Postado por Mazé
E.E. “Profª. Clothilde Martins Zanei”
Séries: IIIT.C e IIIT.D
Disciplina: Arte
ATENÇÃO
- As sugestões de vídeos são apenas complementos da aula de Arte não interfere nas questões da atividade!
Devolutivas das atividades por e-mail: professoramaze2020arte@gmail.com
- Por favor, no assunto do e-mail coloquem a identificação com o nome e série.😉
- As atividades podem ser digitadas ou escritas à caneta (para possibilitar a minha leitura).
Data de Entrega: 14/09/2020
Assunto do Bimestre: Arte e Tecnologia
Tema: Inteligência Artificial
Proposta de Leitura!
A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente. O estudo e desenvolvimento desse ramo de pesquisa tiveram início na Segunda Guerra Mundial. Os principais idealizadores foram os seguintes cientistas: Hebert Simon, Allen Newell, Jonh McCarthy e vários outros, que com objetivos em comum tinham a intenção de criar um “ser” que simulasse a vida do ser humano. O estudo da A.I. iniciou-se nos anos 50 com os cientistas Hebert Simon, Allen Newell, esses foram os pioneiros ao criarem o primeiro laboratório de inteligência artificial na Universidade de Carnegie Mellon. O desejo de construir máquinas capazes de reproduzir a capacidade humana de pensar e agir vem de muitos anos. Tal fato pode ser comprovado através da existência de máquinas autônomas e também através de personagens místicos, como é o caso do Frankenstein (personagem da escritora Mary Shelley).
Com a evolução computacional a inteligência artificial ganhou mais força, tendo em vista que o seu desenvolvimento possibilitou um grande avanço na análise computacional, podendo a máquina chegar a fazer análise e síntese da voz humana. No início os estudos sobre A.I. buscavam apenas uma forma de reproduzir a capacidade humana de pensar, mas assim como todas as pesquisas que evoluem, com essa não foi diferente. Percebendo que esse ramo da ciência tinha muito mais a ser descoberto, os pesquisadores e cientistas abraçaram a ideia de fazer com que uma máquina pudesse reproduzir não só a capacidade de um ser humano pensar como também a capacidade de sentir, de ter criatividade, e de ter auto-aperfeiçoamento e uso da linguagem. Filmes como “O Homem bicentenário” e “A.I. (Inteligência Artificial)” mostram claramente a vontade da máquina de se tornar ser humano, de querer se manifestar, poder ter e sentir tudo o que os humanos têm e sentem. O progresso na principal área dessa pesquisa, que é a de fazer uma inteligência similar à do ser humano, é lento. Porém, os estudos nessa área têm surtido efeito em várias outras áreas, como o planejamento automatizado e escalonamento, jogos, programas de diagnóstico médico, controle autônomo, robótica e outras mais.
Fonte de pesquisa: https://brasilescola.uol.com.br/informatica/inteligencia-artificial.htm
Atividade 2
Responder:
1.O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?
2. Faça uma lista de nomes de filmes relacionados a Inteligência Artificial.
Proposta de Leitura
Com a inteligência artificial, criar música é uma questão de segundos
Francisco Gonzaga e Matheus Fernandes - 16/07/2019
O uso de Inteligência Artificial (IA) no processo de criação musical gera uma série de possibilidades e ao mesmo tempo questionamentos sobre a forma de fazer fazer música e o papel do artista nessa nova etapa. O Estadão QR conversou com Drew Silverstein, CEO e cofundador da Amper Music, startup que atende empresas ao redor do globo criando músicas únicas e customizadas utilizando uma IA.
A Inteligência Artificial vai se tornar muito em breve uma tecnologia padrão para criação de músicas. Nós esperamos que a Amper esteja envolvida na fundação da infraestrutura da música, colaborando e fornecendo tecnologia a qualquer um, sejam músicos e artistas ou qualquer indivíduo não músico que deseje criar música. A tecnologia musical evolui constantemente da caneta e papel à fita, ao digital, ao mobile. A Inteligência Artificial é o próximo degrau nessa evolução. Estamos animados para trilhar este caminho.
Você é um compositor. A IA não estaria acabando com os empregos dos seus colegas de formação?
De forma alguma. Existem dois tipos de música de mídia: música artística e música funcional. A música artística é aquela que é valorizada pela colaboração e pela criatividade envolvida em sua criação, enquanto a música funcional tem seu valor pela sua aplicabilidade. Em relação à música funcional, o que acreditamos é que estamos proporcionando a milhões de criadores ao redor do mundo a possibilidade de transformar suas ideias diretamente em música. A música artística é o espaço em que o trabalho de artistas e músicos é realmente valorizado. A nossa tecnologia não vai nunca substituir a música artística porque fazer música com pessoas é parte importante do que nos torna humanos.Mas nós esperamos, sim, apoiar e empoderar esses artistas na criação de suas músicas.
Fonte de Pesquisa - https://arte.estadao.com.br/focas/estadaoqr/materia/inteligencia-artificial-musica-startup-amper.
Explorando a tecnologia na palma da sua mão!
Manipular
Combinar
Recombinar
Curtir
Experimentar
Manipular
Enfim....
São as possibilidades que a Inteligência Artificial, Tecnologia e Arte podem oferecer para nós!
Esta atividade tem por objetivo proporcionar a você uma experiência conectando, aproximando Arte e Inteligência.
Artificial através de uma “máquina” – celular que se tornou tão essencial em nossas vidas. É um momento de usar o celular pensando como ferramenta sonora, musical, de composição artística. Atualmente, cada vez mais músicos, compositores vem utilizando essa ferramenta tecnológica como meio de exploração e de expressão.
Agora é a sua vez!
3- Através de um Aplicativo vamos explorar a tecnologia na produção sonora.
Primeiro momento. Depois, é com você!
Como fazer?
Etapas:
A. Na Play Store, baixe o aplicativo Groovepad
(Ele é gratuito. Rola uns vídeos de propaganda mas....)
B. Crie uma conta ( usando seu endereço de email, facebook)
C. Pronto!
Abaixo, seguem alguns prints que podem ajudar você.
✔ Nestes dois exemplos, temos opções como Vozes, Baixo, Coro
(Estamos no lado A - Canto superior direito).
O Círculo Branco ( destaque) poderá ser movido) Experiente!!!
Canto Superior Direito – Mudamos para o
LADO B.
Observe, temos outras opções.
Canto Superior Esquerdo
Temos um ^
Servirá para mudar de “página” (próxima imagem)
Para gravar o seu áudio, utilize o botão vermelho localizado no centro da tela, na parte superior.
Neste momento, você poderá visualizar os áudios gravados e compartilhar (usando os TRÊS PONTINHOS) enviando sua produção/experimento para nós!!
EXPERIÊNCIA SONORA REALIZADA PELA PROFESSORA - Copie o link abaixo, numa nova guia, para você ouvir as possibilidades sonoras que o aplicativo poderá oferecer.
Atenção:
Copie o link abaixo, numa nova guia, para você ouvir!
ALUNOS - OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!!!
Caso você NÃO consiga realizar esse exercício com o APP
3 - Faça um resumo explicando - Qual é o assunto da Atividade? De qual é o aplicativo que está sendo estudado?
Pesquisar: a história da música feita por Inteligência Artificial - Origem e quais são as suas principais características?
Bons estudos!
Sugestão de VÍDEO 1
- As sugestões de vídeos são apenas complementos da aula de Arte não interfere nas questões da atividade!
🎵Música feita por Inteligência Artificial dá certo? [about:band]
20 de ago. de 2018
Commenti