Postado por Elaine
Roteiro de estudos
- As atividades podem ser digitadas ou escritas no caderno.
- Os vídeos são opcionais para complemento da aula. Caso você tenha dificuldade em assistir
os vídeos, responda usando somente os textos.
- Após finalizar a atividade enviar foto para o e-mail profbioelaine@outlook.com.
- Caso tenham dúvidas podem perguntar no e-mail.
OBS. No assunto do e-mail coloquem nome, série e identifiquem o número da atividade realizada.
Entrega até 19/03/2020
Ecologia
Ecologia é uma ciência. É a parte da Biologia que estuda as interações dos seres vivos uns com os outros e com o meio ambiente.
O ecossistema é a unidade principal de estudo da ecologia e pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos (meio biótico) e o local onde eles vivem (meio abiótico, onde estão inseridos todos os componentes não vivos do ecossistema como os minerais, as pedras, o clima, a própria luz solar, e etc.) e todas as relações destes com o meio e entre si.
Os níveis de organização em Ecologia são, basicamente, organismo, a população, a comunidade, o ecossistema e a biosfera. Organismo é um indivíduo. Analisando os níveis de organização acima do organismo, encontramos uma população. Esse nome é dado ao conjunto de organismos da mesma espécie que vivem juntos em uma determinada área. Uma grande família de leões na savana africana, por exemplo, forma uma população.
Acima do nível de população, temos a comunidade, que pode ser definida como um conjunto de diversos organismos de espécies diferentes que vivem em uma determinada área e interagem entre si. Se tomarmos o mesmo exemplo anterior e analisarmos uma savana, teremos leões, girafas e elefantes vivendo em uma mesma área e formando uma comunidade. Vale destacar que esse nível de organização não é formado apenas pelos animais, as plantas e outros organismos que vivem nesse local também fazem parte dele.
Temos ainda o ecossistema, que é o nome dado à comunidade e todos os fatores abióticos existentes com os quais os seres vivos interagem. Ainda seguindo o exemplo da savana, a água, luz e solo da região, juntamente aos seres vivos, formam o chamado ecossistema. Assim sendo, podemos resumir esse nível de organização como a relação entre os fatores bióticos e abióticos de uma área.
Por fim, temos a biosfera, que é definida como o conjunto de todos os ecossistemas existentes no planeta. Vale destacar que ela pode ser considerada, em sua totalidade, como o maior ecossistema existente. Esse nível engloba todos os locais onde existe vida, desde a área mais profunda do oceano até as grandes florestas tropicais
Biodiversidade ou diversidade biológica compreende a totalidade de variedade de formas de vida que podemos encontrar na Terra (plantas, aves, mamíferos, insetos, microrganismos...).
Há na natureza um equilíbrio dinâmico entre os organismos vivos e o ambiente em que vivem, com suas trocas e influências entre organismos e entre eles e o meio. A este equilíbrio chamamos de equilíbrio biológico. Fator de desequilíbrio é qualquer acontecimento ou evento que venha a perturbar as características naturais de um ecossistema. O ser humano prejudica o ambiente principalmente através da poluição e desperdício.
Uma das estratégias mais eficientes para conservar a biodiversidade é transformar áreas naturais remanescentes em Unidades de Conservação. As Unidades de Conservação (UCs) têm como objetivo principal proteger a biodiversidade, por meio da manutenção dos recursos genéticos, da diversidade de espécies e de ecossistemas, recursos hídricos, proteger paisagens naturais, e promover a restauração de ecossistemas degradados. Além disso, podem ser usadas como áreas de recreação, sobrevivência e sustentação de famílias tradicionais, ou palco para pesquisas.
Alguns conceitos importantes...
Habitat: Território onde vive a espécie. É o seu “endereço”.
Nicho ecológico: É o conjunto das atividades exercidas por determinada espécie, relacionadas a alimentação, abrigo, reprodução, etc. É a profissão da espécie.
Autótrofo: ser que produz o próprio alimento. Utilizam substâncias inorgânicas na produção de matéria orgânica (produtor).
Heterótrofo: seres que se alimentam da matéria orgânica produzida pelos autótrofos. Podem ser consumidores ou decompositores.
Consumidores: Carnívoro: Se alimenta de “carne”
Herbívoro: se alimenta de planta
Onívoro: Se alimenta de tudo
Decompositor: Muitos fungos e bactérias que degradam a matéria orgânica de restos e de resíduos de outros seres em compostos inorgânicos, que são reaproveitados pelos produtores na produção da matéria orgânica.
Questões
Leia o texto abaixo para responder as questões
“Um terrário trata-se de um recipiente aberto ou fechado, onde cultivamos algumas espécies de plantas e alguns animais simulando o seu ambiente natural. Um terrário fechado apresenta, a uma micro escala, o nosso meio ambiente, constituído por solo, água, ar, luz e seres vivos. Existem diversos tipos de terrário e cada um exige um cuidado especial. Por exemplo, se você quiser colocar animais em seu terrário, como insetos e aranhas, será necessário colocar também alguma água extra em uma tampinha de garrafa de PET. Os terrários abertos precisam de maiores cuidados com a manutenção, pois há saída de água e troca de gases entre os meios interno e externo. Assim, você precisa regá-lo de vez em quando. Existem terrários onde moram animais vertebrados, como camundongos, serpentes ou sapos. Neste caso, eles não podem ser fechados, pois é preciso fornecer alimento e água para esses animais.”
1- Retire do texto exemplos de:
a) Meio biótico:
b) Meio abiótico:
c) Organismo autótrofo:
d) Organismo heterótrofo:
2- De onde vem a energia e a matéria que mantém o terrário fechado vivo?
3- Por que podemos dizer que um terrário é um mini ecossistema?
4- Ao contrário do que alguns setores da sociedade imaginam, as Unidades de Conservação (UCs) não constituem espaços protegidos “intocáveis”, apartados de qualquer atividade humana [...] elas fornecem direta e/ou indiretamente bens e serviços que satisfazem várias necessidades da sociedade brasileira, inclusive produtivas. Analise a seguinte imagem e responda
b) Qual a importância das Unidades de Conservação para os humanos?
Comments