top of page

III TERMOS C, D - ATIVIDADE 1 - LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. ANDERSON - BIMESTRE FINAL

Updated: Feb 2, 2021

Atividade 1 - Língua portuguesa - III termos C/D - professor Anderson

Devolutivas no meu e-mail: < agsantos@professor.educacao.sp.gov.br > Basta enviar as alternativas respondidas. Não esqueçam do nome, número, série e data.


Nome_______________Nº_____ Série______ Data__________________


PRO-ENEM


Observe o Cartum


1. Já vi tantos contratos de “termos de serviço” que agora eu clico direto, sem ler. Com esse comentário, o personagem

a( ) contradiz sua atitude. b( ) recrimina seu colega.

c( ) justifica sua ação. d( ) lembra um evento pontual.

 


Leia atentamente

Iscute o que tô dizendo,

Seu dotô, seu coroné:

De fome tão padecendo

Meus fio e minha muié.

Sem briga, questão nem guerra,

Meça desta grande terra

Umas tarefa pra eu!

Tenha pena do agregado

Não me dêxe deserdado

Daquilo que Deus me deu.



(PATATIVA DO ASSARÉ. A terra é naturá)



2. A partir da análise da linguagem utilizada no poema, infere-se que o eu lírico revela-se como falante de uma variedade linguística específica. Esse falante, em seu grupo social, é identificado como um falante:

a( ) escolarizado proveniente de uma metrópole.

b( )sertanejo morador de uma área rural.

c( ) idoso que habita uma comunidade urbana.

d( ) escolarizado que habita uma comunidade do interior do país.

 


A escrita é uma das formas de expressão que as pessoas utilizam para comunicar algo e tem várias finalidades: informar, entreter, convencer, divulgar, descrever.

Assim, o conhecimento acerca das variedades linguísticas sociais, regionais e de registro torna-se necessário para que se use a língua nas mais diversas situações comunicativas.


3. Considerando as informações acima, imagine que você está à procura de um emprego e encontrou duas empresas que precisam de novos funcionários. Uma delas exige uma carta de solicitação de emprego. Ao redigi-la, você:

a( ) fará uso da linguagem metafórica.

b( ) utilizará o registro informal.

c( ) evidenciará a norma padrão.

d( ) apresentará elementos não verbais e fará uso de gírias.

 


Uma vela para Dario

Dario vinha apressado, guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma casa. Por ela escorregando, sentou-se na calçada, ainda úmida da chuva, e descansou na pedra o cachimbo.

Dois ou três passantes rodearam-no e indagaram se não se sentia bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, não se ouviu resposta. O senhor gordo, de branco, sugeriu que devia sofrer de ataque.

(TREVISAN, Uma vela para Dario)


4. No texto, um acontecimento é narrado em linguagem literária. Esse mesmo fato, se relatado em versão jornalística, com características de notícia, seria identificado em:

a( ) Aí, amigão, fui diminuindo o passo e tentei me apoiar no guarda-chuva... mas não deu. Encostei na parede e fui escorregando. Foi mal cara! Perdi os sentidos ali mesmo. Um povo que passava falou comigo e tentou me socorrer. E eu, ali, estatelado, sem conseguir falar nada! Cruzes! Que mal!

b( ) Eu logo vi que podia se tratar de um ataque. Eu vinha logo atrás. O homem, todo aprumado, de guarda-chuva no braço e cachimbo na boca, dobrou a esquina e foi diminuindo o passo até se sentar no chão da calçada. Algumas pessoas que passavam pararam para ajudar, mas ele nem conseguia falar.

c( )Pronto socorro? Por favor, tem um homem caído na calçada da rua da Abolição, quase esquina com a Padre Vieira. Ele parece desmaiado. Tem um grupo de pessoas em volta dele. Mas parece que ninguém aqui pode ajudar. Ele precisa de uma ambulância rápido. Por favor, venham logo!

d( )O representante comercial Dario Ferreira, 43 anos, não resistiu e caiu na calçada da Rua da Abolição, quase esquina com a Padre Vieira, no centro da cidade, ontem por volta do meio-dia. O homem ainda tentou apoiar-se no guarda chuva que trazia, mas não conseguiu. Aos populares que tentaram socorrê-lo não conseguiu dar qualquer informação.

 


Leia os textos a seguir e responda

TEXTO I


No meio do caminho tinha uma

pedra tinha uma pedra no meio do

caminho tinha uma pedra

no meio do caminho tinha uma

pedra [...]

(ANDRADE, C. D. Reunião)



TEXTO II


As lavadeiras de Mossoró, cada uma tem sua pedra no rio: cada pedra é herança de família, passando de mãe a filha, de filha a neta, como vão passando as águas no tempo [...]. A lavadeira e a pedra formam um ente especial, que se divide e se reúne ao sabor do trabalho. Se a mulher entoa uma canção, percebe-se que a nova pedra a acompanha em surdina...

[...]

(ANDRADE, C. D. Contos sem propósito)


5. Com base na leitura dos textos, é possível estabelecer uma relação entre forma e conteúdo da palavra “pedra”, por meio da qual se observa:

a( )o emprego, em ambos os textos, do sentido conotativo da palavra “pedra”.

b( )a personificação de “pedra” que, em ambos os textos, adquire características animadas.

c( ) a utilização, no segundo texto, do significado de “pedra” como dificuldade materializada por um objeto.

d( )a identidade de significação, já que nos dois textos, “pedra” significa empecilho.




Vocês podem enviar suas respostas também pelo google forms, acessando o link abaixo:

 

 

Continuem se cuidando!

abraços,

prof. Anderson

67 views0 comments

Recent Posts

See All

LIMPEZA DO SITE

POSTADO POR DMB PROFESSORES, ENCAMINHEM AS POSTAGENS DE 2020 NA CATEGORIA ENCERRADAS 4 E NÃO ESQUEÇAM DE RETIRÁ-LAS DE SUA DISCIPLINA.

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page