Boa tarde, alunos.
Por favor, no caderno, coloquem a data em que estão fazendo a tarefa, o título ("Aula 1: Revisão sobre Feudalismo e Renascimento Comercial e Urbano") e as respostas. Se puderem, tirem uma foto das respostas e enviem no e-mail karina_fortunato@yahoo.com.br.
Se enviarem por e-mail, não esqueçam de me informar nome completo e turma. Mesmo que não consigam enviar por e-mail, façam as respostas no caderno.
NÃO é preciso imprimir a atividade.
Atividade 1: Leitura
Leia o resumo colocado em itens e, se possível, assista aos vídeos e acesse os textos complementares para aprofundar os seus conhecimentos.
Durante as aulas, nós estudamos as principais características do feudalismo, sistema característico da Europa Ocidental durante a Idade Média. Vamos relembrar?
· Durante o processo histórico de crise do Império Romano do Ocidente, aconteceu a ruralização da sociedade. Ou seja, as pessoas foram deixando as cidades e indo em direção ao campo.
· A principal atividade econômica durante a Idade Média na Europa Ocidental foi a agricultura. Praticamente não havia comércio e os feudos se autossustentavam.
· O poder político era descentralizado.
· Havia grande poder e influência da Igreja Católica Apostólica Romana.
· A mentalidade era teocêntrica, isto é, Deus estava no centro das preocupações.
· A sociedade era estamental. Podemos dizer, então, que praticamente não havia mobilidade social e o lugar de cada um na sociedade era dado pelo nascimento. Quem nascesse em uma família de trabalhadores, seria trabalhador; quem nascesse em uma família de nobres, seria nobre.
· Cada estamento tinha sua função na sociedade: o clero orava, os nobres combatiam e os trabalhadores trabalhavam.
· Os servos tinham uma série de obrigações para com os senhores: corveia, talha, banalidades, mão-morta, dízimo, entre outros.
· Se possível, assista ao vídeo: “Feudalismo - Principais Características” (disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=s95LZ6bq-H8)
· Se quiser ver mais vídeos, o canal “Se liga nessa história” tem uma série de dez vídeos sobre a Idade Média. O primeiro deles é: “IDADE MÉDIA: 5 Conceitos Básicos #1”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t7h2d4PXfa4
O feudalismo entrou em declínio a partir do século XI.
Vamos relembrar algumas causas e alguns aspectos desta crise...
· Uma série de avanços tecnológicos permitiu que se produzissem mais alimentos e, com isso, veio o aumento da população (crescimento demográfico).
· A capacidade de produzir alimentos não acompanhou o crescimento populacional, gerando fome.
· No século XIV a peste negra atingiu a Europa, gerando milhares de mortes.
· A falta de mão de obra disponível fez com que os senhores aumentassem as obrigações dos servos.
· Os camponeses responderam ao aumento de suas obrigações com revoltas, as chamadas jacqueries.
· Passadas as instabilidades do século XIV, a população voltou a crescer. Consequentemente, há escassez novamente.
· As Cruzadas foram expedições militares com o objetivo de libertar Jerusalém do domínio muçulmano.
· Entre as consequências das Cruzadas esteve o aumento do comércio na Europa Ocidental.
Nós começamos a estudar o Renascimento. Vamos relembrar...
· Uma importante consequência das Cruzadas foi intensificar o crescimento do comércio. Pessoas voltavam do Oriente levando produtos para serem comercializados na Europa. Como o comércio não era uma atividade tão importante no feudalismo e no auge do feudalismo ele praticamente não existia, falamos em um “Renascimento comercial”.
· Juntamente com o renascimento do comércio, renasceram as cidades. Vale lembrar que o feudalismo é rural e as cidades estavam praticamente esvaziadas anteriormente.
· Você pode ler mais sobre o Renascimento Comercial e Urbano em:
QUESTÕES
1. O que foram as Cruzadas?
2. As Cruzadas foram importantes para o renascimento comercial? Por quê?
Comments