POSTADO POR QUÍMICA - ALEXANDRE
DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES: quimicaalexandre2020@gmail.com
Pode mandar as questões e respostas digitadas ou se preferir faça no caderno, tire foto (legível) e envie para o email acima sempre com seu nome, número e série.
Prazo: 29/05/2020
Cálculo da concentração simples
A concentração simples nada mais é do que a relação entre a massa do soluto - o material que está dissolvido - em gramas (g), ou miligramas (mg) dividido pelo volume total da solução em litros (L) ou mililitros (mL).
Podemos então calcular a concentração simples de uma solução se soubermos duas coisas: a massa do soluto e o volume da solução. Aí é só fazermos a divisão e pronto.
Podemos expressar esse raciocínio através da linguagem matemática assim:
Concentração simples = massa do soluto (g, mg) ou C = m
--------------------------------------------- ----------
Volume total da solução (L, mL) V
Onde m representa a massa do soluto (em gramas) e V representa o volume total da solução em litros ou ml. O resultado será sempre em gramas por litro (g/L) ou miligramas por mililitro (mg/mL).
Problemas:
1) Calcule a concentração em gramas (g) por litro (L) de um suco que possui 360g de pó (soluto) dissolvidos em 6 litros (L) de solução total? (deixe a conta armada)
Resposta: ___________ g/L
2) Um remédio possui 120g de soluto (princípio ativo) dissolvidos em 20 mL. Quanto é sua concentração simples em gramas por litro (g/L)? (deixe a conta armada)
Resposta : ___________ g/L
3) Um remédio foi preparado em uma farmácia de manipulação dissolvendo-se 90 miligramas (mg) de princípio ativo em 30 mL. Qual a concentração desse remédio em miligramas por mililitro (mg/mL)? (deixe a conta armada)
Resposta: ____________ mg/mL
Comments