top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

IITC, IITD - QUÍMICA - ATIVIDADE 2 - PROFESSOR ALEXANDRE - BIMESTRE FINAL

Updated: Feb 8, 2021

POSTADO POR QUÍMICA - ALEXANDRE - Pedimos que repasse essa atividade a demais colegas que não estejam conseguindo ter acesso. Obrigado.

DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES: quimicaalexandre2020@gmail.com

Pode mandar as questões e respostas digitadas ou se preferir faça no caderno, tire foto (legível) e envie para o email acima, sempre com seu nome, número e série.

Prazo: 16/11/2020


O processo de Tratamento de Água


A realização de um processo de tratamento desde a captação em rios, lagos ou poços é fundamental, principalmente para a saúde da população. Isso porque, com frequência, a água dos mananciais está contaminada por vírus, bactérias e impurezas capazes de disseminar inúmeras doenças, que vão desde cólera até gastroenterite.

O ideal é que o ciclo de saneamento não pare no abastecimento. Nas cidades que já contam com rede de esgoto, os resíduos da água que foi utilizada em casas e residências escoam para uma rede de coleta e depois para a estação de tratamento de esgoto, onde passam por novas etapas de higienização e podem ser lançados de volta ao ambiente sem causar danos à natureza.

Hoje, estima-se que 83,3% da população brasileira já tenha acesso à água tratada. O desafio está em universalizar essa oferta e também os serviços de esgoto, que ainda se restringem a 51,92% das pessoas.


As estações de tratamento de água (ETAs) da Sabesp funcionam como verdadeiras fábricas para produzir água potável. Atualmente, são tratados mais de 119 mil litros de água por segundo.

O processo convencional de tratamento de água é dividido em fases. Em cada uma delas existe um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade. (Fonte: Sabesp)

Uma Estação de Tratamento de Água (ETA)


Fases do tratamento:

 Pré-cloração – Primeiro, o cloro é adicionado assim que a água chega à estação. Isso facilita a retirada de matéria orgânica e metais.

 Pré-alcalinização – Depois do cloro, a água recebe cal ou soda, que servem para ajustar o pH* aos valores exigidos nas fases seguintes do tratamento.

*Fator pH –O índice pH refere-se à água ser um ácido, uma base, ou nenhum deles (neutra). Um pH de 7 é neutro; um pH abaixo de 7 é ácido e um pH acima de 7 é básico ou alcalino. Para o consumo humano, recomenda-se um pH entre 6,0 e 9,5.

 Coagulação – Nesta fase, é adicionado sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro coagulante, seguido de uma agitação violenta da água. Assim, as partículas de sujeira ficam eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agregar.

 Floculação – Após a coagulação, há uma mistura lenta da água, que serve para provocar a formação de flocos com as partículas.

 Decantação – Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior.

 Filtração – Logo depois, a água atravessa tanques  formados por  pedras, areia e carvão antracito. Eles são responsáveis por reter a sujeira que restou da fase de decantação.

 Pós-alcalinização – Em seguida, é feita a correção final do pH da água, para evitar a corrosão ou incrustação das tubulações.

 Desinfecção – É feita uma última adição de cloro no líquido antes de sua saída da Estação de Tratamento. Ela garante que a água fornecida chegue isenta de bactérias e vírus até a casa do consumidor.

 Fluoretação – O flúor também é adicionado à agua. A substância ajuda a prevenir cáries.


Questões:

1) Resuma cada uma das etapas do processo de tratamento de água que estão na figura acima:

- Captação:

- Coagulação:

- Floculação:

- Decantação:

- Filtração:

- Desinfecção:

- Fluoretação:

2) Qual a importância da fluoretação ao final do processo de tratamento da água?


33 views0 comments

Recent Posts

See All

LIMPEZA DO SITE

POSTADO POR DMB PROFESSORES, ENCAMINHEM AS POSTAGENS DE 2020 NA CATEGORIA ENCERRADAS 4 E NÃO ESQUEÇAM DE RETIRÁ-LAS DE SUA DISCIPLINA.

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page