Postado por professora Mazé
E.E. “Profª. Clothilde Martins Zanei”
Séries: I T. C e I T.D
Disciplina: Arte
ATENÇÃO
- As sugestões de vídeos são apenas complementos da aula de Arte e não interfere nas questões da atividade!
- Devolutivas das atividades por e-mail: professoramaze2020arte@gmail.com
- Por favor, no assunto do e-mail coloquem a identificação com o nome e série.
- As atividades podem ser digitadas ou escritas à caneta (para possibilitar a minha leitura).
Data de Entrega: 14/09/2020
Assunto - A linguagem da dança
Festival de dança - Joinville
Desde 2005 considerado o maior festival de dança do planeta em número de participantes, segundo o Guinness Book, é também o único entre os grandes festivais mundiais a reunir uma grande diversidade de gêneros, como o balé clássico, balé clássico de repertório, contemporâneo, jazz, sapateado, danças populares e danças urbanas, apresentados por escolas, grupos e companhias de dança do Brasil e do exterior.
2016: A 34º edição do Festival de Dança de Joinville aconteceu um FlashMob e mais de 9.000 pessoas participaram. A Noite de Gala foi marcada por uma apresentação do Balé do Teatro Guaíra, a releitura de "Cinderela", um clássico para todas as idades. O evento teve um aumento em número de participantes e ganhou, oficialmente, o título de Capital Nacional da Dança. O reconhecimento foi divulgado na noite de abertura do Festival, diante de um público de 4,2 mil pessoas. Fonte de pesquisa - http://www.ifdj.com.br/site/index.php/resumo-historico-do-festival/
Dança primitiva
A dança acompanha o homem desde os povos primitivos. Uma prova disso são os registros de dança nas artes rupestres encontradas nos sítios arqueológicos espalhados pelo mundo.
Segundo diversos relatos pode-se chegar a conclusão que o homem primitivo dançava por infinitos motivos como: caçada, colheita, alegria, tristeza, rituais aos seus Deuses, casamento, homenagem à natureza, anúncio de guerra, entre outros.Fonte de pesquisa - https://arte-e-suas-linguagens.webnode.com/
Dança
A dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento.
Fonte da imagem - https://arte-e-suas-linguagens.webnode.com/
Enquanto arte, a dança se expressa por meio dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público.
As danças em grupo foram praticadas desde as primeiras civilizações, em rituais religiosos. Aperfeiçoaram-se até possuir ritmo, passos e roupas determinados. No Egito, por volta de 2000 a.C., dançava-se em homenagem aos deuses. Na Grécia Clássica, a dança era relacionada aos jogos olímpicos.
Os tratados sobre dança surgiram a partir do século XVI. Cada país europeu criou suas próprias danças. Primeiro eram coletivas, depois foram adaptadas aos pares. No século XIX começaram a aparecer danças mais sensuais, como o maxixe e o tango. Assim como vários outros aspectos culturais, a dança foi se transformando na proporção em que os povos foram se misturando.
Fonte de pesquisa:https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/artes/danca.htm?aff_source=56d95533a8284936a374e3a6da3d7996.
O que é dança contemporânea?
É um tipo de dança que não se limita a um conjunto de técnicas específicas, abrangendo assim uma variedade de gêneros, ritmos, formas e performances. Por esta razão, é considerada uma dança abstrata e em constante transformação.
Esta modalidade de dança se desenvolveu em meados do século XX (1950 / 1960), tornando-se popular na década de 1980. A sua crescente popularidade se justifica, em parte, pelo fato deste gênero de dança não se prender aos padrões estéticos clássicos.
A dança contemporânea se caracteriza por propor intensas inovações e experimentações coreográficas, que muitas vezes misturam ritmos como o ballet, o jazz e o hip hop.
Como dito, não existem técnicas pré-definidas, sendo o processo criativo do conceito ou ideia a ser transmitida pela coreografia o ponto central da dança contemporânea.
A sua não limitação possibilita ao bailarino autonomia para construir suas próprias coreografias a partir de métodos como a improvisação, o contato com o chão ou com outro personagem cênico e a utilização de figurinos interativos, por exemplo.
A criação dentro da dança contemporânea é um processo que alia os métodos da composição coreográfica. Desde situações rotineiras até temas polêmicos podem servir de base para a concepção do conceito de uma coreografia.
Ela também traz à tona a inserção de outros elementos artísticos para a dança, como o vídeo, a fotografia, as artes visuais, e a cultura digital como um todo. Esses aspectos permitem uma transformação de movimentos reais em virtuais e vice-versa, modificando a percepção do que se entende como movimento.
Outra parte importante para o processo criativo na dança contemporânea é o corpo humano. Sua fisiologia e anatomia ganham uma importância para a coreografia, pois possibilita que o bailarino tenha uma melhor conscientização dos seus movimentos.
Dança Contemporânea no Brasil
No Brasil, a dança contemporânea teve o seu início em meados da década de 40, por meio do casal Klauss e Angel Vianna.
Klauss (1928 - 1992) foi pioneiro na pesquisa e desenvolvimento da técnica somática, criada com o objetivo de proporcionar a consciência corporal dos seus praticantes, trabalhando corpo e mente, além da manutenção de sua saúde.
Ela utiliza técnicas que ampliam o treinamento técnico em dança. Ele também foi o primeiro bailarino a utilizar o termo “expressão corporal” no Brasil.
Fonte de pesquisa - https://www.significados.com.br/danca-contemporanea/
Atividade 2
1- Faça uma conclusão sobre a leitura - “O que é dança contemporânea? ”
2- Pesquisar - O que é performance?
3- Pesquisar sobre a história de Klauss (Klauss Ribeiro Vianna) e Angel Vianna.na dança
4- Pesquisar sobre a história de Ivaldo Bertazzo na dança.
5- Escolha três dos festivais de Joinville em Santa Catarina que aparecem no link a seguir - http://www.ifdj.com.br/site/index.php/resumo-historico-do-festival/
a________________________________________________________________________
b_______________________________________________________________________
c-_______________________________________________________________________
Bons Estudos!
Sugestões de vídeos
- As sugestões de vídeos são apenas complementos da aula de Arte e não interfere nas questões da atividade!
VÍDEO 1 - SESC Bom Roteiro | Cia. Teatro Dança Ivaldo Bertazzo
Vídeo 2 - Afinal, o que é dança contemporânea? | Polêmicas #DAT
Vídeo 3 – 🎥VÍDEO 3: VERTICAL DANCE Singapore Art Festival
Vertical Dance - É uma performance da coreógrafa Wanda Moretti, realizada pela Companhia italiana “II Posto”, registrado no Prédio do Shopping Center Rafles City, para o Festival de Arte de Singapura em 2007. Assistam!
Comentarios