos apresentam conteúdo socialmente relevante, infundido com valor estético, para atrair atenção a uma causa ou como forma de “provocação artística”. O grafite é frequentemente usado como uma forma de comunicação entre grafiteiros ou gangues de rua...” Fonte de pesquisa:


Proposta de Leitura


Artista Eduardo Kobra – GRAFITE


Imagem ao lado em “São Paulo, Brasil (2013) Oscar Niemeyer não era paulistano, mas, em janeiro de 2013, no aniversário de São Paulo, o artista Eduardo Kobra presenteou a cidade com esse impressionante painel inspirado no mais famoso arquiteto brasileiro. Para Kobra, tratava-se de uma forma de retribuir as homenagens que o artista modernista fez à capital paulista, ao criar obras-primas como o Parque do Ibirapuera, o edifício Copan e o Memorial da América Latina. No ano anterior, Kobra havia pintado em uma usina termelétrica do Rio de Janeiro uma série com os principais monumentos brasileiros, vários deles de autoria do arquiteto, e até preparado uma tela com o rosto de Niemeyer. O layout deste gigantesco mural estava em andamento quando, em dezembro de 2012, veio a notícia de sua morte, aos 104 anos. No caleidoscópico painel estão detalhes de algumas das principais obras de Niemeyer, como o Palácio do Planalto, em Brasília, e a Pampulha, em Belo Horizonte. O contraste das cores com a paisagem da avenida Paulista faz desta uma das obras preferidas de seu criador.” Para saber mais entre na página do artista: site http://www.eduardokobra.com/projetos/


Tema - Circo tradicional é:

“Aquele formado por grupos familiares. A relação de trabalho que se estabelece é tal que, mesmo com apresentações individuais no espetáculo, a organização familiar é a base de sustentação do circo. A transmissão do saber circense faz desse mundo particular uma escola única e permanente. O conteúdo desse saber é suficiente para ensinar a armar e desarmar o circo, a preparar os números ou peças de teatro, além de treinar as crianças e os adultos para executá-los. Esse conteúdo trata também de ensinar sobre a vida nas cidades, as primeiras letras, as técnicas de locomoção do circo. É por meio desse saber transmitido coletivamente às gerações seguintes que se garantiu a continuidade de um modo particular de trabalho e de uma maneira específica de montar o espetáculo.” Já no circo contemporâneo, “a aprendizagem não acontece pela dinastia familiar, mas pelas escolas de circo, que ganham espaço na cultura urbana. A linguagem do circo contemporâneo é tecida por saltimbancos urbanos, gente que não é de circo, formada por escolas de circo e/ou teatro e que, a partir das décadas de 1980 e 1990, no Brasil, fazem a interação entre as técnicas circenses e os elementos teatrais. A introdução da teatralidade faz a linguagem circense ter um fio condutor, seja temático ou estético, desenvolvido em sequência lógica durante o espetáculo. Outra característica é que os animais somem de cena. Em festivais de novo circo, inclusive, um dos pré-requisitos para a inscrição é o não uso de animais em cena.”SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo: Caderno do Professor – Arte, Ensino Médio, 1ª série, volume 1. Nova edição 2014-2017. p. 33 e 34)


Exemplos de Companhias contemporâneas de circo – Pia Fraus; Teatro de Anônimos; Acrobáticos Fratelli; Intrépida Trupe; Nau de Ícaros, Nativos Terra Rasgada, Parlapatões, Patifes e Paspalhões; La Mínima; Circo Zanini;.



Atividade 4


Pesquisar sobre:


1- Escolas de circo – Quais os cursos oferecidos? Responda resumidamente sobre a história da Escola de Circo Picolino, Escola Nacional de Circo da Funarte e o Galpão do Circo.


2- Circo de tradição familiar – O que é o circo-família? O que faz que o circo-família possa vir a ser reconhecido pelo Iphan como patrimônio cultural imaterial?


3- Qual é a origem do Clown – Palhaço? Como são os figurinos, maquiagens e adereços para construção da personagem “Clown - Palhaço”? Desenhe!


4- Qual é a relação entre a arte e a cidade urbana?


5- Quais são as principais características do grafite?


6- Faça um resumo sobre o artista Eduardo Kobra - Quais são as suas principais obras?


7- Pesquise e responda por que o artista Eduardo Kobra é considerado o maior muralista do mundo?


Bons Estudos!!!


192 views0 comments

Recent Posts

See All

Commentaires


Post: Blog2_Post
bottom of page