Postado por Mazé
E.E. “Profª. Clothilde Martins Zanei ”
Séries: 6ª A, 6ª B e 6ªC
Disciplina: Arte
ATENÇÃO
✔Devolutivas das atividades por e-mail: professoramaze2020arte@gmail.com
Por favor, no assunto do e-mail coloquem uma identificação com o nome e a série.😉
As atividades podem ser digitadas ou escritas à caneta (para possibilitar a minha leitura).
Data de entrega: 17/07/2020
Linguagem da Dança
Bumba meu boi
Leitura!
Festival de Parintins
Fonte da imagem - https://www.facebook.com/BoiCaprichosoEBoiGarantido/
O Festival Folclórico de Parintins é um evento que acontece anualmente na última semana do mês de junho, na cidade de Parintins, no estado do Amazonas. A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O festejo ocorre desde 1.965 e é muito popular na região, atraindo também, pessoas de todo Brasil e de outros países. Tradicionalmente é realizada no Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, em Parintins. O local mais conhecido como Bumbódromo, possui o formato de cabeça de boi e tem capacidade de reunir 35 mil pessoas.
O público fica na arquibancada apreciando os desfiles e torcendo pelos seus candidatos favoritos. Os concorrentes são dois bois, o boi Caprichoso e o boi Garantido. São bois alegóricos, confeccionados com riqueza de detalhes e graciosidade.
Cada boi já possui uma cor definida, ou seja, o Caprichoso sempre se destacando com a cor azul e o Garantido, com a cor vermelha. Os bois são acompanhados por seus grupos, que reúnem cerca de 4 mil integrantes cada.
As apresentações são realizadas durante três noites seguidas (sexta-feira, sábado e domingo), podendo cada uma delas ter no máximo 2h30 e no mínimo 2h. A equipe que não cumprir este tempo estabelecido, é punida com perda de pontuação.
O festival remete à lembrança de escolas de samba em época de carnaval, pois os processos são semelhantes. Os desfiles abrangem fantasias, adereços, temáticas com alas e alegorias, mestre de cerimônias (apresentador) que narra o enredo, músicas e entre outros aspectos. Os destaques são a porta-estandarte (carrega o símbolo do boi) e a cunhã poranga (representa a índia mais bonita da tribo).
A comissão de jurados é formada por nove pessoas, geralmente com conhecimento em antropologia e folclore. As notas são atribuídas à diversos itens individuais e coletivos. A apuração dos pontos e o anúncio do boi vencedor são sempre divulgados na segunda-feira.
Os itens individuais avaliados são: apresentador, bateria do bumbá, levantador de toadas, cunhã poranga, rainha do folclore, sinhazinha da fazenda, pajé, porta-estandarte e amo do boi.
Os itens coletivos avaliados são: boi bumbá evolução, bateria dos bumbás, ritual indígena, toada (letra e música), tribos indígenas, tuxauas (chefe da tribo e personagem caboclo), figura típica regional, alegorias, lenda amazônica, vaqueirada, galera, coreografia coletiva e organização do conjunto folclórico.
O vencedor comemora o título desfilando pelas ruas de Parintins. Logo depois, a comissão de Arte dos bumbás já começa os preparativos para o próximo ano.
Festival Folclórico de Parintins possui grande repercussão. As músicas dos bois são lançadas em CD e DVD, onde algumas delas já tornaram-se conhecidas popularmente. O município em época de festival aumenta significativamente o número de turistas. Para os interessados e curiosos que não podem comparecer, o evento também é transmitido por algumas emissoras de televisão e pela internet.
Fonte de pesquisa: https://www.infoescola.com/folclore/festival-de-parintins/
Curiosidade:
Para saber mais sobre o Festival de Parintins segue a página – Link https://www.festivaldeparintins.com.br/
Atividade 3
Proposta 1: Reveja a lista das danças folclóricas estudas abaixo:
- Samba de Roda
- Frevo
- Chula
- Ciranda
- Baião
- Jongo
- Carimbó
- Bumba meu Boi
- Maracatu
- Quadrilha
- Xaxado
A partir da lista acima foi selecionado duas danças para você analisar: o Samba de Roda e o Bumba Meu Boi. Pesquise sobre essas danças na internet e depois responda o quadro com o que se pede:
Proposta 2:
Agora, vamos revisar os objetos de conhecimentos e os elementos da linguagem criados por Rudolf Laban.
RUDOLF LABAN (1879-1958)
Foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos exemplificar com imagens na sequência.
● Fatores do movimento da dança: tempo, peso, fluência e espaço. Dos 4 fatores vamos destacar o tempo:
Fonte: Adaptado de Laban (1978)
Fig.1 - Rápido
Fig.2 - Moderado
Fig.3 e Fig.4 - Lento
Figuras 1 a 3 – Fonte: http://www.dreamstime.com
Proposta 3: Observe os movimentos corporais dos bonequinhos abaixo. Selecione os movimentos que você mais se identifica na dança e elabore a sua sequência. Você poderá cortar e colar na sequência aqueles movimentos que você selecionou ou ainda poderá desenhá-los. Organize tudo na próxima página. Capriche na dança!
Fonte da imagem: http://www.dreamstime.com
...................................................................................................................................................
Bons Estudos!
Comments