Língua Portuguesa – EECM Zanei - EM 2C
Devolutiva para o e-mail: portuguesnoturnozanei@gmail.com
Professora: Nilva Oliveira.
Nome aluno___________________________________Série____Nº__
Tema da notícia: a vida em tempos de confinamento social.
Produção de Texto
Gênero: Notícia
A- Você irá produzir uma notícia sobre a vida em tempos de confinamento social. Use sua experiência, pesquise sites e converse online sobre esse momento histórico na nossa sociedade.
B- Faça a Revisão da estrutura do texto: notícia.
Antes de começar a escrever seu texto, releia os elementos essenciais para uma notícia
1: Pesquise sobre seu tópico. Comece com as seguintes questões:
Quem estava envolvido? / O que aconteceu? / Onde ocorreu? / Por que aconteceu? / Quando ocorreu? / Como aconteceu?
2: Reúna todos os fatos. Assim que puder responder claramente às questões acima, faça uma lista de todos os fatos e informações pertinentes que precisam ser inclusos na notícia.
3: Crie o esboço da notícia:
· Comece criando uma manchete ou título principal – Geralmente é grafado de forma bastante evidente, com o objetivo de chamar a atenção do leitor.
· Escreva um título auxiliar – vem logo depois da manchete e serve como um complemento do principal, com o acréscimo de algumas informações, a fim de torná-lo ainda mais chamativo ao leitor.
· Depois dê todos os fatos e detalhes relevantes que se relacionam à sua manchete. Inclua o básico do que aconteceu, onde e quando ocorreu, quem está envolvido e por que o assunto é digno de uma notícia.
· Esses detalhes são importantes porque são o ponto focal da notícia e informam totalmente o leitor.
· Caso esteja escrevendo um artigo de opinião, é aqui que você vai declarar sua opinião também
· Conclua sua notícia com possíveis soluções para o problema ou para os desafios expressados no seu texto e dê a ela uma boa frase de conclusão.
· Leia outras notícias para obter ideias de como melhorar a sua ou assista a noticiários.
Notícia/ Texto motivador
Crianças são separadas por quadrados de giz em volta às aulas na França...
Em volta às aulas na França, pré-escola desenhou quadrados de giz no chão para manter isolamento entre as crianças em meio à pandemia de coronavírus
Imagem: Reprodução/Lionel Top/BFM TV Do UOL, em São Paulo 13/05/2020 21h04
O retorno gradual às aulas na França, desde anteontem, tem demandado algumas adaptações das instituições de ensino em meio à pandemia de coronavírus. No entanto, uma pré-escola em Tourcoing, encontrou uma solução alternativa para manter a distância entre alunos pequenos: demarcou, no chão, onde eles devem ficar.
Em imagens publicadas pela BFM TV — e divulgadas pelo jornalista do canal, Lionel Top, em redes sociais — é possível ver as crianças sentadas dentro de quadrados desenhados em giz, num pátio externo, ou em locais demarcados....
O jornalista explicou que as medidas foram adotadas para que os alunos, na faixa dos 4 anos, mantivessem uma distância segura entre si, respeitando as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde). A iniciativa de delimitar os espaços no chão foi ideia da própria escola, "Um professor que estava ao meu lado enquanto eu tirava as fotos me disse o quanto isso machucou seu coração, porque a própria escola é um local de socialização, de contato entre as crianças, e vê-las nesses espaços doía neles também", escreveu Top no Twitter. O retorno gradual às aulas foi anunciado na semana passada. As escolas primárias foram as primeiras a reabrir, com aulas limitadas a 15 alunos por turma. Já o ensino fundamental deve ir retornando em locais onde a taxa de infecção estiver diminuindo. Alunos do Ensino Médio, não entanto, não devem retomar as atividades antes de junho.
Agora é a sua vez:
Lembre-se :
1: Você irá produzir uma notícia sobre a vida em tempos de confinamento social.
(Manchete)_________________________________________________________________________________________________________________________________________
(Título Auxiliar) ________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(Corpo da notícia) __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Comments