EE CLOTHILDE MARTINS ZANEI
Roteiro de Estudo – Atividades a Distância
DISCIPLINA: FÍSICA
PÚBLICO ALVO: ALUNOS 2°A, 2°B, 2°C , 2T°A e 2T°B
PROFESSOR (COMPLETO): ADRIANO DE SANTANA BARBOSA
A DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES: email: wulls@professor.sp.gov.br
Data da entrega: 10/05/2020
UNIDADE TEMÁTICA (conteúdo):
Calor, ambiente e usos de energia
- Fenômenos e sistemas cotidianos que envolvem trocas de calor - Controle de temperatura em sistemas e processos práticos - Procedimentos e equipamentos para medidas térmicas
Caderno do aluno : pg6 seguintes
HABILIDADES DO CURRÍCULO:
- Identificar fenômenos, fontes e sistemas que envolvem calor para a escolha de materiais apropriados a diferentes usos e situações - Identificar e caracterizar a participação do calor nos processos naturais ou tecnológicos - Reconhecer as propriedades térmicas dos materiais e sua influência nos processos de troca de calor - Reconhecer o calor como energia em trânsito - Estimar a ordem de grandeza de temperatura de elementos do cotidiano
OBJETIVO GERAL:
O objetivo desta Situação de Aprendizagem é fomentar uma discussão sobre o uso dos termos calor e frio, incentivando os alunos a falarem de processos que envolvam aquecimento e resfriamento.
Nº DE AULAS PREVISTAS SEMANAIS (para sua disciplina): 2
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aplicar desenvolvimentos de competências do campo 1 observar, para que o aluno adquira facilidade na identificação de transporte de calor, e interpreta-los.
“O calor está profundamente ligado a todos os processos naturais e artificiais que nos cercam. De maneira direta ou indireta, ele está sempre presente no cotidiano do ser humano. Iniciaremos o estudo da Física térmica a partir da discussão de fenômenos, fontes e si.”
Tema: Fenomenologia: Calor, temperatura e fontes
Situação de aprendizagem 3 pg6 seguintes.
Estimando Temperaturas
Atividade: Em diversas situações cotidianas, é preciso saber se algo está quente ou frio. Por exemplo, em um dia de verão, é sempre bom tomar água ou refrigerante geladinhos. Mas quão gelado eles es-tão? Ou seja, qual é a temperatura ideal de um re-frigerante bem gelado? Será 2 ºC, 0 ºC, –5 ºC?
E no inverno, qual será a temperatura de um copo de café bem quente? 10 ºC, 30 ºC, 40 ºC? Ou então imagine o seguinte: você chega em casa ou em um hotel e deseja tomar um banho bem quente usando um aquecedor automático ou regula a temperatura usando um termostato. Que temperatura é mais apropriada para entrar na água? 10ºC, 30 ºC, 60 ºC ou 70 ºC?Perceba como raramente paramos para pensar o quão quentes ou frias estão várias “coisas” com as quais lidamos todos os dias. Assim, na atividade seguinte, você terá que descobrir a temperatura de “coisas” que, certamente, não encontramos no nosso cotidiano, mas que fazem parte do universo em que vivemos.
1 - Explique com suas palavras o que a temperatura de um corpo indica.
2 - Coloque em ordem crescente de temperaturas: a chama do gás de cozinha, o corpo humano, o óleo em que batatas estão sendo fritas, a água fervendo e a água do mar.
3 - Explique com suas palavras qual é a relação entre a temperatura de um corpo e a agitação de suas moléculas.
4 – Qual é a relação entre temperatura e as sensações de quente e de frio?
5 - Existe temperatura mínima? Justifique.
6 - Quais são os estados da matéria? descubra o que caracteriza cada um desses estados e como distingui-lo
Tema 2
7 – Pesquisar cinco exercícios sobre conversão de calor e resolve-los.
Obs: Pesquisar na internet a apostila do caderno do aluno, onde existe o tema 1, para ter acesso a informação.
Comments