Postado por Elaine
E-mail para dúvidas e entrega: profbioelaine@outlook.com
TRABALHO DE ENCERRAMENTO MULTIDISCIPLINAR - ENSINO MÉDIO
Estudante mais que especial, encerraremos o ano de 2020 com o trabalho envolvendo todas as áreas do conhecimento. Trabalharemos em conjunto com todas as disciplinas e o tema norteador será o MEIO AMBIENTE. Os professores se reuniram e criaram perguntas para que você: leia, reflita, interprete, compreenda e finalmente escolha a resposta correta. Para realizar este trabalho você terá um prazo de 24/11/2020 a 14/12/2020. Contamos com você! Não deixe para a última hora. Procure terminar tudo no prazo. Após responder todas as questões complete o gabarito e mande a foto somente dele para o E-mail do (a) professor (a) coordenador (a) de sua turma...Vamos então terminar mais uma etapa com sucesso?
Leia o texto ABAIXO e responda as questões na sequência. Não esqueça de preencher o gabarito acima:
A Questão Ambiental no Brasil.
Há alguns anos, o meio ambiente brasileiro vivenciou e vivência momentos de crise. No início de 2019, os noticiários foram inundados pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O rompimento deixou mais de 200 mortos e problemas ambientais gravíssimos, como a poluição das águas, da fauna e da flora local.
Em setembro de 2020, o Pantanal pediu socorro! O bioma bateu recorde de focos de queimadas, conforme dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que, entre 2000 e 2018, o Pantanal perdeu cerca de 2,1 mil km² de área nativa. Em 2020, já tem cerca de 23 mil km² consumido pelas chamas. Ou seja, o bioma teve 10 vezes da área destruída em um ano comparado aos outros 18 anos.
E esses casos de depredação ambiental tem crescido nos últimos anos, muito por conta de leis que flexibilizam os danos e pela falta de conscientização da população. Portanto, separamos os 5 principais problemas ambientais do Brasil para ficar alerta e se conscientizar.
Queimadas
Floresta pegando fogo/ Imagem: Reprodução Pexels
As queimadas, exemplo de alerta no bioma pantanal, se concentra na queima da vegetação. Elas podem acontecer de forma natural, como alguns casos no cerrado, e por ação humana. Quando provocada, a técnica geralmente é usada para auxiliar na agropecuária, para limpar áreas destinadas a plantio e pastagem de gados.
As queimadas são prejudiciais por conta da devastação da vegetação local e pela emissão de gases que intensificam o efeito estufa, como o gás carbônico.
2. Desmatamento
Resta apenas 8,5% da Mata Atlântica/ Imagem: Reprodução Pexels
O desmatamento é a retirada total ou parcial da vegetação. Um forte exemplo do desmatamento no Brasil é da Mata Atlântica, desmatada para obtenção de madeiras, plantação e ampliação de cidades.
Os riscos do desflorestamento estão ligados a extinção do bioma, com perda de habitats e biodiversidade, além do perigo em desmatar reservas fundamentais ao ecossistema.
3. Poluição da água
De acordo com relatório publicado pelo SOS Mata Atlântica, apenas 6,5% dos rios brasileiros têm boa qualidade da água/ Imagem: Reprodução Pexels
A poluição das águas é um dos maiores problemas do Brasil, e pode afetar toda a composição química, física e biológica da água, sensibilizando a existência dos seres vivos. A contaminação pode ser de forma natural, como a exemplo de tempestades de areias, ou pela ação humana, através de insumos agrícolas, esgoto, pela falta de saneamento básico, e lixos domésticos (por isso a necessidade de conscientizar!).
Um exemplo forte de contaminação de rio no Brasil é o Tietê, do estado de São Paulo. O rio tem mais de 160 km de extensão contaminado e, apesar de ser visado para projetos de tratamento, ainda está altamente contaminado e impróprio em grande parte de sua extensão.
A quebra da barragem de Brumadinho também deixou de herança a poluição das águas dos rios da região, com metais pesados que podem trazer danos à saúde da população, além de afetar na oxigenação da água e na vida aquática.
4. Assoreamento
As enchentes podem ser consequências do assoreamento de rios/ Imagem: Reprodução Pexels
O assoreamento é o acúmulo de sedimentos ou de lixos e outros materiais levados até o leito dos cursos d’água pela ação da chuva, do vento ou do ser humano.
Esse processo é natural, mas pode ser intensificado pela ação do homem, quando se retira a mata ciliar, por exemplo, ou no descarte inadequado de lixos nos rios, que vão se concentrar no fundo dos cursos da água. A construção de barragens também intensifica a deposição de sedimentos.
Um gritante reflexo dos assoreamentos são as enchentes. Quando o rio está sem mata ciliar e ocupado por detritos, as chuvas fortes ocasionam nas cheias dos rios e, consequentemente, em enchentes.
5. Poluição atmosférica
Brasil é o sétimo maior emissor de CO2 do mundo/ Imagem: Reprodução Pexels
Por último, e não menos impactante, está a poluição do ar por gases que intensificam o efeito estufa e podem ocasionar problemas sérios de saúde. Essa poluição pode ser causada, principalmente, por queimadas, atividades industriais e queima de combustíveis fósseis.
Um exemplo desses efeitos da poluição na saúde humana é a cidade de Cubatão, em São Paulo. Conhecida por concentrar grande número de indústrias, a cidade foi eleita como a mais poluente do estado, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, com dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a CETESB – órgão responsável pela medição de poluentes no Estado. E a segunda maior causa de internação na cidade é por Doenças do Aparelho Respiratório (22,8%).
Intercâmbio, problemas ambientais e conscientização!
Além do Brasil, outros países também sofrem com problemas ambientais. E, para quem simpatiza com a causa e também sonha em fazer um intercâmbio, a AIESEC oferece projetos ligados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável sobre a ação contra a mudança global do clima, da ONU (Organização das Nações Unidas).
Voluntárias no projeto Pachamama, em Tucuman, na Argentina/ Imagem: Arquivo pessoal da AIESEC.Por meio do voluntário global é possível realizar projetos em ONGs que visam desenvolver e conscientizar a população local sobre os problemas ambientais.
LINGUAGENS
LÍNGUA PORTUGUESA
1. Ao longo do texto, nos são apresentados os 5 principais problemas ambientais no Brasil. É possível estabelecer uma relação de causa e efeito entre cada um desses problemas. Podemos averiguar essa relação de “causa e consequência” em qual das alternativas abaixo:
a “O rompimento da barragem, em Brumadinho, deixou mais de 200 mortos e problemas ambientais gravíssimos”.
b “...os noticiários foram inundados pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho”.
c. “...o bioma teve 10 vezes da área destruída em um ano comparado aos outros 18 anos.”
d “A poluição das águas é um dos maiores problemas do Brasil.”
LÍNGUA INGLESA
2. According to the text, what are the 5 Brazilian enviroment problems:
a. air pollution, death animals, deforestation, fires and water pollution.
b. air pollution, assoreament, deforestation, fires and water pollution.
c. air pollution, assoreament, death animals, hurricanes and water pollution.
d. assoreament, fires, hurricanes, tsunami and water pollution.
ARTE
3. Frans Krajcberg - escultor, pintor, gravador e fotógrafo. Autor de obras que têm como característica a exploração de elementos da natureza, destacou pelo ativismo ecológico, que associava arte e defesa do meio ambiente.
Ele fez da sua arte um grito de revolta ao transformar troncos e galhos calcinados em esculturas. "Quero que minhas obras sejam um reflexo das queimadas. Por isso uso as mesmas cores: vermelho e preto, fogo e morte." O uso da natureza como temática e material foi um ato consistente com sua posição de defesa do meio ambiente.
Imagem - Vista da instalação de Frans Krajcberg na 32ª Bienal de São Paulo, 2016“.
Diante da execução da obra do artista Krajcberg e do texto: “A Questão Ambiental no Brasil. Pode-se engajar as várias áreas.”
Assinale a alternativa correta que apresenta a ideia de meio ambiente entre eles:
a.A poluição das águas é um dos maiores problemas do Brasil, e pode afetar toda a composição química, física e biológica da água, sensibilizando a existência dos seres vivos.
b. O assoreamento é o acúmulo de sedimentos ou de lixos e outros materiais levados até o leito dos cursos d’água pelação da chuva, do vento ou do ser humano.
c. A quebra da barragem de Brumadinho também deixou de herança a poluição das águas dos rios da região, com metais pesados que podem trazer danos à saúde da população, além de afetar na oxigenação da água e na vida aquática.
d. Os riscos do desflorestamento estão ligados a extinção do bioma, com perda de habitats e biodiversidade, além do perigo em desmatar reservas fundamentais ao ecossistema.
CIÊNCIAS HUMANAS
GEOGRAFIA
4. Muitas pessoas acreditam que as mudanças climáticas afetam exclusivamente a temperatura do planeta que se torna mais quente. Entretanto, muitas vezes, essas pessoas esquecem que, ao aumentar a temperatura, uma série de organismos e ecossistemas são gravemente afetados. Observe as alternativas abaixo e marque a única que não é uma consequência da alteração da temperatura do planeta.
a) Diminuição da biodiversidade.
b) Alterações do regime de chuvas.
c) Secas prolongadas.
d) Aumento da frequência de terremotos.
HISTÓRIA
5. “Tornou-se histórico e notório que nos últimos anos no Brasil não se vê uma política pública que vem de encontro com a preocupação com o meio ambiente”. Após a leitura e análise do texto responda qual das alternativas abaixo está correta:
a) O desmatamento da Amazônia é um processo de desenvolvimento para a agricultura e pecuária que não traz nenhum problema para o meio ambiente.
b) O Rio Tietê é o mais importante rio do estado de São Paulo, tem mais de mil quilômetros de extensão, a poluição tem relação com a ação humana.
c) As enchentes que têm todos os anos quando as chuvas torrenciais de grande porte afetam as cidades não estão relacionadas com os asfaltamentos das ruas.
d) As indústrias no Brasil e no mundo, símbolo de desenvolvimento econômico, elas não contribuem para a poluição atmosférica.
SOCIOLOGIA
6.Segundo o texto, a poluição das águas é um dos maiores problemas do Brasil. Esta contaminação, na maioria das vezes, vem da própria ação humana, que descarta o lixo doméstico de forma inadequada. Para reduzir o problema, além da conscientização das pessoas com relação ao lixo, quais outras medidas seriam necessárias para conter o avanço deste problema social e ambiental?
a. Criar leis para punir os poluidores.
b. Executar mais ações governamentais para melhoria do saneamento básico e ambiental.
c. Aumentar o número de aulas de biologia.
d. Proibir a circulação de automóveis nos centros urbanos
FILOSOFIA
7. A água, maior bem natural de que se tem notícias, essencial para sobrevivência de todas as espécies, e principalmente de toda humanidade, para preservá-la é necessário:
a. desmatamento da Amazônia.
b. queimadas das florestas.
c. saneamento básico e conscientização.
d. assoreamento de rios.
CIÊNCIAS DA NATUREZA
BIOLOGIA
8.Leia o texto e analise o gráfico referente ao desmatamento na Amazônia para responder a questão:
Os animais da Amazônia estão sofrendo com o desmatamento e com as queimadas, provocados pela ação humana. A derrubada das árvores pode fazer com que a fina camada de matéria orgânica em decomposição (húmus) seja lavada pelas águas das constantes chuvas que caem na região. (J. Laurence, Biologia.)
Fonte: TerraBrasilis / CC BY SA
Em relação aos efeitos do desmatamento, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:
1.( ) A retirada da cobertura vegetal pode provocar a extinção de espécies, que perdem o seu habitat.
2.( ) O desmatamento não provoca alterações climáticas, visto que não interfere nas condições do clima das áreas em que a cobertura vegetal foi retirada.
3.( ) Mesmo com a elevada fertilidade do solo amazônico, próprio para a prática agrícola, as queimadas destroem a maior riqueza da Amazônia, sua biodiversidade.
4.( ) O que torna o solo da Amazônia fértil é a decomposição da matéria orgânica proveniente da própria floresta, feita por muitos decompositores existentes no solo.
5.( ) O desmatamento da Amazônia disparou em 2020. Dados de satélite revelaram um aumento de 34% na taxa de derrubada da floresta nos últimos 12 meses
Assinale a alternativa correta:
a. VFFVV
b. VVFVF
c. FVVFV
d. FFFFV
FÍSICA
9. As queimadas, exemplo de alerta no bioma pantanal, se concentra na queima da vegetação. Elas podem acontecer de forma natural, como alguns casos no cerrado, e por ação humana. Quando provocada, a técnica geralmente é usada para auxiliar na agropecuária, para limpar áreas destinadas a plantio e pastagem de gados. As queimadas são prejudiciais por conta da devastação da vegetação local e pela emissão de gases que intensificam o efeito estufa, como o gás carbônico.
Pensando em Efeito estufa originado pelo gás carbônico podemos dizer que:
a. O gás carbônico é um gás que retém calor e encontra dificuldades para se dissipar este calor no espaço, sendo assim concentrado em torno do planeta, segura o calor das queimadas e do sol promovendo aumento nas temperaturas assim contribuindo para o degelo das calotas polares.
b. O gás carbônico é um gás que retém calor, e o calor encontra dificuldade para se dissipar no espaço, sendo assim concentrado em torno do planeta, segura o calor das queimadas e do sol promovendo aumento nas temperaturas contribuindo para o degelo das calotas polares, e até mesmo promovendo a alteração do fluxo original dos oceanos e mares, mudando as correntes marítimas.
c. O gás carbônico é um gás que não retém calor, mas encontra dificuldades para se dissipar no espaço, sendo assim concentrado em torno do planeta segura o calor das queimadas e do sol promovendo aumento nas temperaturas assim contribuindo para o degelo das calotas polares.
d. O gás carbônico é um gás que retém calor e encontra dificuldades para se dissipar no espaço, sendo assim concentrado em torno do planeta segura o calor das queimadas e do sol promovendo aumento nas temperaturas assim contribuindo para o degelo das calotas polares, e até mesmo não promove a alteração do fluxo original dos oceanos e mares, mudando as correntes marítimas.
QUÍMICA
10. O rompimento de barragem em Brumadinho em 25 de janeiro de 2019 foi um dos maiores desastres ambientais da mineração do país, depois do rompimento de barragem em Mariana. O rompimento da barragem causou inundação de lama e rejeitos de minério de ferro que resultou na morte de 252 pessoas e 18 desaparecidas.
Também quase todos os peixes e outros seres aquáticos morreram logo após o acidente, principalmente, por causa de:
a. aumento de nutrientes na água.
b. morte de outros animais
c. contaminação por metais pesados e falta de oxigenação da água
d. chegada de novas espécies invasoras.
MATEMÁTICA
O gráfico abaixo mostra a área desmatada da Amazônia, em km2, a cada ano, no período de 1988 a 2008.
11. As informações do gráfico indicam que
a. o maior desmatamento ocorreu em 2004.
b. a área desmatada foi menor em 1997 que em 2007.
c. a área desmatada a cada ano manteve-se constante entre 1998 e 2001.
d. a área desmatada por ano foi maior entre 1994 e 1995 que entre 1997 e 1998.
Comments