top of page

PROFESSORA CIDA - 8°C - LÍNGUA PORTUGUESA - ATIVIDADE 1

Updated: Jun 10, 2020

Postado por Cida

DEVOLUTIVAS DAS ATIVIDADES:

cida-wwww@hotmail.com

PORTUGUÊS

Ensino Fundamental,8°ano


INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


Texto : Asa branca , Luiz Gonzaga Quando olhei a terra ardendo qual fogueira de São João eu perguntei a Deus do céu, ai porque tamanha judiação Que braseiro, que Fornalha nem um pé de plantação por falta d'água perdi meu gado morreu de sede meu alazão Até mesmo as asas Branca bateu Asas do Sertão desse eu disse adeus Rosinha guarda contigo meu coração Hoje longe muitas língus numa triste solidão espero a chuva cair de novo para mim voltar para o meu sertão Quando o verde dos teus olhos se espalhar na plantação eu te asseguro não chore não viu? que eu voltarei, meu coração 1) Qual é o assunto que o texto aborda? 2) O que a falta de água provocou no sertão? 3) Na terceira estrofe de quem o eu lírico fala? o que ela simboliza? o que gera no nordestino a sua partida? 4)Qual a relação do sertanejo com a personagem Rosita? 5) Na quarta estrofe o que fica evidente? a esperança que o sertanejo? porque ? 6) Observe a última estrofe; O que podemos concluir justifique. 7) Que sinais de pontuação encontradas no texto O que indicam?


47 views0 comments

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page