Postado por Mazé
E.E. “Profª. Clothilde Martins Zanei”
Séries: II T. C e II T.D
Disciplina: Arte
ATENÇÃO
- As sugestões de vídeos são apenas complementos da aula de Arte e não interfere nas questões da atividade!
- Devolutivas das atividades por e-mail: professoramaze2020arte@gmail.com
- Por favor, no assunto do e-mail coloquem a identificação com o nome e série.
- As atividades podem ser digitadas ou escritas à caneta (para possibilitar a minha leitura).
Data de Entrega: 31/08/2020
Sejam bem-vindos – Aqui está a primeira atividade do Bimestre – agosto/2020 – EJA
TEMA: CURADORIA
Sugestão - VÍDEO 1 - https://youtu.be/EkDVFfVoL6M
Leitura
Sobre a CURADORIA:
“Para a montagem de uma exposição de artes visuais, necessitamos de um curador cultural, função que pode ser exercida por uma ou mais pessoas responsáveis pelo processo de curadoria em arte, desde a seleção de um conjunto de obras de um ou de vários artistas até a administração, organização, cuidado e montagem de uma exposição. Hoje, este profissional precisa também ser responsável pela intermediação entre o artista, a crítica artística e o mercado consumidor da arte (público). O curador possui um importante compromisso educacional na sociedade, agindo como um mediador cultural entre a arte e a população que visita as exposições. Esta ação também é conhecida como “curadoria educativa” Referência - Caderno do Aluno -Páginas 80 e 81.
Depois da leitura acima:
Como funciona a curadoria de arte
Ao visitar exposições você já deve ter reparado que todas apresentam bem destacado nas fichas técnicas o nome da pessoa responsável pela curadoria da mostra. Talvez você não saiba, mas essa é uma função relativamente nova e que surgiu na década de 1950 com o crescimento do mercado de arte.
Mas, afinal, o que faz um curador de arte?
Basicamente, o curador é a pessoa que pensa, prepara, organiza e monta uma exposição. Trabalhando nos bastidores, os curadores exercem uma enorme influência sobre a arte que vemos em museus e galerias e acabam por determinar as pautas sobre as quais os críticos de arte vão escrever. Hans Ulrich Obrist, curador e diretor da Serpentine Galleries de Londres define o significado da profissão em quatro pontos principais: preservar, no sentido de salvaguardar a herança da arte; selecionar os novos trabalhos; conectar à história da arte; e organizar e exibir o trabalho. Sendo assim, os curadores estão envolvidos em praticamente todos os aspectos das atividades de um museu, além de terem papel fundamental no processo de seleção e aquisição das instituições, decidindo como destinar o orçamento e quais trabalhos exibir.
Embora existam cursos de formação, não é necessária especialização para atuar na curadoria. Paulo Miyada, curador chefe do Instituto Tomie Ohtake, contou pro Blog em entrevista que é formado em Arquitetura e Urbanismo e que a curadoria surgiu em sua vida quase por acaso: “…não premeditei minha aproximação com a curadoria. Enquanto estudava na FAU-USP, decidi não me concentrar na construção de edifícios, mas sim nos outros elementos – além das paredes e estruturas físicas – que constituem os espaços de convívio. Isso me aproximou do cinema e da arte contemporânea, em uma série de exercícios e estudos. Em 2009, Agnaldo Farias, que havia sido meu professor e orientador, convidou-me para ser seu assistente de curadoria no desenvolvimento da 29ª Bienal de São Paulo. […] Depois dessa experiência, ingressei no Instituto Tomie Ohtake para coordenar seu recém-fundado Núcleo de Pesquisa e Curadoria e sigo na instituição até hoje”.
Nas suas próximas visitas a galerias e museus tente olhar além das obras e perceber o trabalho do curador e qual a mensagem ele quer fazer chegar até você!
Atividade 1
A) COMO É REALIZADO A CURADORIA DE EXPOSIÇÕES ARTÍSTICAS?
Tema : ESPAÇOS CULTURAIS EM SÃO PAULO
Sugestão - Acesse o site e conheçam mais sobre os espaços expositivos: https://www.guiadasemana.com.br/na-cidade/noticia/programacao-online-dos-museus-e-espacos-culturais-de-sao-paulo
Tema: Dança - Flash Mob
Fonte da imagem
Sugestão de vídeo 2 - Grande Dança Brasil (Flash Mob) - São Paulo
“Atualmente, pessoas dançam em espaços variados, explorando diferentes movimentos, misturando diversos estilos musicais. Não existe mais um padrão de quem pode dançar, onde e o que dançar. Todos se beneficiam dos encantos dos movimentos da dança. Podemos ser surpreendidos com apresentações de dança em lugares inusitados (metrô, avenidas, praças, etc.), apresentando coreografias individuais e/ou coletivas e convidando a participação do público. Essa ação é chamada de flash mob.” Fonte: caderno do Aluno –Páginas 81 e 82.
Atividade
B) Façam uma conclusão sobre o a leitura abaixo: “Flash Mob? O que é isso?.”
Flash Mob? O que é isso?
Você já ouvir falar em Flash Mob? Não?! É porque você vive no Brasil onde esse movimento não é tão popular, porém, é muito significativo.
O Flash Mob é uma manifestação instantânea de um grupo de pessoas que se reúnem em um mesmo local público para poderem realizar uma determinada ação, ou seja, pessoas que se organizam através de e-mails ou redes sociais para mostrar de forma lúdica seu protesto, divulgações de filmes, músicas, homenagearem algum cantor, entre outros.
Mas o Flash Mob já existia antes mesmo de sabermos que ele existia, com a Revolução Francesa, o povo querendo pressionar a monarquia invadiu o palácio da Tulherias fazendo a família Real de refém, entre outras manifestações políticas que sempre motivava pessoas a irem a um mesmo local para promover ações inesperadas.
O Primeiro Flash Mob surgiu em Manhattan, quando o jornalista Bill Wasik enviou emails convidando 50 amigos para irem em frente á uma loja de acessórios femininos, com a intenção de que as próprias pessoas se tornassem o show em um mob anônimo e sem liderança, mas a polícia descobriu antes mesmo de ocorrer o movimento e nada foi feito.
Já o segundo mob aconteceu no ano de 2003 com a iniciativa do mesmo jornalista, mas dessa vez foi bem-sucedida.
O interessante desses eventos é que são ocorridos de maneira inesperável, no meio de uma praça, de um supermercado, em escolas, aonde quer que seja, eles aparecem do nada e começam a dançar, atuar, e principalmente mobilizar o público que os assiste, e depois vão embora como se nada tivesse acontecido, simples assim.
Muitos dos Flash Mobs são caracterizados por coreografias e músicas de fundo para colaborar com a ação.
Sugestões!
Caso você não consiga abrir os vídeos abaixo, lembre -se de que são apenas sugestões!
_________________________________________________________________________
Aqui podemos ver um mob feito em Liverpool Street Station, produzido em janeiro de 2009 e foi um dos mobs mais populares do ano.
Nesse outro vídeo é mais voltado ao carinho e afeto que os fãns da cantora Beyoncé têm por ela, é um mob feito em meio a um supermercado, reparem na cara das pessoas quando os fãs começam a dançar.
E em seguida temos um dos maiores mobs da história chamado Pillow fight, em português, guerra de travesseiros, onde já é aplicado em várias cidades, aqui podemos ter uma prévia do mob em San Francisco.
Para finalizar, um mob em protesto a criação de usinas nucleares na Suíça, um mob emocionante e muito bem feito, simulando nuvens de radiação.
Bons Estudos!!!
Commentaires