top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

Wellington - 1ºano A, 1ºano B, 1ºANO C e 1ºANO D: Educação Física - Atividade 4

Postado por Wellington: 19/05/2020 - 25/05/2020

Devolutiva no meu email: wellingtonwesley@prof.educacao.sp.gov.br


Escola_________________________

Nome:______________________________nº___ série___


Atividade Rítmica Se buscarmos a ideia de ritmo em alguns dicionários, encontraremos um termo derivado do grego rhytmos, e que mantém seu significado em alguns idiomas (como em espanhol, inglês e português), designando tudo aquilo que se move, que flui de modo sequencial ou tem que movimento regulado. O ritmo que envolve os movimentos corporais pode ser definido como a compreensão original do tempo que nós exercemos com o corpo, antes mesmo de representá-lo com o pensamento. Por isso, consideramos que o ritmo está presente em todas as manifestações de nossa vida, abrange tudo o que conhecemos, incluindo nós mesmos e o modo como percebemos nossos movimentos no ambiente. Há bastante associação entre música e ritmo, pois ela provoca uma sensibilidade maior sobre nossos órgãos sensoriais, e, ao ampliarmos a intensidade da audição, aumentamos a concentração, e o processo de transformar o ritmo musical em movimento torna-se espontâneo. De acordo com essa concepção, os movimentos produzidos não tendem a seguir uma orientação determinada, fazendo a pessoa se libertar de movimentos corriqueiros e padronizados. E quando a sensibilidade estética e a concentração melhoram, seja para ouvir música ou se expressar, é possível desenvolver atividades rítmicas sem a participação da música. O ritmo no Esporte, na luta, na ginástica e na dança O ritmo faz parte da nova vida e em tudo o que fazemos, em cada movimento como quando andamos, falamos e até respiramos. O ritmo é uma contagem de tempo, seja rápida ou devagar. Na dança, por exemplo, é dividida em oito tempos. Em alguns esportes o ritmo é muito mais rápido não exigindo contagem de tempo e sim sua capacidade de velocidade.


RITMO

Todos estão sentados, parados, calmos e relaxados, mas será que todos estão no mesmo

ritmo? Diz aí, o que você acha?

Então vamos ver! Tente sentir seus batimentos cardíacos, seu(sua) professor(a) dará dicas

sobre as partes do corpo em que é mais fácil de senti-los. Depois que toda a turma conseguir,

cronometre por 15 segundos e compare com os demais alunos. Por que algumas pessoas apresentam ritmos cardíacos diferentes, mesmo estando em repouso? Que outros ritmos você consegue identificar no funcionamento do seu corpo? Será que na natureza também é possível

observar a presença de ritmo? Será que no seu trajeto de casa para a escola existe a presença

de ritmo? Quais?

1. Coloque os tipos de ritmos que possui:

No corpo humano: ______________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

Na natureza:____________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

No trajeto para a escola: _______________________

VARIAÇÕES DO RITMO

A modalidade cíclica é caracterizada como repetição continua e prolongada de determinado gesto esportivo, como por exemplo a corrida, o ciclismo, caminhada, remo, natação, canoagem e etc.

A modalidade acíclica se caracteriza por esportes que não possuem repetição contínua do movimento e é onde a naturalidade e espontaneidade são tidas como suas principais características, como exemplo posso citar, o futebol, voleibol, basquetebol, handebol entre vários outros.

Sabemos que, nas diversas manifestações da cultura de movimento, podemos encontrar a presença de ritmo, seja na sequência dos golpes de um lutador, nas passadas para o arremesso no handebol, nas séries de exercícios na academia, e até na sincronia de dançarinos de streetdance. Pois bem, fique sabendo que ritmo é movimento e, sendo assim, ele pode ser lento ou rápido, simples ou complexo, cíclico ou acíclico, etc.

O ritmo é cíclico quando há continuidade de movimento, e acíclico quando não é notada continuidade deste movimento.

Agora que você já sabe que o ritmo possui algumas variações, vamos ampliar nosso conhecimento e conhecer outros tipos de ritmo. Nosso próprio corpo tem ritmos variados, como na produção de hormônios e na própria regulação da temperatura corporal.

2. Pesquise sobre GH, cortisol, melatonina e temperatura corporal. Em seguida, elabore um texto relacionando esses fenômenos biológicos com o pico e a baixa de sua produção: produção do texto mínimo - 10 linhas

3. O que são Ritmos cíclicos e acíclicos?

4. Escreva duas atividades de ritmo cíclico e duas de ritmo acíclico.

118 views0 comments

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page