Postado por Mazé
E.E. “Profª. Clothilde Martins Zanei”
Série: I.T.C e I.T.D
Disciplina: Arte
ATENÇÃO!
✔ Devolutivas das atividades das turmas IT.C e IT.D enviar por e-mail: professoramaze2020arte@gmail.com
- Por favor, no assunto do e-mail coloquem a identificação com o nome e série.
- As atividades podem ser digitadas ou escritas à caneta (para possibilitar a minha leitura).
Data de entrega: 31/08/2020
Sejam bem-vindos – Aqui está a primeira atividade do Bimestre – Agosto/2020 – EJA
Tema: Arte, Cidade e Patrimônio Cultural
Leitura
“ A cidade é um espaço onde diferentes culturas convivem com diferentes formas de produção artística: Arte urbana, Arte pública e Arte de rua. O encontro da arte como patrimônio cultural da cidade nos ajuda a olhar mais atenção a arte e as práticas culturais no contexto urbano." (Caderno do aluno ”página 27).
Sugestão - Vídeo1 - assistam: " Grafite e PIXO"
https://youtu.be/gXib9hl8GxY
Leitura
Assunto: GRAFITE
“A palavra grafite advém do italiano: graffare significa “riscar”. No âmbito da História da Arte, o termo “grafite” se refere a obras produzidas ao se arranhar um desenho em uma superfície.
Considera-se grafite inscrições caligrafadas e desenhos que são rabiscados, riscados ou pichados em uma parede ou em outra superfície em um espaço público. O grafite pode ser constituído por simples palavras inscritas ou por pinturas elaboradas feitas em paredes: costuma ser uma arte bem pensada que critica a sociedade contemporânea. Hoje, a forma mais comum de grafite é a tag – uma forma moderna de rabiscar o nome na parede. É geralmente feito com tinta de spray ou marcadores. A tag é a assinatura, ou seja, o pseudônimo, do artista.”
Fonte de pesquisa: https://www.educabras.com/enem/materia/educacao_artistica/arte/aulas/grafite_e_arte_urbana
O GRAFITE E A ARTE URBANA ESTÃO INTERLIGADOS
“A Arte Urbana é um subgênero do grafite: é uma classificação geral de quase qualquer tipo de arte criada em uma rua, parede ou localização externa. É definida como uma arte visual “nas ruas”. O termo engloba o grafite tradicional, a pichação de muros, o grafite estêncil e o Sticker art – uma modalidade de Arte Urbana que utiliza etiquetas adesivas.
As diferenças entre o grafite e a Arte Urbana se encontram nos objetivos do artista, no público-alvo e na forma como são apresentadas. A Arte Urbana é desenhada com um foco pictórico em vez de textual, e é rebelde, mas não propositalmente destrutivo, pois visa a embelezar o ambiente urbano. Artistas urbanos apresentam conteúdo socialmente relevante, infundido com valor estético, para atrair atenção a uma causa ou como forma de “provocação artística”. O grafite é frequentemente usado como uma forma de comunicação entre grafiteiros ou gangues de rua...”Fonte:
Leitura
Artista Eduardo Kobra – GRAFITE
Imagem acima em “São Paulo, Brasil (2013)Oscar Niemeyer não era paulistano, mas, em janeiro de 2013, no aniversário de São Paulo, o artista Eduardo Kobra presenteou a cidade com esse impressionante painel inspirado no mais famoso arquiteto brasileiro. Para Kobra, tratava-se de uma forma de retribuir as homenagens que o artista modernista fez à capital paulista, ao criar obras-primas como o Parque do Ibirapuera, o edifício Copan e o Memorial da América Latina. No ano anterior, Kobra havia pintado em uma usina termelétrica do Rio de Janeiro uma série com os principais monumentos brasileiros, vários deles de autoria do arquiteto, e até preparado uma tela com o rosto de Niemeyer. O layout deste gigantesco mural estava em andamento quando, em dezembro de 2012, veio a notícia de sua morte, aos 104 anos. No caleidoscópico painel estão detalhes de algumas das principais obras de Niemeyer, como o Palácio do Planalto, em Brasília, e a Pampulha, em Belo Horizonte. O contraste das cores com a paisagem da avenida Paulista faz desta uma das obras preferidas de seu criador.”
Curiosidades: para saber mais entre na página do artista: site http://www.eduardokobra.com/projetos/
Leitura
O que é patrimônio histórico cultural?
"Quando um elemento cultural é considerado patrimônio histórico cultural por algum órgão ou entidade especializado no assunto, dizemos que ele foi “tombado” como patrimônio. Podem ser bens considerados patrimônio histórico cultural: obras de artes plásticas (pinturas, esculturas, ilustrações, tapeçarias e artefatos artísticos históricos em geral); construções e conjuntos arquitetônicos (cidades, casas, palácios, casarões, jardins, monumentos); festas e festividades; músicas; elementos culinários, entre outros representantes das diversas culturas ainda existentes ou que já existiram no mundo.
O que determina se um bem cultural é ou não patrimônio histórico cultural são a sua relevância histórica para a formação identitária da cultura de um povo e a importância da preservação desse bem para a consequente manutenção cultural daquele povo.
Por estarmos diariamente em contato com aqueles bens culturais, nós desenvolvemos certo apreço pela sua preservação devido ao fato de que esse convívio é fator decisivo para a formação das nossas identidades."
Assunto: Bens Materiais e Imateriais
💡 Atenção Alunos!
Acesse o site - http://portal.iphan.gov.br/ e conheçam mais sobre o patrimônio material e imaterial.
Assunto: Relação dos Bens Materiais Tombados da Cidade de Santo André
💡Atenção Alunos!
Acesse o link abaixo e vejam a lista de bens materiais da cidade
Imagem - Casa do Olhar Luiz Sacilotto faz parte dessa lista!
Atividade I
Pesquisar:
1- Qual é a relação entre a arte e a cidade urbana?
2- Quais são as principais características do grafite?
3- O que é o IPHAN e qual é a sua importância? Qual é a diferença entre o Patrimônio Material e o Imaterial?
4- Faça um resumo sobre o artista Eduardo Kobra - Quais são as suas principais obras?
5- Quais bens culturais temos na cidade de Santo André - (SP)?
Bons Estudos!!!
Sugestão - Vídeo 2 - Assista: "Patrimônio Cultural"
https://youtu.be/tGgiLXJEUsY esse vídeo não interfere na atividade proposta é apenas um complemento de estudo.
Comments