top of page

8º ano C e D - Arte - 2º Bimestre - Atividade 02 - Profª Lucila

Updated: Aug 4, 2020




E.E. “Profª. Clothilde Martins Zanei”

Séries: 8º anos C e D

Disciplina: Arte

💡ATENÇÃO

✔Devolutivas das atividades por e-mail: lucilammt@gmail.com

- Por favor, no assunto do e-mail coloquem a identificação com o nome e série.

- As atividades podem ser digitadas ou escritas à caneta (para possibilitar a minha leitura).

😉 Data de Entrega: 02/07/2020




Bom pessoal, em nosso ultimo encontro iniciamos nosso estudo sobre Dança ( Danças Regionais tanto africanas quanto indígenas)

Vamos continuar esse assunto, ok?

Você já se perguntou como surge uma dança? Quem cria uma coreografia?

Na dança, assim como em outras linguagenss da Arte é produzida através de um momento de criação. Isto é, um COREÓGRAFO, vai criar uma COREOGRAFIA para uma dança a partir de uma necessidade, para um momento.



Leia a informação abaixo:

Coreografia e Coreógrafo

A coreografia é a arte da composição estética dos movimentos corporais, cuja origem se dá quando surge a necessidade de apresentar uma idéia ou sentimento a um público, através de movimentos corporais expressivos, passando de ritualísticos para cênicos ou espetaculares. A arte de coreografar se desenvolveu, paralelamente com a arte teatral, quando vai deixando de ser um ato de catarse e de elo com o divino, para servir de diversão e propagação cultural.

Os étimos gregos khorus (círculo) e graphe (escrita, representação), fundamentam a palavra coreografia. O elemento círculo é uma referência as danças circulares e a orquestra, local onde o coro teatral grego dançava. Coreografar é desenhar/gravar o espaço com o movimento corporal.

A montagem de uma coreografia exige do artista um domínio dos elementos estéticos já codificados por diversos estudiosos da dança, como o espaço, o tempo, o peso e a fluência, em relação ao corpo em movimento.

A coreografia pode ser criada como uma temática isolada, para ser apresentada de forma independente, e também pode ser produzida como parte integrante de um show musical, uma ópera, uma peça de teatro, um programa de televisão, e assim por diante. No meio acadêmico a coreografia também possui a denominação de balé, mesmo não sendo uma dança clássica.

Atividade 01

Retire do texto acima as principais informações compreendidas por você.

Continuando....

Mas não paramos por aí!!!! Observe atentamente essas lindas fotos da natureza!









Foto 01 - Fonte: Ar. Evania Escudeiro/ Jericoquara- CE/ 2019;

Foto 02 - Fonte: Água. Evania Escudeiro/ Jericoquara- CE/ 2019;

Foto 03 - Fonte: Terra . Evania Escudeiro/ Lençóis Maranhenses- MA/ 2019;

Foto 04 - Fonte: Fogo.

Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/fogo-chamas-fogueira-su%C3%A9cia-noite- 123784/. Acesso em: 18 jan. 2020;

Os coreógrafos criam seus movimentos inspirados na natureza, em textos, músicas, ideias, lembranças, vida cotidiana e na cultura de um povo, utilizando estratégias diversas de criação e improvisação. Ou seja, a fonte inspiradora é um campo muito aberto e flexível, de forma que a memória e a coleta sensorial de cada um dos envolvidos vai criando tramas que se transformarão de uma certa forma. Divida a turma em quatro grupos e distribua um tema para cada um: ar, água, terra e fogo. Inspirados nas danças de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas e matrizes pesquisadas na atividade anterior, oriente a criação e apresentação de uma coreografia. (Caderno do professor 2 º bimestre– pagina 96)

01 - Agora responda:

a) Quais cores predominam nas imagens? São cores frias ou quentes? Como elas podem ser representadas nos figurinos?

b) Quais são os movimentos que podem ser observados em cada elemento?

c) Em que aspecto os movimentos são leves ou bruscos?

02 – Atividade Desafio!!!!

Está pronto para o desafio???

Escolha uma das quatro imagens acima. Agora imagine um corpo dançando!!! Como será a dança, os movimentos, a expressão corporal nesse ambiente? Qual será a roupa, suas cores??

Bons Estudos!!!!

378 views0 comments

Recent Posts

See All

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page