Postado por Wellington: 18/05/2020 - 25/05/2020
Devolutiva no meu email: wellingtonwesley@prof.educacao.sp.gov.br
Escola_________________________
Nome:______________________________nº___ série___
FALANDO MAIS SOBRE SAÚDE E TREINAMENTO FÍSICO
O treinamento físico é uma importante atividade que utiliza o movimento humano como base para o desenvolvimento de capacidades psicofísicas que evoluem progressivamente o desempenho e função fisiológica de diversos sistemas corporais.
É incrível constatar que a atividade neuromuscular desencadeada pela contração muscular é importante condição para que nosso corpo desenvolva adaptações que vão desde a melhora dos aspectos emocionais até os metabólicos e motores propriamente ditos.
O treinamento físico irá avaliar, identificar, organizar e sistematizar todas as variáveis próprias do desenvolvimento de uma prescrição contextual e individual do exercício. É essa condição que garante ao processo de treinamento físico o título de ciência. Sim! As ciências do treinamento são importantes para desenvolver métodos que garantam a segurança, adaptação, efetividade e viabilidade dos movimentos corporais. Além disso, são necessárias para a otimização dos benefícios biopsicossociais característicos da prática regular de exercícios físicos.
A aplicabilidade desses benefícios é vasta e igualmente relevante nas diversas esferas envolvidas nas ciências do treinamento físico. Estamos falando do alto rendimento, saúde, performance, reabilitação física e lazer.
O que irá justificar o contexto no qual devem ser inseridos os componentes de treinamento será a magnitude da manipulação das variáveis envolvidas nesse processo. Estamos nos referindo ao volume, duração e intensidade dos estímulos de contração muscular que resultam do movimento humano e seus reflexos em todos os sistemas corporais, seja a nível psicofísico, neuromotor ou metabólico.
Qual a importância de um bom treinamento físico?
Como ciência, o estudo da interação entre as variáveis de treinamento físico permite a quantificação e qualificação do exercício, fazendo com que ele possa ser avaliado e consolidado. Isso é importante para que seja definido um sistema métrico de identificação, planejamento e prescrição individual e coletiva do gesto motor. Também irá garantir a efetividade de movimento, cargas de trabalho, densidade do treino, recuperação adequada e periodização do planejamento em pequenos, médios e longos ciclos .
Essa condição fornece segurança, progressão e individualização, permitindo um controle mais refinado e condizente com as especificidades e necessidades da modalidade esportiva realizada, seja ela a nível competitivo ou visando a melhora da saúde. Dessa forma, é possível projetar diversas maneiras e metodologias de treinamento que permitem a prática de exercício por todas as pessoas, independentemente da experiência anterior na modalidade, nível de atividade física, condição física, idade ou sexo.
Dentro de uma visão evolutiva e primitiva, se exercitar vai contra a natureza humana. Na ótica evolucionista, toda ou qualquer atividade de gasto energético deve ser condensada somente para a caça, luta ou fuga de predadores. Partindo desse pressuposto e que somos animais mamíferos, qualquer atividade além da sobrevivência iria potencializar o acionamento da utilização de energia de reserva. Um leão só se “exercita” para caçar ou proteger seu espaço e esse racional serve para qualquer animal. Nenhum deles se “exercita” no intuito de desenvolver capacidades físicas destinadas à melhora da eficiência da velocidade na corrida contra presas ou predadores.
Isso justificaria o porquê da alimentação correta ser a base que suporta as adaptações metabólicas necessárias para a utilização dos substratos energéticos de nosso corpo e também por que a prática regular de exercícios físicos modula o grau dessa utilização. Dentro do âmbito da prática de exercícios físicos e nutrição esportiva, aquele ditado do ovo e da galinha poderia ser introduzido . O que vem primeiro: uma boa nutrição (que contempla as necessidades energéticas e recuperação do desgaste provocado no atleta) ou o exercício físico (que provoca as adaptações necessárias para mediar o quanto nosso corpo irá necessitar de energia e nutrientes)?.
Levar em consideração todo o conhecimento acerca de todos os fatores envolvidos no movimento humano pode ser o diferencial para a compreensão desse fenômeno. Como consequência, também possibilita dar suporte a boas práticas de conduta profissional a fim de garantir a aderência crônica do praticante à modalidade esportiva exercida, assim como a segurança e proteção contra o surgimento de lesões, otimização das capacidades físicas requeridas pela especificidade do exercício, maximização da performance esportiva, obtenção de prazer e qualidade de vida e, é claro, melhora da saúde e bem-estar.
PENSANDO SOBRE SAÚDE!
1. Será que temos clareza sobre a amplitude do termo saúde? A Organização Mundial de Saúde (OMS) adota o conceito “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. O estilo de vida é um dos fatores modificáveis que pode favorecer ou prejudicar nossa saúde. Você consegue elencar alguns comportamentos favoráveis e desfavoráveis para nossa saúde presentes nos comportamentos das pessoas? Escreva no seu caderno.
2. Analise seu comportamento e identifique aqueles que são favoráveis e desfavoráveis. Anote no seu caderno.
3. Você pode concluir que seu estilo de vida é: ( ) favorável ( ) desfavorável.
Concluindo: Dentre os vários fatores elencados, não pode faltar o exercício físico para a promoção e manutenção da saúde, organizado em forma de treinamento físico. Mesmo que você ainda não pratique nenhuma atividade física regular, já deve ter ouvido sobre os benefícios promovidos pela prática de exercícios, atualmente considerado um importante fator para a melhoria da qualidade de vida. Mas, para que possamos aproveitar ao máximo tais benefícios, essa prática deve ser sistematizada e gradativamente modificada. Quando uma prática é desenvolvida em determinado período e provoca modificações no organismo, com o objetivo de melhorar o rendimento, ela recebe o nome de Treinamento.
4. Faça uma entrevista com 3 pessoas que praticam regularmente exercícios físicos (treinamento) a mais de seis meses. Pergunte a eles os efeitos positivos e negativos da prática de exercício físico realizado e anote as respostas no modelo de ficha a seguir.
ENTREVISTADO ___________________________________________
Tipo de exercício físico regular
Frequência e duração
Efeitos positivos da prática regular
Efeitos negativos da prática em excesso
5. Com base nos dados da entrevista, elabore um gráfico contendo: tipo de exercício mais praticado, seus efeitos positivos e negativos.
6. Agora que você conheceu melhor os princípios que norteiam a elaboração de um treinamento físico, você irá construir dois programas de treinamento de musculação com o objetivo de ganho de força, um para iniciantes e outro para avançados, levando em consideração a relação de intensidade e volume.
Comments