top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

9º anos B C - Arte - 2º Bimestre - Atividade 03 - Profª Lucila

Updated: Aug 4, 2020




E.E. “Profª. Clothilde Martins Zanei”

Séries: 9º anos B C

Disciplina: Arte

ATENÇÃO 👀

- Devolutivas das atividades por e-mail: lucilammt@gmail.com


- Por favor, no assunto do e-mail coloquem a identificação com o nome e série.

- As atividades podem ser digitadas ou escritas à caneta (para possibilitar a minha leitura).

💡 Data de Entrega: 20/07/2020




Nesta atividade teremos contato com um pouco da história de duas companhias de Dança da cidade de São Paulo muito importantes.

Sua leitura é fundamental para que você realize as atividades!!! Leia com muita atenção!



História da SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA



Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 732 mil pessoas em 17 diferentes países (como Argentina, Áustria, Canadá, Chile, Colômbia, França, Alemanha, Israel, Itália, Paraguai, Suíça, Estados Unidos da América e México), passando por mais 142 cidades em cerca de 960 apresentações. Desde sua criação, a Companhia já acumulou mais de 30 prêmios e indicações nacionais e internacionais.

Desde sua criação, a Companhia produziu mais de 65 coreografias*, entre trabalhos criados especialmente para a SPCD por importantes nomes da dança internacional como Édouard Lock, Richard Siegal e Marco Goecke, e coreógrafos brasileiros como Rodrigo Pederneiras, Henrique Rodovalho e Jomar Mesquita; e também remontagens de obras de Jirí Kylián, William Forsythe, George Balanchine, Nijinska, Nacho Duato, entre outros. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança. Os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia, vem do movimento da Companhia por cada cidade por onde ela se apresenta. Na Palestra de Dança temos a oportunidade de diálogo sobre os bastidores desta arte, nas Oficinas de Dança a proposta é promover um encontro para os participantes vivenciarem o cotidiano dos bailarinos da São Paulo Companhia de Dança, nos Espetáculos Gratuitos Para Estudantes e Terceira Idade a proposta é ver, ouvir e perceber o mundo através desta arte, e por meio do Dança em Rede, uma enciclopédia online e colaborativa disponível no site da Companhia, mapeamos a dança de cada cidade por onde a São Paulo passa. A dança tem muitas histórias e, para revelar um pouco delas, a Companhia criou uma série de documentários titulada Figuras da Dança, que leva ao público essa arte contada por quem a viveu e pode ser vista nos canais Arte 1, Canal Curta!, TV Cultura, Multicultura, Univesp TV e no Youtube. A série conta hoje com 35 episódios. A São Paulo Companhia de Dança também publicou sete livros de ensaios, além de documentários para professores e outros que registram os bastidores da sua ação.

Leitura 02

CISNE NEGRO CIA DE DANÇA




A CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA, sob a Direção Artística de Hulda Bittencourt e Dany Bittencourt, considerada uma das melhores companhias contemporâneas do país, sucesso de crítica e de público completa neste ano de 2020 completa 43 anos de existência olhando para o futuro, sempre pronto para levar a sua inovadora dança aos quatro cantos do planeta!

Uma ferramenta de transformação social


A Cisne Negro Cia. de Dança acredita que a cultura é uma ferramenta de transformação social, alimento de esperança e sonhos de muitas pessoas, portanto, dentro do seu repertório a Cisne Negro possui obras sócio-educativas, como: “Vem Dançar” – a história da dança através dos tempos, “Don Quixote e Sancho Pança, Viajando pela Dança”, uma viagem pelas danças tradicionais brasileiras, sob uma ótica contemporânea e “Baobá” obra baseada na história de O Pequeno Príncipe, uma discussão entre o Pequeno Príncipe e um Príncipe afro-brasileiro sobre a sustentabilidade do planeta. Os trabalhos da companhia se inserem dentro do panorama contemporâneo da dança ocidental, e conseqüentemente, desde o início, trabalha com coreógrafos inovadores.

Seus trabalhos já foram apresentados nas principais cidades do Brasil e, na África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, China, Colômbia, Cuba, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Moçambique, Paraguai, Tailân, Uruguai, China e Romênia, o grupo exibiu-se como um modelo de trabalho dentro da dança brasileira, um trabalho construído com profissionalismo e paixão.

Após a leitura, teremos uma sequência de atividades!

1) Aponte as principais ideias sobre o texto 01

2) Aponte as principais ideias sobre o texto 02

3) Para a Companhia de Dança Cisne Negro, qual é o objetivo da CULTURA?

4) A São Paulo Companhia de Dança realiza algumas AÇÕES EDUCATIVAS. Cite quais são e na sua opinião qual a importância dessas ações para a comunidade

5) Quem dirige a Companhia Cisne Negro e a São Paulo companhia de Dança?


Bons Estudos!!

39 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page