Devolutiva: professoramariamendes@gmail.com
- Escrevam com letra legível.
- Data de entrega: até 30/10/2020
Nome_________________________________________ número _____ termo______
O TEXTO DESCRITIVO
O texto descritivo é um tipo de texto que, por meio da língua oral ou escrita, procura construir as imagens de seres, de objetos, de cenas, ressaltando as características captadas pelo sentido da visão, audição, tato, olfato e gustação.
Leia, no texto abaixo, a descrição de uma cena.
TEXTO 1
À sombra rendilhada de uma grande árvore, o angico, Letícia e Elza fazem o repouso obrigatório. A pequena distância, uma cerca de arame, um espaço ensolarado, e de novo a sombra de uma árvore semelhante. Sobre uma esteira, duas crianças, dois gêmeos, esplendidamente louros e saudáveis, brincam. Pequenas exclamações, risos, frases incompletas. Ao lado, uma negra, de branco, muito gorda, faz crochê obstinadamente. O terreno em declive, lá no fundo, uma varanda envidraçada.
Dinah Silveira de Queiroz. Floradas na Serra.
Observe que a escritora descreve uma cena em que se percebem sensações captadas pelos sentidos da visão e da audição.
TEXTO 2
Leia, a seguir, a descrição de uma pessoa, D Flor, personagem do romance D. Flor e seus dois maridos.
Trajava o robe caseiro bastante usado com que cuidava do asseio do lar, calçava chinelos cara-de-gato e ainda estava despenteada. Mesmo assim era bonita, agradável de ver-se: pequena e rechonchuda, de uma gordura sem banhas. A cor bronzeada de cravo-verde, os lisos cabelos tão negros aponto de parecerem azulados, olhos de requebro e os lábios grossos, um tanto abertos sobre os dentes alvos.
Jorge Amado, D. Flor e seus dois maridos.
Observe que o texto descritivo pode descrever pessoas, objeto, lugares. Não são comuns os textos puramente descritivos. Mas em quase todos os textos, em algum momento, aparece uma descrição de personagens, ambientes e objetos, tornando a história mais envolvente, mais viva.
TEXTO 3
O velho e o mar
O velho chamava-se Santiago. Dia após dia, tripulando sua pequena canoa, ia pescar na corrente do Golfo. Mas nos últimos oitenta e quatro dias não apanhara um só peixe. Nos primeiros quarenta dias levara em sua companhia um rapazinho para auxiliá-lo. Depois disso, os pais do rapaz, convencidos de que o velho se tornara salao, isto é, um azarento da pior espécie. Resolveram que o filho fosse trabalhar noutro barco, que trouxera três bons peixes em apenas uma semana. O rapaz ficava triste ao ver o velho regressar todos os dias com a canoa vazia e ia sempre ajudá-lo a carregar os rolos de linha, ou o gancho do arpão, ou ainda a vela que estava enrolada à volta do mastro. A vela fora remendada em vários pontos com velhos sacos de farinha e, assim enrolada, parecia a bandeira de uma derrota permanente.”
O velho pescador era magro e seco e tinha a parte posterior do pescoço vincadas de profundas rugas. AS manchas escuras que os raios do sol produzem sempre nos mares tropicais enchiam-lhe o rosto, estendendo-se ao longo dos braços, e suas mãos estavam cobertas de cicatrizes fundas que haviam sido causadas pela fricção das linhas ásperas enganchadas em pesados e enormes peixes. Mas nenhuma dessas cicatrizes era recente.
Tudo o que nele existia era velho, com exceção dos olhos, que eram da cor do mar, alegres e indomáveis.
Ernest Hemingway. O velho e o mar.
Responda.
1- Os dois últimos parágrafos do texto (O velho e o mar) são descritivos. O que eles descrevem?
2- Explique o que significa a frase: “ Mas nenhuma dessas cicatrizes era recente.’
3- O que sentia o rapaz ao ver o velho pescador retornar do mar com a canoa vazia?
4- Assinale a opção correta.
A vela enrolada à volta do mastro lembra:
a) o final de um dia.
b) a satisfação do retorno a terra.
c) a bandeira de uma derrota permanente.
d) o término de mais uma etapa.
5- No segundo parágrafo, a descrição representa um ser humano com profundas marcas. Diante dessas impressões, concluímos que essas marcas foram adquiridas:
a) pela exposição continuada ao sol e pelo trabalho árduo no mar.
b) pelo tempo de vida do homem.
c) pelo sofrimento causado por longos períodos sem boas pescarias.
d) pelo mau uso dos equipamentos de pesca.
6- Assinale a alternativas correta.
As características destacadas no trecho: "A pequena distância, uma cerca de arame, um espaço ensolarado" referem-se ao sentido da:
a) visão
b) audição
c) olfato
d) paladar
Comments