Devolutiva até 10-11-2020 pelo e-mai: elisabetevera@professor.educacao.sp.gov.br
O Golpe de 1964
Em 1945, Getúlio Vargas foi afastado do poder e a democracia foi restaurada no Brasil. Entre 1946 e 1964, as propostas nacionalistas e liberais se alternaram nos governos democraticos. A partir de 1964, sob o pretexto de livrar o país da "ameaça comunista", a democracia foi revogada ( suspensa ), e o Brasil conheceu mais uma ditadura.
(Copie no seu caderno)
Durante o governo de Jango ( João Goulart ) 1961-1964, a situação econômica do pais se deteriorou, a inflação chegou aos 80%, o que afetou gravemente o poder aquisitivo dos trabalhadores. As pressões populares cresceram, levando Jango, a defender amplas reformas conhecidas como "Reformas de Base". Diante de muitos embates, João Goulart aproximou-se de organizações de esquerda como a UNE(União Nacional dos Estudantes) e as Ligas Camponesas. Ao estimular essas manifestações Jango provocou enorme temor em seus antagonistas( seus opositores ). A sociedade brasileira se dividia entre apoiadores e opositores de Jango, assim em 31 de Março de 1964 oficiais do alto escalão do Exército rebelaram-se contra seu governo, os militares depuseram o presidente e teve início uma ditadura comandada pelos militares.
Após a deposição do presidente João Goulart, uma junta militar decretou o "Ato Institucional nº1, o (A-I 1), que garantia ao Exército amplos poderes.
Atividades
1- Pesquise e responda:
a) Quais foram as mudanças propostas pelas "Reformas de Base" do governo de Jango?
b) O que garantia ao governo dos militares o ( AI-1 ) ?
2- Continue sua pesquisa e faça um breve resumo sobre:
a) Os anos de Chumbo
b) "O Milagre Econômico"
(Atenção alunos, essa atividade já havia sido postada no início do quarto bimestre, por algum motivo desapareceu da plataforma, então quem já fez tudo bem, quem ainda não fez terá mais uns dias pra fazer)
Não deixem de fazer todas as atividades de todas as matérias, já estamos no final do ano, logo estaremos de férias e poderemos descansar...
Abraço e se cuidem...
Professora Elisabete
Commenti