5 passos para identificar fake news
Avalie a fonte, o site, o autor do conteúdo.
Muitos sites publicadores de fake News têm nomes parecidos com endereços de sites de notícias. Portanto, avalie o endereço e verifique se o site é confiável, missão. Também veja se outros conteúdos do site também são duvidosos.
Avalie a estrutura do texto
Site que divulgam fake News costumam apresentar erros de português, de formatação, letras em caixa alta e uso exagerado de pontuação.
Preste atenção na data da publicação
Veja se a notícia ainda é relevante e está atualizada.
Leia mais que só o título e o subtítulo
Leia a notícia até o fim. Muitas vezes, o título e o subtítulo não condizem com o texto.
Pesquise em outros sites de conteúdo
Duvide se você receber uma notícia bombástica que não esteja em outros sites de notícia.
O que são fake news?
De acordo com o Dicionário de Cambridge, fake news é uma história falsa que aparenta ser notícia, propagada por meio da internet ou outra forma de mídia, e que transmite informações equivocadas, distorcidas e sensacionalistas, criadas geralmente para influenciar determinado público-alvo.
Desde que o ser humano começou a se comunicar, desenvolveu a habilidade de defender seus pontos de vista, seus interesses, e por meio da palavra aprendeu a dizer não apenas o que queria, mas o que lhe interessava dizer. E daí para “uma pequena mentirinha” ou “um pequeno ajuste da realidade” foi um pulo. Das fofocas às fake news, o que mudou foi a velocidade com a qual essas informações e notícias falsas se propagam, especialmente impulsionadas pelas redes sociais!
Flávia Aidar e Januária Cristina Alves. “Como não ser enganado pelas fake news”. São Paulo: Moderna. 2019.
LEMBRANDO:
" O particípio indica uma ação que já se encontra finalizada. Transmite, assim, uma noção de conclusão da ação verbal. O particípio é usado na formação dos tempos compostos, sendo também utilizado em locuções verbais e em orações reduzidas."
Questões
Questão 1 – Grife o verbo no particípio neste fragmento do texto:
“[…] fake news é uma história falsa que aparenta ser notícia, propagada por meio da internet […]”
Questão 2 – No fragmento acima, o verbo no particípio exprime:
( ) uma ação.
( ) um estado.
( ) uma característica.
Questão 3 – Na passagem “[…] criadas geralmente para influenciar determinado público-alvo.”, o termo sublinhado modifica o sentido do verbo no particípio, indicando:
( ) modo.
( ) tempo.
( ) intensidade.
Questão 4 – Identifique o referente do particípio “criadas” no primeiro parágrafo do texto:
R:
Questão 5 – Em “[…] especialmente impulsionadas pelas redes sociais!”, o verbo no particípio poderia ser substituído por:
( ) “difundidas”.
( ) “estimuladas”.
( ) “incrementadas”.
Comentarios