top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

IIITA, IIITB - BIOLOGIA - 2° BIMESTRE - ATIVIDADE 2 - ELAINE

Updated: Aug 3, 2020

Postado por Elaine


Segue abaixo comunicado sobre as inscrições para o EJA no segundo semestre. Caso você conheça alguém que ainda não terminou os estudos indique nossa escola.




ESTOU AGUARDANDO A ENTREGA DA ATIVIDADE 1


ATIVIDADE 2

Roteiro de estudos

- As atividades devem ser desenvolvidas no caderno;

- Textos e questões (quando houver) podem ser impressos e colados no caderno ou copiados;

-Os vídeos são opcionais para complemento da aula. Caso você tenha dificuldade em assistir os vídeos responda usando somente os textos.

- Após finalizar a atividade enviar foto para o e-mail profbioelaine@outlook.com;

-Caso tenham dúvidas podem perguntar no e-mail ou nos comentários no fim dessa página.

OBS. No assunto do e-mail coloquem nome, série e identifiquem a atividade realizada.

Entrega até 06/07/2020


Tema: Evolução


Leia o texto e assista o vídeo para montar um mapa mental.


Argumentos do Evolucionismo

As teorias evolutivas sugerem que os organismos sofreram modificações desde o seu surgimento no planeta até os dias atuais e que alguns não foram capazes de sobreviver às pressões exercidas pelo meio e acabaram sendo extintos. Diante disso, é fácil perceber que os seres vivos que hoje habitam o planeta não são os mesmos que habitavam milhares de anos atrás.

As teorias evolutivas são bem-aceitas nos dias atuais e é possível enumerar algumas evidências que as sustentam. A seguir destacaremos alguns pontos importantes que nos ajudam a perceber que os organismos realmente sofreram mudanças ao longo dos anos:

-Fósseis: Os fósseis são partes petrificadas ou vestígios de seres vivos que viveram há bastante tempo (ossos, dentes, pegadas impressas em rochas, fezes petrificadas, animais conservados no gelo ou em âmbar (resina), etc.). São estudados pela paleontologia que realiza pesquisas e comparações com outros fósseis.

-Proteínas: As proteínas são formadas por cadeias de aminoácidos e tem sua produção determinada pelo material genético (DNA). Indivíduos próximos na evolução têm suas proteínas mais semelhantes. Por exemplo, os aminoácidos da hemoglobina são os mesmos no homem e no chimpanzé. -Evidências embriológicas: Foi verificado que embriões de animais distintos podem ser parecidos durante o seu desenvolvimento. -Órgãos homólogos: São órgãos que surgiram da mesma forma embrionária, porém, realizam funções distintas. Ex. asa do morcego e nadadeira peitoral do golfinho. Essa diversificação de órgãos homólogos, decorrente da adaptação a modos de vida diferentes, é denominada divergência evolutiva ou irradiação adaptativa.

-Órgãos análogos: São órgãos que têm a origem embrionária diferente, mas que realizam a mesma função. Ex. asas de aves e de insetos. As analogias mostram a ocorrência de adaptações convergentes ou convergência evolutiva.

-Órgãos vestigiais: São órgãos com estruturas primárias que não são utilizadas por algum ser vivo, mas que podem ser importantes para outros. Essa pode ser a evidência de ancestralidade entre esses seres. Ex. Os homens possuem o apêndice, mas não o utilizam. Para os herbívoros, ao contrário, é um órgão importante e bem mais desenvolvido, pois desempenha a digestão de celulose.


Após ler o texto e assistir o vídeo monte um mapa mental como no exemplo abaixo. O nome do assunto é Evidências da Evolução e o mapa pode ter mais pontos importantes.




60 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page