Postado por Wellington: 11/05/2020 - 18/05/2020
Devolutiva no meu email: wellingtonwesley@prof.educacao.sp.gov.br
Escola__________________________
Nome:______________________________nº___ série___
O que é a cultura Maker?
O Movimento Maker é um termo usado para descrever a cultura do “faça você mesmo”. Ou seja, a ideia é de que qualquer pessoa – independente da sua idade ou experiência – possa colocar a mão na massa, desenvolvendo com autonomia os mais diversos projetos e objetos. É um exercício de criatividade e ação.
Você sabe o que é a cultura maker?
Antes de responder a esta pergunta, vamos pensar nas seguintes situações: Suponhamos que aqueles livros que comprou estão ali, todos bagunçados, precisando de uma boa prateleira para ser colocado em ordem, certo? O que você faz?
Vai à loja e compra uma prateleira nova? Ou Decide fazer uma prateleira, bem criativa, com pallets, caixotes de madeira e pintura?
Se sua resposta foi a segunda opção, está mais adepto à cultura maker do que pensa!
O movimento é considerado como uma extensão da filosofia “Do it yourself” ou Faça Você Mesmo. A idéia é que qualquer pessoa é capaz de consertar, modificar e construir seus próprios objetos.
Essa cultura movimenta o mundo há décadas e, como uma de suas consequências brilhantes está a criação dos computadores domésticos. Para se ter uma ideia, Steve Jobs e Steve Wozniak apresentaram o Apple I pela primeira vez na Homebrew Computer, ou, o Clube dos Computadores Caseiros. Lembra que tudo começou em uma garagem? Pois é! A cultura maker, no fundo, trouxe uma nova forma de ser inventor.
Apropriando-se de ferramentas modernas, como impressoras 3D, placa Arduíno, cortadoras a laser e kits de robótica, possibilitou que pessoa comuns, como eu e você, pudessem se tornar criadores de máquinas bem
geniais.
E a cultura maker não está direcionada, apenas, a criações tecnológicas!
Como no exemplo que citamos lá em cima, uma simples prateleira usando
restos de caixotes são uma forma de “fazer você mesmo”. Mais exemplos?
Plantar uma horta nos fundos da escola, pintar os muros com grafites ou
montar estruturas com madeira e papelão.
Uma das bases do movimento maker é o compartilhamento de tecnologia e
informações. Graças à internet, vídeos e manuais de experiência são,
largamente, disseminados, popularizando a cultura. No Brasil, alguns eventos muito conhecidos promovem o encontro de inventores de vários cantos do país.
ATIVIDADE
1. Você dentro da cultura maker, já pôs a mão na massa literalmente como: fazer sua pipa, montar seu skate, montou uma pizza para comer ou um sanduba? Registre em seu caderno suas invenções ou inovações.
2. O que é Cultura Maker?
3. Dentro da cultura Maker, faça você mesmo desenhe em seu caderno algo inovador, depois tire uma foto e envie no email.
4. Segundo o vídeo quais são os 4 conceitos da cultura Maker?
5. Nesses tempos de pandemia aumentou o crescimento de impressora 3D, qual a finalidade dessa impressora no combate ao coronavirus.
Comentarios