POSTADO EM 31/08/20 POR JAM
DEVOLUTIVA - 14/09/20 - WHATTSAP (11) 99470-4477
NESTA ATIVIDADE LEIA O TEXTO ABAIXO E REFLITA SOBRE O MESMO.
A SEGUIR DESCREVA ALGUMAS IDÉIAS DE COMO VOCÊ E SUA FAMÍLIA PODERIAM COLABORAR PARA A MANUTENÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DA COMUNIDADE ONDE MORAM.
iniciativas e soluções para problemas ambientais
Poluição atmosférica, derretimento das calotas polares, resíduos químicos sendo jogados no mar, queimadas de florestas, desmatamento, contaminação do solo. As causas para esses e diversos outros problemas ambientais existentes no planeta, todos sabemos (olha a ação humana interferindo aí!), mas e as soluções? Acreditamos que, a partir do potencial criativo de cada um, é possível encontrar soluções simples, criativas e inovadoras para reduzir os impactos dos problemas ambientais causados pela ação humana, como por exemplo, a produção de lixos tóxicos e não-recicláveis. Confira 5 ideias para se inspirar!
Copo retrátil O copo retrátil foi idealizado para reduzir o lixo causado pelo uso de descartáveis e hoje também é considerado um agente de transformação de comportamento! Isso porque segundo Fernanda Cortez, quando as pessoas usam o copo, elas passam a reparar em outros lixos por elas gerados, e assim reduzem ainda mais a quantidade de resíduos em outros aspectos da vida delas, passando a ter uma consciência maior quanto ao seu papel na preservação da natureza.
Embalagens reutilizáveis
A startup americana LimeLoop utiliza discos de vinil reciclados para criar embalagens resistentes, à prova d’água e reutilizáveis. Dessa forma, quando você faz uma compra e recebe o produto em casa, é possível devolver a embalagem para que ela seja usada novamente, reduzindo a produção de lixo e o desmatamento! Em um ano, as embalagens reutilizáveis da LimeLoop já ajudaram a preservar aproximadamente 1 bilhão de árvores e 200 bilhões de galões de água.
Reciclagem de goma de mascar
Você sabe quanto custa para remover chiclete usado das ruas? Anualmente o governo do Reino Unido gasta cerca de 150 milhões de libras com esse serviço! Pensando nisso, a empresa Gumdrop teve a ideia de reciclar a goma de mascar e usá-la como matéria para novos produtos, como capa de celular ou galochas. Uma ideia simples, a partir da observação, que economiza dinheiro público, reduz o lixo das ruas e ainda gera receita para empresa!
Prato descartável feito de folhas
Na Alemanha, a geração de resíduos causados por embalagens já chegou a 220kg por pessoa! Pensando nisso, a empresa Leaf criou pratos e tigelas descartáveis cuja matéria prima é nada menos do que folhas de árvores. Diferente dos descartáveis comuns que levam cerca de 400 anos para se decomporem, os recipientes criados pela Leaf são biodegradáveis, “desaparecendo” da natureza em apenas 28 dias!
Glitter Biodegradável
Carnaval é sinônimo de festas, folia, fantasias e muito glitter! Mas, esse mesmo glitter que deixa todo mundo lindo e radiante é um resíduo muito prejudicial. Isso porque ele é feito de plástico e alumínio e, ao tomar banho para tirá-lo do corpo, esse material escorre pelo ralo, vai para o esgoto, não consegue ser filtrado (por ser menor do que cinco milímetros) e acaba poluindo rios e mares, prejudicando a fauna marinha.
Hoje, no Brasil, é possível encontrar marcas que vendem bioglitter fabricados à base de minerais e algas que não prejudicam o meio-ambiente, como é o caso da Glitra Bio, Pura Bioglitter, Com Amor Florinda e Lá do Mato.
A partir da observação e criatividade, empresas e pessoas tem encontrado meios inovadores de reduzir a produção de lixo e consequentemente o impacto ambiental. Mas essa não é uma tarefa apenas para as marcas, você também pode usar sua imaginação e criatividade e pensar em outras formas de produzir menos lixo no dia a dia ou reciclar o que produz! A questão é: o que você está fazendo para ajudar o meio-ambiente?
7 atitudes para evitar o impacto ambiental
O impacto ambiental é a alteração no meio ambiente por determinada ação ou atividade do ser humano. Ele é causado pelo desequilíbrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente. Atualmente existe uma conscientização da humanidade, e ela está determinando novos comportamentos e exigindo novas providências na gestão de recursos do meio ambiente.
Mineração
A atividade mineradora é uma causadora de vários impactos ambientais no Brasil.
O pequeno garimpo irregular pode provocar contaminação, principalmente por mercúrio, nas águas de rios, lagos e também no solo.
Exemplos de áreas que sofrem com estes problemas no Brasil: Pará (extração de bauxita, cobre, manganês, ouro e níquel), Minas Gerais (extração de ouro e manganês) e Goiás (extração de níquel e cobre).
Agropecuária
A agropecuária tem causado impactos ambientais significativos no cerrado, no pantanal e na floresta amazônica. Grandes áreas verdes têm sido desmatadas para a criação de gado e plantio de soja.
Estes problemas têm prejudicado os ecossistemas destas regiões, além de diminuir as áreas verdes que deveriam ser preservadas. Alguns climatologistas afirmam que o desmatamento na floresta amazônica pode estar relacionado com a diminuição das chuvas na região sudeste do Brasil.
Exemplos de áreas que sofrem com estes problemas no Brasil: Sul da Amazônia, norte do Pantanal Mato-grossense e norte do cerrado.
Extração de Petróleo
Esta atividade é intensa no litoral sudeste do Brasil. Acidentes em plataformas de petróleo ou navios petroleiros podem provocar sérios danos ao meio ambiente como, por exemplo, mortandade em larga escala de peixes, aves marinhas e outras espécies de animais marinhos.
Quando descartados de modo inadequado, determinados tipos de resíduos que vêm de estabelecimentos comerciais e industriais se infiltram pelo solo e podem contaminar a terra e os lençóis freáticos que abastecem as bacias hidrográficas, poluindo o meio-ambiente e água que consumimos no dia-a-dia. A natureza é uma das principais vítimas do descarte inadequado de resíduos. Rios, riachos, córregos, canais e lagoas e todos os seus ecossistemas sofrem com a poluição causada pelo acúmulo e descarte inadequado de lixo.
Em virtude da conscientização da sociedade, existem maneiras de ir contra os danos ambientais. É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como:
1. Economizar água
2. Evite o consumo exagerado de energia
3. Separar os lixos orgânicos e recicláveis
4. Diminuir o uso de automóveis
5. Consumir apenas o necessário e evitar compras compulsivas
6. Utilizar produtos ecológicos e biodegradáveis
7. Não jogar lixos nas ruas
O uso consciente dos recursos naturais, a conscientização das gerações futuras sobre a preservação ambiental e a criação de leis que garantam a preservação do meio ambiente são as principais medidas para diminuir o impacto ambiental. Como todos os desafios que encontramos, a conscientização deve começar do indivíduo e um a um partir para a sociedade. O mundo em que vivemos é repleto de coisas boas, precisamos saber aproveitar tudo o que nos é oferecido de maneira digna para criar equilíbrio entre natureza e ser humano.
Comments