E. E. CLOTHILDE MARTINS ZANEI
Roteiro de Estudo – Atividades a Distância
DISCIPLINA: FÍSICA Semana de atividade 4 (18 á 24 de maio)
PÚBLICO ALVO: ALUNOS 2°A, 2°B, 2°C , 2T°A e 2T°B
PROFESSOR: ADRIANO DE SANTANA BARBOSA
A DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES: email: wulls@professor.sp.gov.br
Data da entrega: 24/05/2020
UNIDADE TEMÁTICA (conteúdo):
Calor, ambiente e usos de energia
Propriedades térmicas - Dilatação, condução e capacidade térmica; calor específico de materiais de uso prático
- Quantificação de trocas térmicas em processos reais - Modelos explicativos de trocas térmicas na condução, convecção ou irradiação
HABILIDADES DO CURRICULO:
- Compreender e aplicar a situações reais o conceito de equilíbrio térmico - Explicar as propriedades térmicas das substâncias, associando-as ao conceito de temperatura e à sua escala absoluta, utilizando o modelo cinético das moléculas - Identificar as propriedades térmicas dos materiais nas diferentes formas de controle da temperatura.
- Identificar a ocorrência da condução, convecção e irradiação em sistemas naturais e tecnológicos.
OBJETIVO GERAL:
Explorar a Dilatação Térmica
Dilatação térmica Quando sua mão entra em contato com o termômetro, o álcool que o constitui ganha energia, o que faz aumentar a energia cinética de suas moléculas. Esse aumento de energia eleva a vibração das moléculas, aumentando a distância média entre elas, por isso a coluna de álcool muda de tamanho. Perceba que é em razão das propriedades térmicas dos diferentes materiais que podemos utilizá-los como instrumentos de medida de temperaturas. Simplificando, podemos dizer que, quanto maior a temperatura de um corpo, maior será a agitação das moléculas. Mas se as moléculas têm uma agitação maior, elas não vão precisar de mais espaço para se mover? Imagine, por exemplo, um casal dentro de um elevador pequeno. Eles conseguiriam dançar coladinhos uma música romântica sem esbarrar em nada, correto? Mas os dois conseguiriam dançar axé dentro do elevador sem esbarrar em nada? Provavelmente não, já que uma dança mais “agitada” precisa de mais espaço para ser executada. Algo similar ocorre com as moléculas: conforme aumentamos sua agitação, elas precisam de mais espaço para “dançar” e isso faz com que cada uma empurre as demais. Se, por exemplo, cada molécula começa a utilizar o dobro do espaço, o corpo constituído de tais moléculas também ocuparia o dobro do espaço. Portanto, com o aumento da agitação das moléculas, o corpo aumenta de tamanho, ou seja, é dilatado. Como a agitação das moléculas está relacionada com a temperatura do corpo, chamamos esse fenômeno de dilatação térmica.
Nº DE AULAS PREVISTAS SEMANAIS (para sua disciplina): 2
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aplicar desenvolvimentos de competências do campo 1 observar, para que o aluno adquira facilidade na identificação de transporte de calor, e interpreta-los.
“O calor está profundamente ligado a todos os processos naturais e artificiais que nos cercam. De maneira direta ou indireta, ele está sempre presente no cotidiano do ser humano. Iniciaremos o estudo da Física Térmica a partir da discussão de fenômenos, fontes e si.”
Tema:
Dilatometria: Explorar a dilatação Térmica, e estudar o que é a dilatação linear.
Atividade: Analisar situações sobre dilatação térmica.
1 Em um dia típico de verão utiliza-se uma régua metálica para medir o comprimento de um lápis. Após medir esse comprimento, coloca-se a régua metálica no congelador a uma temperatura de -10ºC e esperam-se cerca de 15 min para, novamente, medir o comprimento do mesmo lápis. O comprimento medido nesta situação, com relação ao medido anteriormente, será:
a) maior, porque a régua sofreu uma contração.
b) menor, porque a régua sofreu uma dilatação.
c) maior, porque a régua se expandiu.
d) menor, porque a régua se contraiu.
e) o mesmo, porque o comprimento do lápis não se alterou.
2 Marque nas opções abaixo qual grandeza não interfere na dilatação dos sólidos:
a) Natureza do material
b) Comprimento inicial do sólido
c) Variação de temperatura sofrida pelo sólido
d) Tempo em que o sólido fica exposto à fonte de calor.
3 – (ITA) O vidro pirex apresenta maior resistência ao choque térmico do que o vidro comum porque:
a) possui alto coeficiente de rigidez.
b) tem baixo coeficiente de dilatação térmica.
c) tem alto coeficiente de dilatação térmica.
d) tem alto calor específico.
e) é mais maleável que o vidro comum.
Obs: caderno do aluno vol 1
https://www.youtube.com/watch?v=htZ5wOED9ZE
Comments