Número de aulas: 8
Habilidades trabalhadas:
(EF07HI01) Explicar o significado de “modernidade e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
(EF07HI04) Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos, analisar seus significados, relacionando-os ao processo da expansão marítima.
(EF07HI10) Analisar, com base em documentos históricos, diferentes interpretações sobre as dinâmicas das sociedades americanas no período colonial, comparando informações, argumentos e pontos de vista explicitados nos diferentes tipos de fonte.
(EF07HI12) Identificar a distribuição territorial da população brasileira em diferentes épocas, considerando a diversidade étnico-racial, étnico-cultural (indígena, africana, europeia e asiática) e os interesses políticos e econômicos.
Olá! Espero que você e sua família estejam bem!
No seu caderno, coloque a data e o título: “Atividade 1: A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA AMÉRICA PORTUGUESA”.
Depois, estude o roteiro, copie e responda as questões. Não é necessário copiar os textos.
Faça as atividades que solicito no caderno, tire foto do que realizou e envie para o e-mail karina_fortunato@yahoo.com.br até 03/11.
Dúvidas também podem ser enviadas para o e-mail.
Por favor, verifique se a foto está nítida e se a letra está legível.
Faça as atividades com calma, com atenção e na ordem em que aparecem no roteiro.
É importante continuar acompanhando as aulas transmitidas pelo CMSP
Bons estudos! Continue se cuidando!
A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA AMÉRICA PORTUGUESA
Referências:
SEDUC. São Paulo Faz Escola, Caderno do Professor – Volume 3 - 7º ano – Ensino Fundamental
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 7º ano: ensino fundamental: anos finais/ Alfredo Boulos Junior. – 4 ed. – São Paulo: FTD, 2018.
I – Leitura: Vamos relembrar...
Durante as aulas presenciais e depois no ensino remoto, estudamos sobre o Feudalismo na Europa Ocidental. Você pode consultar o seu caderno de História e relembrar essas características (poder político descentralizado, comércio praticamente inexistente, feudos autossuficientes produzindo aquilo de que necessitavam, importância da agricultura, teocentrismo).
Depois vimos que o Feudalismo entrou em crise e foram renascendo o comércio e as cidades. Além do Renascimento Comercial e Urbano, houve um Renascimento Cultural/Artístico e Científico.
Neste processo todo, há uma mudança de mentalidade: não é mais a religião que explica tudo. Embora continuem acreditando em Deus, os pensadores vão buscar na ciência as respostas sobre o mundo. Por exemplo: quais são as leis que regem a natureza? Observando, estudando e fazendo experimentos, neste período foram feitas importantes descobertas científicas.
Além disso, agora o ser humano era o centro das preocupações. Isto é, o teocentrismo deu lugar ao antropocentrismo.
Essa mudança no pensamento se reflete nas artes: pinturas e esculturas, por exemplo. Se antes o ser humano pecador não poderia representar o mundo como ele é, agora no Renascimento há um realismo nas pinturas e esculturas. Isto é, buscam corresponder ou se parecer ao máximo com a realidade.
O ser humano, que é visto como obra-prima da criação, é extremamente valorizado e vemos a preocupação de representar o ser humano com perfeição e nos mínimos detalhes.
Existe, também, um resgate da cultura da Antiguidade clássica (de Grécia e Roma Antigas). Os artistas do Renascimento desprezavam a Idade Média (achavam que esse período medieval tinha sido a Idade das Trevas) e admiravam a cultura de Grécia e Roma Antigas e por isso queriam resgatar características da Idade Antiga.
No contexto de todas essas mudanças na política (com a centralização do poder e formação dos países), na economia (com o Renascimento do comércio), no modo de vida das pessoas, no pensamento e na ciência (nas técnicas, por exemplo) aconteceram as Grandes Navegações ou a Expansão Comercial e Marítima Europeia.
Interessados em chegar às Índias para comprar especiarias e revender na Europa, Portugal e Espanha empreenderam as Grandes Navegações. Os portugueses contornaram a África e conseguiram chegar às Índias. Cristóvão Colombo, navegando a serviço da Espanha, colocou em prática outro projeto para ir às Índias: considerando que a Terra é redonda, seu plano era navegar a oeste para chegar a leste. O que os europeus não sabiam era da existência do continente americano.
Em 1492, nesta viagem de Colombo, por acaso, os espanhóis descobriram a existência da América (o Novo Mundo). Os portugueses chegariam ao Brasil em 1500.
Quando chegaram à América, os europeus encontraram-na habitada por diversos povos indígenas diferentes. Porém, chamaram os povos originários genericamente de “índios”, pensando que tivessem chegado às Índias e como se os indígenas fossem todos iguais.
Embora os europeus tenham se deparado com povos diversos, cada povo com sua organização e até com impérios (como o asteca e o inca) e com cidades até mesmo maiores e mais organizadas do que as maiores e mais importantes cidades europeias da época, os europeus olharam os povos indígenas com preconceito e consideraram os indígenas inferiores a eles. Os europeus achavam que apenas eles sabiam o que era bom, belo e justo.
II – Leitura de letras de música: Pindorama e Chegança
Sobre a chegada dos europeus à América, leia as letras de música colocadas a seguir.
A primeira é “Pindorama”, da dupla Palavra Cantada. A segunda é “Chegança”, de Antônio Nóbrega.
Pindorama foi o primeiro nome dado ao Brasil, quando ainda era habitado exclusivamente por indígenas.
Ao ler a letra da música “Chegança” procure observar inclusive nomes de alguns dos inúmeros povos indígenas que já habitavam Pindorama (ou o que seria o Brasil) antes da chegada dos portugueses.
III – Atividade COMPLEMENTAR (Não obrigatória): Escuta das músicas
Se puder e desejar escutar as músicas da atividade anterior, você pode acessar os links seguintes:
Pindorama, vídeo publicado no canal do YouTube Palavra Cantada Oficial e disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O1Xa_MDDHOg
Chegança, vídeo publicado no canal do YouTube Túlio Villaça e disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vIwP2TsKee4
IV – Observação de mapas
A conquista da América pelos europeus teve um impacto muito significativo nas populações indígenas.
V – Atividade COMPLEMENTAR (Não obrigatória):
Se quiser saber mais sobre os povos indígenas no Brasil no passado e no presente, acesse os sites indicados:
Instituto Socioambiental: https://www.socioambiental.org/pt-br
Povos Indígenas no Brasil: https://pib.socioambiental.org/pt/P%C3%A1gina_principal
Povos indígenas no Brasil Mirim: https://mirim.org/
VI – Expansão das fronteiras: Entradas, Bandeiras e União Ibérica
O Tratado de Tordesilhas dividiu as terras encontradas entre Portugal e Espanha. Mas o território da América Portuguesa avançou além do Tratado de Tordesilhas. Entenda a importância da União Ibérica, das Entradas e Bandeiras neste processo:
Tanto as entradas como as bandeiras eram expedições para reconhecer o território e buscar riquezas, principalmente metais e pedras preciosas. As Entradas partiam de diversas partes da América Portuguesa e em sua maioria tinham iniciativa oficial (e, portanto, patrocínio oficial, do império português). As Bandeiras partiam de São Paulo e não eram patrocinadas por Portugal, eram feitas por iniciativa de particulares, com recursos próprios.
As Bandeiras avançaram nos territórios que pertenciam à Espanha e percorrer/explorar esses territórios acabou garantindo a expansão e a conquista do território brasileiro.
VII – Formação do território brasileiro e diversidade étnica
O canal IBGE Brasil 500 anos apresenta um panorama sobre a formação e o povoamento do território brasileiro, com ênfase nas contribuições prestadas por distintos grupos étnicos.
Você pode obter muitas informações acessando o site https://brasil500anos.ibge.gov.br/
O gráfico e a linha do tempo abaixo foram extraídos deste canal.
Lá você pode acessar a linha do tempo de modo interativo: https://brasil500anos.ibge.gov.br/
Após o estudo de todo o roteiro, copie e responda as questões:
1. Escolha a única alternativa ERRADA:
a) Pindorama foi o primeiro nome dado ao Brasil, quando ainda era habitado exclusivamente por indígenas.
b) Os portugueses e espanhóis se lançaram às navegações para chegar às Índias, interessados no comércio de especiarias.
c) Em 1492 os espanhóis fizeram uma viagem com a intenção de verificar se existiam terras além da África, da Ásia e da Europa.
d) Quando chegaram à América, os europeus encontraram uma variedade de povos que já habitavam essas terras.
e) O domínio europeu na América teve um grande impacto nas populações indígenas.
2. Qual foi a importância das Entradas, das Bandeiras e da União Ibérica na formação do território do que seria o Brasil?
3. Observe o gráfico “estatísticas do povoamento” e a linha do tempo de 1500 a 1960 e responda as questões:
a) Identifique no gráfico qual é o período em que a imigração para o Brasil é maior.
b) Localize na linha do tempo o acontecimento que ajuda a explicar esse auge (este momento máximo) da imigração.
4. Existe uma grande diversidade étnica na formação do povo brasileiro. Antes de os europeus chegarem, o continente americano era habitado por diversos povos indígenas. Depois, no contexto das Grandes Navegações, chegaram os portugueses e espanhóis. Durante a colonização, também foram trazidos africanos como escravizados. E, ao longo da história do Brasil, o país recebeu imigrantes de vários países.
a) Identifique na música “Chegança” alguns povos indígenas que habitavam a América antes da chegada dos europeus.
b) Na linha do tempo de 1500 a 1960, identifique imigrantes de, pelo menos, 3 países diferentes que vieram ao Brasil. Por exemplo, no ano de 1612 a linha do tempo aponta a presença de franceses.
Comments