Língua Portuguesa – EECM Zanei - EM 3C e 3D
Devolutiva para o e-mail: portuguesnoturnozanei@gmail.com
Professora: Nilva Oliveira.
Nome aluno___________________________________Série____Nº__
Gênero: Texto de opinião
I - Produção de Texto
Você vai escrever um texto de opinião conforme as orientações abaixo. O assunto do seu texto será: “O mundo estará mais humanizado quando esse período de distanciamento social finalmente acabar”. Nele você pode discutir sobre: as pessoas estarão mais empáticas? Continuarão solidárias? Reflita: depois dessa pandemia, as pessoas estarão melhores, piores ou serão as mesmas? O mundo realmente estará mais humanizado?
*Revisão:
Leia antes de produzir seu Texto de Opinião:
· Lembre-se que o Texto de Opinião difunde uma opinião, circula em vários meios de comunicação como jornais, blogs, revistas etc e tem como objetivo convencer o seu leitor.
· As características Texto de Opinião são:
· Contém um título provocador.
· Expressa uma ideia ou ponto de vista sobre um assunto polêmico.
· Usa verbos predominantemente no tempo presente.
· Utiliza linguagem objetiva (preferencialmente 3ª pessoa do singular) ou subjetiva (1ª pessoa do plural)
· Da mesma maneira que em uma dissertação, um Texto de Opinião é formado por:
- Título
- Introdução: um parágrafo onde expõe o assunto polêmico que discutirá.
- Nos parágrafos seguintes, desenvolverá argumentos que apoiarão suas ideias e que deverão estar pautados em bases sólidas(verdades) a fim de conferir maior credibilidade.
- Conclusão: um fechamento das ideias anteriormente expostas ao longo do texto onde reforça e retoma a posição defendida e sugere uma solução.
· Você pode colocar uma imagem no seu Texto de Opinião, não é obrigatório.
· Não tem um número de linhas obrigatório, mas lembre-se que o seu texto tem que ter começo, meio e fim para convencer um leitor de sua opinião. Tenha isso em mente e dará tudo certo! ☺
Texto Motivador
Leia o texto de opinião postado no blog Estratégias em 13/04/2020:
Prof. Raphael Reis
Uma das frases mais impactantes do livro A Peste, de Albert Camus, produzida no contexto da Segunda Guerra Mundial, é: “A estupidez insiste sempre”. Nessa obra, o autor cria o cenário de uma peste, que, associada ao avanço das ideias nazistas, matou boa parte da população. Na atualidade, o vírus Covid 19 assola o mundo, matando, também, muitas pessoas. Semelhante à peste de Camus, a propagação do vírus coloca em debate a importância de um projeto coletivo para a sociedade. Primeiramente, destaca-se que a contenção do vírus só é possível se todas as pessoas e nações assumirem compromisso com a coletividade . Nesse sentido, tal esforço se mostra como um grande desafio, uma vez que a sociedade líquida é marcada por relações individualistas e fragmentadas, como ressalta Bauman em sua sociologia. Isso pode ser observado no descumprimento da principal medida de profilaxia: distanciamento social – parte da população e até a liderança máxima do país não estão evitando aglomerações. Em segunda análise, será necessário elaborar novas regras de convívio social. Na perspectiva sociológica de Émile Durkheim, podemos considerar que o avanço do coronavírus é uma anomia, porquanto contribui para a desintegração social e os mais diversos conflitos: crise econômica, desemprego, inflação, instinto de conservação da vida. Contudo, se o processo de combate aos vírus é coletivo, a sociedade precisa estabelecer atitudes de solidariedade, por se tratar de uma doença que afeta a todos, independentemente de classe social. Portanto, para que a realidade não imite a ficção, é necessário que os indivíduos exerçam a empatia, como forma de fortalecer laços de solidariedade. Ademais, o Estado necessita ser o exemplo, procurando conscientizar a população sobre medidas de prevenção, para que os impactos possam ser minimizados e as vidas preservadas.
Lembre-se: O assunto do seu texto será: “O mundo estará mais humanizado quando esse período de distanciamento social finalmente acabar?”
Título:______________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Comments