Número de aulas: 8
Habilidade trabalhada: (EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, trocas comerciais, confrontos e resistências.
Revisão das habilidades EF07HI02, EF07HI03 e EF07HI09.
Olá! Espero que você e sua família estejam bem!
No seu caderno, coloque a data e o título: “Atividade 4: Formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista”.
Faça as atividades que solicito no caderno, tire foto do que realizou e envie para o e-mail karina_fortunato@yahoo.com.br até 04/08.
Por favor, verifique se a foto está nítida e se a letra está legível.
Observações:
- Mesmo que não consiga enviar as fotos, faça a atividade no caderno;
- Se não conseguir anexar as fotos no e-mail, pode copiar as respostas no próprio e-mail.
- ATENÇÃO: Observe o enunciado de cada atividade. Não precisa copiar no caderno aquilo que eu pedir apenas para ler, observar ou refletir.
- É importante fazer todas as atividades com atenção e na ordem em que aparecem no roteiro.
Os textos explicativos foram elaborados com base nos seguintes livros:
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 6º ano: ensino fundamental: anos finais/ Alfredo Boulos Júnior. – 4ª ed. – São Paulo: FTD, 2018. p. 107-126.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 7º ano: ensino fundamental: anos finais/ Alfredo Boulos Júnior. – 4ª ed. – São Paulo: FTD, 2018. p. 134-152.
SILVA, Janice Theodoro da. Descobrimentos e Renascimento. São Paulo: Contexto, 1991.
SILVA, Janice Theodoro da. Descobrimentos e colonização. [S.l: s.n.], 1991.
Não deixe de assistir as aulas transmitidas pelo CMSP.
Bons estudos!
FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DAS SOCIEDADES AMERICANAS NO TEMPO DA CONQUISTA
1. Leia os itens abaixo para relembrar acontecimentos e temas que estudamos:
· Ao longo do século XV os europeus se lançaram às navegações. Isto foi possível graças a conhecimentos e instrumentos que desenvolveram.
· O objetivo das navegações de Portugal e Espanha era chegar às Índias (no Oriente) para comprar especiarias e comercializar na Europa.
· Durante estas navegações, os europeus descobriram que existia um continente até então desconhecido por eles, um “Novo Mundo”: a América. Os espanhóis chegaram à América por acaso em 1492 na viagem comandada por Cristóvão Colombo. Em 1500 os portugueses chegaram ao Brasil.
· O acordo conhecido como Tratado de Tordesilhas determinou quais terras achadas pertenceriam aos portugueses e quais terras pertenceriam aos espanhóis.
(imagem extraída de: http://www.fafich.ufmg.br/pae/colonia/cinema/Caramuru/Extras/Tordesilhas.htm)
· Mas quando os europeus chegaram à América, o continente já era habitado por milhões de indígenas.
· Os europeus chamaram os habitantes do Novo Mundo de “índios”, já que pensaram ter desembarcado nas Índias.
· A palavra índio dá a impressão de que todos eram iguais, mas isso não é verdade.
· Havia uma diversidade enorme de povos indígenas em toda a América, que poderiam ser diferentes entre si fisicamente, nos costumes, na língua e no modo de viver.
· A enorme riqueza que existia na América (inclusive ouro e prata) despertou o interesse dos espanhóis em conquistar o território.
· Podemos destacar como fatores que ajudaram na conquista da América pelos espanhóis: as doenças que foram trazidas para a América junto com os europeus e para as quais os indígenas não possuíam anticorpos; as armas usadas pelos europeus e os acordos que foram feitos entre alguns povos indígenas e os espanhóis.
Os espanhóis procuraram saber sobre os astecas e incas (dois povos que dominavam outros povos indígenas) e se aproveitaram do que descobriram: que havia inimizades e rivalidades entre indígenas e que existiam povos que queriam se libertar do domínio asteca e do domínio inca.
· Os portugueses também se declararam donos do Brasil e procuraram conquistar o território. Também existiram grupos indígenas que se aliaram aos portugueses.
· Houve muitos povos indígenas que resistiram à dominação dos europeus e que lutaram contra eles.
· Mesmo depois da conquista da América, os povos indígenas continuaram resistindo de diversas formas. Os europeus tentaram impor sua língua, religião e cultura porque achavam que os indígenas eram inferiores a eles.
2. Vamos fazer uma revisão sobre os maias, astecas e incas. Leia atentamente as explicações abaixo.
Maias
A civilização maia teve início nas montanhas da Guatemala. Depois ocuparam onde hoje é o sul do México, Belize, parte de Honduras e de El Salvador.
Inicialmente, os maias viveram da caça, da pesca e da coleta. Depois, passaram a cultivar plantas. A agricultura era extremamente importante para os maias e a base da sua alimentação era o milho. Cultivavam também feijão, abóbora, algodão, cacau e abacate.
Excelentes construtores, os maias desenvolveram um eficiente tipo de cimento, capaz de colar as grossas pedras que usavam em suas construções.
Eles construíram grandes e exuberantes cidades, como Copán, Chichén-Itzá, Palenque e Tikal. Nelas havia palácios, estradas, pirâmides e templos erguidos no topo de pirâmides.
Estas cidades eram independentes umas das outras. Cada uma tinha governo, leis e costumes próprios. O que elas tinham em comum era a língua que falavam, o culto aos mesmos deuses e os saberes que possuíam e técnicas que utilizavam.
Os maias possuíam conhecimentos de engenharia e cálculo e também se destacaram na astronomia. A partir de seu conhecimento na astronomia desenvolveram dois calendários que utilizavam ao mesmo tempo e que se cruzavam de 52 em 52 anos.
A partir do ano 900, os maias abandonaram suas cidades e se espalharam pela Mesoamérica. Mas os motivos que levaram a isso são desconhecidos.
Astecas
O povo asteca teve origem na América do Norte, mas migrou para o Vale do México. No Vale do México os astecas fundaram a cidade de Tenochtitlán. Por uma questão de localização, há muito da cultura maia presente como influência na cultura asteca.
Os astecas foram dominando outros povos indígenas e formaram um grande império.
Quando os espanhóis chegaram, eles ficaram admirados com a cidade de Tenochtitlán. Não havia em país nenhum da Europa uma cidade como aquela, tão grande, bonita e organizada! O esplendor dessa cidade também indica conhecimentos, habilidades e técnicas que os astecas possuíam em engenharia e matemática.
Ela tinha templos, ruas retas e amplas e um mercado rico e movimentado. Era cortada por canais (por onde circulavam barcos cheios de mercadorias) e aquedutos, que traziam água doce das montanhas.
Os astecas apreciavam esportes e, inclusive, praticavam jogo com bola. A partir do conhecimento da natureza, desenvolveram remédios e tratamentos contra doenças.
Incas
Os incas viviam na região dos Andes. Por volta de 1400 viviam da agricultura e da criação de animais nas terras altas na cidade de Cuzco, no atual Peru.
Ao longo do tempo, os incas foram aumentando as áreas dominadas por eles. Isso aconteceu através de guerras ou de alianças com outros povos indígenas. Em meados do século XV os incas já haviam formado um império que, com o tempo, se tornou o maior império indígena da América.
Suas principais cidades foram Machu Picchu e Cuzco. A complexidade que se vê na construção de Machu Picchu, a eficiência do sistema de esgotos e de abastecimento de água de Cuzco são exemplos dos conhecimentos e das técnicas elaboradas de construção que os incas possuíam.
Os incas não desenvolveram um sistema de escrita, mas possuíam uma forma de registro que era o quipu (um cordão na horizontal no qual eram pendurados vários cordões na vertical). Os nós no quipu indicavam números (quantidades e datas). Sua existência é mais uma evidência dos conhecimentos matemáticos dos incas.
3. Observe a organização social dos astecas, maias e incas. Explicação extraída do Caderno do Professor do 2º bimestre:
4. Veja o esquema ilustrativo da organização social dos maias e astecas, elaborado e disponibilizado pelo professor Carlos Néri em aula transmitida pelo CMSP:
Elabore um esquema em forma de pirâmide (assim como o professor Carlos Néri fez) que mostre a estrutura social dos incas. Para isso, utilize a explicação que foi colocada anteriormente neste roteiro (na atividade 3), onde estão informações sobre a organização social dos incas.
5. Leia o texto abaixo com atenção e depois copie e responda as questões:
a) Que história o texto conta?
b) O texto explica uma forma de resistência cultural dos indígenas, no âmbito religioso. Como era esse modo de resistir?
6. Leia atentamente o texto abaixo. Depois copie e responda as questões.
a) Localize no texto e copie o trecho que mostra os conhecimentos e técnicas que os povos indígenas possuíam.
b) A partir da leitura do texto, é possível afirmar que os indígenas aceitaram passivamente (ou seja, sem resistência) a conquista espanhola? Justifique sua resposta usando o texto.
Comments