top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

IIITA, IIITB - QUÍMICA - 2º Bimestre - ATIV 03 - ALEXANDRE

Updated: Aug 4, 2020

Primeiro um aviso de interesse geral. Compartilhe!


2º Bim. - ATIV. 03 - QUÍMICA - ALEXANDRE - IIITA, IIITB

POSTADO POR QUÍMICA - ALEXANDRE

DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES: quimicaalexandre2020@gmail.com

Pode mandar as questões e respostas digitadas ou se preferir faça no caderno, tire foto (legível) e envie para o email acima, sempre com seu nome, número e série.

Prazo: 24/07/2020


Chuva Ácida

A chuva natural, ou seja, não poluída, já é levemente ácida, devido à presença do gás carbônico (CO2) no ar. Esse gás, ao reagir com a água da chuva ou com a umidade atmosférica, gera o ácido carbônico (H2CO3) que cai misturado à chuva.

O ácido carbônico é um ácido fraco. Mesmo assim ele deixa a chuva ligeiramente ácida, com um pH chegando a 5,6. (reveja no seu caderno a escala de pH)

Mas há ainda dois outros ácidos, esses produzidos pela ação humana que deixam a chuva realmente bastante ácida. Esses dois outros ácidos são o ácido sulfúrico (H2S04) e o ácido nítrico (HNO3)

Chuva Ácida pelo ácido sulfúrico - H2SO4

A chuva ácida pelo ácido sulfúrico é gerada pelo gás dióxido de enxofre SO2. A maior fonte de SO2 é a combustão do carvão mineral, óleo diesel e gasolina, ou seja, combustíveis fósseis. A combustão do carvão mineral (que possui uma média de 9% de enxofre) é usada para produzir eletricidade nas usinas termoelétricas e gera muito SO2.

Chuva Ácida pelo ácido nítrico – HNO3

Já a Chuva ácida pelo ácido nítrico começa com os Óxidos de Nitrogênio (NO e NO2). Esses gases não são gerados diretamente por substâncias existentes nos combustíveis. Mas em sua queima a altas temperaturas dentro dos motores o próprio nitrogênio do ar se combina com o oxigênio também do ar a formando ambos os gases óxidos (NO e NO2)

Uma vez no ar esses gases óxidos reagem com a água da chuva ou umidade das nuvens e do ar, formando o ácido nítrico que entaõ se mistura e cai com a chuva.

Esquema de como se forma a Chuva Ácida. Ela pode cair até a quilômetros de distância


Os efeitos principais da chuva ácida

Destruição de solos e plantas

Os solos ficam empobrecidos e improdutivos. Ocorre ainda a destruição das folhas das árvores, prejudicando assim todo o processo fotossintético. Várias substâncias que normalmente ficam retidos no solo são liberados para as águas com efeitos negativos.

Alteração de sistemas aquáticos

Os organismos vivos de maneira geral tem dificuldade de sobreviver em pH < 5 ou pH > 9. A maior parte dos peixes começa a morrer quando o pH da água se aproxima ou fica abaixo de 5.

Deterioração de edifícios e monumentos

A chuva ácida ataca as pedras em geral principalmente os mármores, que como sabemos são feitos principalmente de carbonatos de cálcio e magnésio que reagem facilmente com ácidos.

A chuva também corroí os metais. Recentemente foi divulgado ao público em geral o temor que os donos de postos de combustíveis tem da corrosão dos tanques de estocagem.


Chuva Ácida destrói as florestas e degrada o ambiente, acidificando rios, lagos e levando à morte de várias espécies.


Questões:

1) Por que a chuva natural contém um pouco de acidez?

2) Como se forma a chuva ácida pelo ácido sulfúrico? Explique

3) Como se forma a chuva ácida pelo ácido nítrico? Explique

4) Explique os impactos destrutivos da chuva ácida


86 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page