top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

III TERMOS ( C - D ) - LÍNGUA PORTUGUESA - ATIVIDADE 2 - ANDERSON - BIMESTRE FINAL

Updated: Feb 2, 2021

Atividade 2 - Língua portuguesa - III termos C e D - prof. Anderson - de 03/11 à 15/11 - Bimestre final


Olá alunos!

Bem vindos à nossa segunda atividade do Bimestre final. Estou disponibilizando a versão para impressão e também a versão em formulário de respostas google. Se você optou por responder na versão de impressão, é necessário que encaminhe apenas as suas respostas para o e-mail a seguir:

agsantos@professor.educacao.sp.gov.br

Não esqueça de colocar o seu nome, número, série e data para que a correção e devolutiva seja feita.

A atividade trata-se de uma produção escrita - Você pode optar por escrever em uma folha do seu caderno e enviar foto legível e clara para correção. Pode ainda, escrever diretamente no corpo do e-mail que me enviar, não esquecendo as formatações de Titulo e parágrafos. Ou pode enviar direto pelo formulário de respostas google, disponibilizado ao final dessa página.

Segue a versão para impressão:

 

Nome:________________________________ Nº:_______ Série:__________

Data:___________________ Língua portuguesa – prof. Anderson -

ATIVIDADE 2 – III termos (EJA) – LÍNGUA PORTUGUESA – BIMESTRE FINAL

PROPOSTA DE REDAÇÃO


Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua sobre o tema A família contemporânea e o que ela representa para a sociedade. Selecione, organize e relacione coerente mente argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista, respeitando os direitos humanos.



TEXTO I


(AMARAL, Tarsila do. A Família. 1925. Óleo sobre tela, 79 cm X 101,5 cm.

Coleção Torquato Sabóia Pessoa, SP)



TEXTO II


O desenvolvimento de instituições modernas do Estado e do mercado abarca, em parte, as antigas funções da família, restringindo a esfera de atuação desta às dimensões da afetividade e da reprodução da vida, em seus aspectos biológico e culturais. Por essa razão, é importante refletir sobre como o Estado, por meio de seu papel regulador e de promotor de políticas públicas, deve assumir responsabilidades perante os indivíduos, as famílias e o bem-estar coletivo.


(ITABORAÍ, N. R. A proteção social da família brasileira contemporânea: reflexões sobre a dimensão simbólica das políticas públicas. Disponível em: http://www.abep.nepo.unicamp.br.)



TEXTO III


Lidar com as famílias, hoje, é lidar com a diversidade; famílias intactas, famílias em processo de separação, famílias monoparentais, famílias reconstruídas, famílias constituídas de casais homossexuais, famílias constituídas de filhos adotivos, famílias constituídas por meio das novas técnicas de reprodução.

A família intacta, tal qual nos acostumamos a pensar como sendo o modelo de família, é, hoje em dia, uma das várias formas de se viver a família.

A multiplicidade "ser família", hoje, cria um hiato na geração que aprendeu o "ser família" de acordo com determinadas características e sua concretização na prática. Talvez só a geração dos filhos saiba desenvolver a maneira de denominar tal realidade.


(MOREIRA, B. F. O que há de novo nas novas famílias?

Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br. Acesso em: 14 ago. 2009)

 

Versão Google forms - ESCREVA SUA PRODUÇÃO DIRETAMENTE NO FORMULÁRIO E ENCAMINHE AO FINAL.




 

Abraços! continuem se cuidando.

prof. Anderson



61 views0 comments

Recent Posts

See All

LIMPEZA DO SITE

POSTADO POR DMB PROFESSORES, ENCAMINHEM AS POSTAGENS DE 2020 NA CATEGORIA ENCERRADAS 4 E NÃO ESQUEÇAM DE RETIRÁ-LAS DE SUA DISCIPLINA.

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page