POSTADO POR QUÍMICA - ALEXANDRE
DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES: quimicaalexandre2020@gmail.com
Pode mandar as questões e respostas digitadas ou se preferir faça no caderno, tire foto (legível) e envie para o email acima sempre com seu nome, número e série.
Prazo: 22/05/2020
REAÇÕES QUÍMICAS REVERSÍVEIS E IRREVERSÍVEIS
Antes de entrar no tema mesmo vamos rever:
Reação Químicas: são transformações de substâncias que ocorrem gerando outras totalmente diferentes das que existiam. Um exemplo é a combustão do carvão:
Carvão (C) + Oxigênio (O2) à Dióxido de Carbono (CO2 ) + (cinzas resíduos)
A combustão (queima do carvão) com o Oxigênio do ar gera cinzas e fumaça (gases da combustão, fuligem). As cinzas e os gases de combustão são totalmente diferentes do carvão e do oxigênio do ar. Temos uma reação química.
Reagentes: são os ingredientes, as substâncias antes da reação acontecer. No exemplo acima seriam o carvão (C) e o Oxigênio (O2).
Produtos: são as substâncias geradas pela reação química. No exemplo acima seriam o gás dióxido de carbono (CO2) e as cinzas (resíduos).
Reações Químicas Irreversíveis
As reações químicas irreversíveis, são chamada assim por que os reagentes são convertidos em produtos e não ocorre reação no sentido inverso. É o caso das reações de combustão, por exemplo. Note que na reação de combustão (queima) do carvão, com os produtos formados (dióxido de carbono e cinzas)
Então temos que esse tipo de reação ocorre em um único sentido e é representada por uma seta →
Reações Químicas Reversíveis
Já nas reações reversíveis, os reagentes são convertidos em produtos e os produtos são convertidos de volta em reagentes.
Logo, a reação ocorre nos dois sentidos simultaneamente, ou seja, os reagentes são transformados em produtos e os produtos são transformados em reagentes ao mesmo tempo. Então temos que esse tipo de reação ocorre em dois sentidos e é representada por essa seta dupla que indica que é uma reação reversível.
Exemplo de reações químicas reversíveis:
Os óculos com lentes fotocromáticas são aqueles que as lentes ficam mais escuras, conforme a intensidade luminosa. Essa mudança de coloração nas lentes é devida à uma reação química reversível. Você sabia disso?
A reação que ocorre nas lentes fotocromáticas é:
Cloreto de Prata (claro) + luz Prata (escura) + Cloro
AgCl + Energia ---> Ag + Cl
O cloreto de prata (AgCl), está presente na lente de vidro e dá uma aparência clara para a mesma, já a prata metálica (Ag), quando é formada, em micropartículas, proporciona uma tonalidade escura à lente. Nesta reação, caso a luminosidade (energia) aumente, o equilíbrio deslocará para a formação do Ag (prata) que fornece a tonalidade escura (na lente). Quando se diminui a luminosidade em que o sistema se encontra, há o favorecimento da reação inversa, ou seja, formação de AgCl e clareamento da lente fotocromática.
Questões:
1) Diferencie reações químicas irreversíveis de reações químicas reversíveis
R:
2) Dessas reações quais são reversíveis e quais são irreversíveis?
a) Combustão de um fósforo. Essa reação química é ___________________________
b) No refrigerante há uma quantidade de ácido carbônico (H2CO3) e ao mesmo tempo de gás carbônico (CO2).
O equilíbrio é dado pela equação H2CO3 CO2 + H2O.
Se a garrafa está fechada temos a predominância do ácido carbônico (H2CO3) dissolvido no líquido, mas se abrirmos a garrafa vemos a transformação do Ácido Carbônico (H2CO3) em dióxido de carbono (CO2).
Essa Reação química é: _____________________________
c) Cozimento de um ovo. Essa reação química é ____________________
d) Cabelos ficando brancos. Essa reação química é: ______________________
e) Reação química do galinho azul, muito utilizado para “prever” o tempo. Ele é formado de um sal de cobalto que em dias úmidos fica hidratado tornando-se rosa e em dias secos perde a água ficando azul. Essa reação química é: ___________________________
CoCl2 + 6 H2O ↔ CoCl2.6H2O sal azul + água ↔ sal rosa
Comments