top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

ALEXANDRE - 3os A,B,C,D - QUÍMICA - ATIVIDADE 04

Updated: Jun 4, 2020

POSTADO POR QUÍMICA - ALEXANDRE

DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES: quimicaalexandre2020@gmail.com

Pode mandar as questões e respostas digitadas ou se preferir faça no caderno, tire foto (legível) e envie para o email acima sempre com seu nome, número e série.

Prazo: 29/05/2020


Relembrando:

Em certas reações, como a de combustão, virtualmente 100% dos reagentes são convertidos em produtos, e não se observa o contrário ocorrer (ou pelo menos não em escala mensurável); tais reações são chamadas de irreversíveis. Há porém, uma série de reações nas quais, logo que uma certa quantidade de produto(s) é formada, este(s) torna(m) a dar origem ao(s) reagente(s) de volta; essas reações são consideradas reversíveis.


Equilíbrio Químico

O conceito de equilíbrio químico praticamente restringe-se às reações reversíveis. Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo. Equilíbrio na Reação Química de Produção da Amônia Um exemplo de reação reversível é a da produção da amônia (NH3), a partir do gás hidrogênio (H2) e do gás nitrogênio (N2) — que faz parte do Processo de Haber/Bosch: N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g) Note que a seta dupla (⇌) significa que a reação ocorre nos dois sentidos, e que o subscrito (g) indica que a substância se encontra na fase gasosa. Esse vídeo dá uma ideia desse equilíbrio:


No início do processo, quando há apenas uma mistura dos gases Hidrogênio e Nitrogênio, as chances das moléculas desses reagentes (H2 e N2) colidirem umas com as outras é a máxima de toda a reação, o que fará com que a taxa (ou velocidade) com que a reação ocorre também seja a mais rápida. Porém à medida com que a reação se processa o número de moléculas de hidrogênio e de nitrogênio diminui (pois esses reagentes vão sendo consumidos na reação) reduzindo dessa forma as chances de suas moléculas colidirem entre si. Conseqüentemente, a velocidade da reação no sentido da produção da amônia diminui. Por outro lado, com o avançar da reação, o número de moléculas de amônia vai aumentando, o que faz com que cresçam as chances de elas colidirem e de voltarem a se formar moléculas dos gases Hidrogênio e Nitrogênio, elevando as

sim a velocidade da reação nesse sentido contrário. Por fim chegará um momento em que tanto a velocidade de um dos sentidos quanto a do outro serão idênticas. Nesse ponto nenhuma das velocidades variará mais (se forem mantidas as condições do sistema onde a reação se processa) e ter-se-á atingido o equilíbrio químico, conforme ilustrado na figura.


Figura acima mostrando a variação da quantidade de cada substância durante a reação (até atingir o equilíbrio



Questões:

1) O que são reações reversíveis? Dê um exemplo

2) O que são reações químicas irreversíveis? Dê um exemplo

3) Explique o que acontece com as moléculas dos gases Hidrogênio, Nitrogênio e Amônia durante as etapas da reação de produção de amônia, até que se atinja o equilíbrio químico. 4) O gráfico acima refere-se à variação das quantidades dos gases Hidrogênio, Nitrogênio e Amônia durante a reação de produção da amônia. Utilize a ideia de Equilíbrio Químico para explicar as curvas observadas

157 views0 comments

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page