Atividade 2 - Língua portuguesa - III termos C e D - prof. Anderson - de 03/11 à 15/11 - Bimestre final
DEVOLUTIVA: << agsantos@professor.educacao.sp.gov.br >>
Olá alunos!
Bem vindos à nossa segunda atividade do Bimestre final. Estou disponibilizando a versão para impressão e também a versão em formulário de respostas google. Se você optou por responder na versão de impressão, é necessário que encaminhe apenas as suas respostas para o e-mail a seguir:
agsantos@professor.educacao.sp.gov.br
Não esqueça de colocar o seu nome, número, série e data para que a correção e devolutiva seja feita.
A atividade trata-se de uma produção escrita - Você pode optar por escrever em uma folha do seu caderno e enviar foto legível e clara para correção. Pode ainda, escrever diretamente no corpo do e-mail que me enviar, não esquecendo as formatações de Titulo e parágrafos. Ou pode enviar direto pelo formulário de respostas google, disponibilizado ao final dessa página.
Segue a versão para impressão:
Nome:________________________________ Nº:_______ Série:__________
Data:___________________ Língua portuguesa – prof. Anderson -
ATIVIDADE 2 – III termos (EJA) – LÍNGUA PORTUGUESA – BIMESTRE FINAL
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua sobre o tema A família contemporânea e o que ela representa para a sociedade. Selecione, organize e relacione coerente mente argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista, respeitando os direitos humanos.
TEXTO I
(AMARAL, Tarsila do. A Família. 1925. Óleo sobre tela, 79 cm X 101,5 cm.
Coleção Torquato Sabóia Pessoa, SP)
TEXTO II
O desenvolvimento de instituições modernas do Estado e do mercado abarca, em parte, as antigas funções da família, restringindo a esfera de atuação desta às dimensões da afetividade e da reprodução da vida, em seus aspectos biológico e culturais. Por essa razão, é importante refletir sobre como o Estado, por meio de seu papel regulador e de promotor de políticas públicas, deve assumir responsabilidades perante os indivíduos, as famílias e o bem-estar coletivo.
(ITABORAÍ, N. R. A proteção social da família brasileira contemporânea: reflexões sobre a dimensão simbólica das políticas públicas. Disponível em: http://www.abep.nepo.unicamp.br.)
TEXTO III
Lidar com as famílias, hoje, é lidar com a diversidade; famílias intactas, famílias em processo de separação, famílias monoparentais, famílias reconstruídas, famílias constituídas de casais homossexuais, famílias constituídas de filhos adotivos, famílias constituídas por meio das novas técnicas de reprodução.
A família intacta, tal qual nos acostumamos a pensar como sendo o modelo de família, é, hoje em dia, uma das várias formas de se viver a família.
A multiplicidade "ser família", hoje, cria um hiato na geração que aprendeu o "ser família" de acordo com determinadas características e sua concretização na prática. Talvez só a geração dos filhos saiba desenvolver a maneira de denominar tal realidade.
(MOREIRA, B. F. O que há de novo nas novas famílias?
Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br. Acesso em: 14 ago. 2009)
Versão Google forms - ESCREVA SUA PRODUÇÃO DIRETAMENTE NO FORMULÁRIO E ENCAMINHE AO FINAL.
Abraços! continuem se cuidando.
prof. Anderson
Comments