E. E. PROFESSORA CLOTHILDE MARTINS ZANEI
1ª ATIVIDADE DE MATEMÁTICA (Entrega até 04/05/2020)
Devolutiva: Alunos do 9º B encaminhar imagens das atividades para o email: edimaralucia@prof.educacao.sp.gov.br
Em assunto / sujeito especificar: número da atividade (Atividade 1º, Atividade 2º, e assim por diante), nome do aluno, ano e turma.
Obs.: Todos os cálculos deverão constar nas imagens que serão usadas para correção, inclusive os das raízes quadradas.
Leia o texto abaixo com atenção para responder 1ª questão.
Por que epidemias crescem exponencialmente?
A propagação de muitas doenças, como a do coronavírus, tem crescimento exponencial, pelo menos no início. A razão é simples: como o que causa novos contágios são os pacientes infectados, o número de novos casos é proporcional ao número de casos existentes.
A constante de proporcionalidade depende das oportunidades para contágio, ou seja do número de contatos sociais da pessoa infectada, e da taxa de contágio, que é a probabilidade de que ocorra contágio quando a oportunidade se proporciona. Esta última varia com a doença: o coronavírus é mais contagioso do que o ebola, por exemplo, embora este último seja mais letal.
Um modelo matemático desenvolvido recentemente no Imperial College de Londres mostra que a mera mitigação da propagação do coronavírus, ou seja, manter a taxa de propagação perto (mas acima) de 1, resultaria em centenas de milhares de mortes no Reino Unido e milhões nos Estados Unidos.
Por causa desse estudo, o governo britânico mudou a sua política, adotando uma estratégia mais radical de supressão da doença, que visa tornar a constante de propagação menor do que 1. O problema é que supressão requer distanciamento social extremamente rigoroso.
No Brasil a disseminação do novo coronavírus vai em ritmo preocupante: o número de casos vem dobrando, em média, a cada 55 horas. A taxa de crescimento no mundo é menor, atualmente, embora continue acima de 1.
Uma das implicações contra-intuitivas desse crescimento é que tudo muda em pouco tempo: embora hoje tenhamos menos de 2.000 casos, no ritmo atual bastarão 12 dias para chegarmos aos 70 mil da Itália, e com um dia mais passaremos os 82 mil casos da China. Quer dizer, estamos um pouco como aquele lago no 30º dia. Mas o exemplo dos outros países ensina que temos boas razões para nos preocuparmos.
A boa notícia é que contamos com a ciência para nos dizer o que precisa ser feito e, oportunamente, encontrar a solução permanente para a pandemia.
Fontes: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marceloviana/2020/03/por-que-epidemias-crescem-exponencialmente.shtml, acesso em 26/03/2020.
1) Segundo o texto, “No Brasil a disseminação do novo coronavírus vai em ritmo preocupante: o número de casos vem dobrando, em média, a cada 55 horas. A taxa de crescimento no mundo é menor, atualmente, embora continue acima de 1.”
a) Pesquise e registre os significados de pandemia, crescimento exponencial e crescimento proporcional.
b) De acordo com a informação do texto, qual é o fato ocorre a cada 55 horas?
2) Em uma colônia de bactérias, uma bactéria divide-se em duas a cada hora. Determinar o número de bactérias originadas de uma só bactéria dessa colônia depois de 12 horas.
3) Um lago está contaminado com um tipo nocivo de alga: o número de algas quadruplica a cada dia, atingindo a saturação do lago em 20 dias. Determine a quantidade de algas que teremos no quinto dia originadas de uma só alga.
4) Imagine que uma empresa teve um prejuízo de 56 mil reais no mês passado devido a pandemia que se instalou no mundo, novo coronavírus, e neste mês o prejuízo já está em torno de 13 mil reais. Qual o prejuízo da empresa até agora?
5) Um supermercado apresentou seus resultados financeiros (lucros e prejuízos) no ano:
No total, a empresa teve lucro ou prejuízo? De quanto?
6) Diva trabalha no caixa de um supermercado. Ela se dá muito bem com os números e, na maioria das compras, nem precisa usar a calculadora para dar o troco ao freguês. Quando está no ônibus indo para o trabalho ou voltando para casa, ela fica “bolando” problemas numéricos para desafiar seus colegas. Diva pensou em um número. Multiplicou esse número por ele mesmo e obteve 289 como resultado. Em que número ela pensou?
7) Maria tem um terreno quadrado com 441 m² de área. O terreno de seu irmão Pedro também é um quadrado, mas com 144 m² de área.
a) Quais são as medidas dos lados de cada terreno?
b) Determine a diferença entre as áreas dos terrenos.
8) Resolva:
9) Na reta numérica abaixo, há quatro valores assinalados pelas as letras A, B, C e D. Qual delas pode estar indicando a localização dos números 1,2 e √3.
Obs.: Usar para √3 valor aproximado.
Referências Bibliográficas:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2008_uepg_mat_md_ailton_cesar_monteiro_bach.pdf, acesso em 26/03/2020.
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1616/realizar-operacoes-com-radicais, acesso em 26/03/2020.
https://pnld2020.moderna.com.br/moderna-explica/entenda-como-a-bncc-aborda-a-matematica-no-fundamental/, acesso em 26/03/2020.
https://impa.br/noticias/por-que-epidemias-crescem-exponencialmente-confira-na-folha/, acesso em 26/03/2020.
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marceloviana/2020/03/por-que-epidemias-crescem-exponencialmente.shtml, acesso em 26/03/2020.
https://e-educacao.br.com/matematica/tarefa15591161, acesso em 26/03/2020.
https://pt.slideshare.net/clebermat/eja-matemtica-volume-3, acesso em 26/03/2020.
https://pt.slideshare.net/clebermat/eja-matemtica-volume-3, acesso em 26/03/2020.
https://www.passeidireto.com/arquivo/48066489/d-17-identificar-a-localizacao-de-numeros-racionais-na-reta-numerica, acesso em 26/03/2020.
Comments