top of page

3º ANO C - LÍNGUA PORTUGUESA - ATV 8 - PROF° MICAEL - 2º BIMESTRE 2021

Boa tarde, galera!


O prazo desta atividade vai até dia 25/06 (sexta-feira).


As questões e as respostas podem ser escritas num documento "word" que deve ser renomeado com o nome e serie do aluno (Exemplo: MICAEL_SAMEQUE_3TERMOA), também pode ser elaboradas como texto corrido no corpo do e-mail, ou se optarem pela impressão, respondam, fotografem e enviem as imagens no e-mail <sameque@prof.educacao.sp.gov.br>


Não esqueçam de especificar no assunto do e-mail, de qual atividade se trata (o número e o tema estão em azul, geralmente no topo do documento).

Estarei a disposição.



Micael Sâmeque

(11) 9 6359-7501



ATIVIDADE 9: PRA COMEÇO DE CONVERSA...


1. O que você pensa sobre isso?

a. Para você, o que é amor?



b. Como você caracteriza esse sentimento? Podemos dizer que existem várias formas de amar? Por quê?



2. Hora da leitura Leia os fragmentos a seguir para responder ao que se pede.


Texto 1

LIRA XXI

(...)

Saio da minha cabana

sem reparar no que faço;

busco o sítio aonde moras,

suspendo defronte o passo.


Fito os olhos na janela;

aonde, Marília bela,

tu chegas ao fim do dia;

se alguém passa e te saúda,

bem que seja cortesia,

se acende na face a cor.

Que efeitos são os que sinto?

Serão efeitos de Amor?


Se estou, Marília, contigo,

não tenho um leve cuidado;

nem me lembra se são horas

de levar à fonte o gado.


Se vivo de ti distante,

ao minuto, ao breve instante

finge um dia o meu desgosto;

jamais, Pastora, te vejo

que em teu semblante composto

não veja graça maior.

Que efeitos são os que sinto?

Serão efeitos de Amor?


Se geme o bufo agoureiro,

Só Marília me desvela,

Enche-se o peito de mágoa,

E não sei a causa dela.


Mal durmo, Marília, sonho

Que fero leão medonho

Te devora nos meus braços:

Gela-se o sangue nas veias,

E solto do sono os laços

À força da imensa dor.

Ah! que os efeitos, que sinto,

Só são efeitos de Amor.

GONZAGA, Tomás. A. Marília de Dirceu.


Texto 2

Este inferno de amar


Este inferno de amar – como eu amo! –

Quem mo pôs aqui n’alma... quem foi?

Esta chama que alenta e consome,

Que é a vida – e que a vida destrói –

Como é que se veio atear,

Quando – ai quando se há de apagar?

Eu não sei, não me lembra: o passado,

A outra vida que dantes vivi

Era um sonho talvez – foi um sonho –

Em que paz tão serena a dormi!

Oh! Que doce era aquele sonhar...

Quem me veio, ai de mim! Despertar?

Só me lembra que um dia formoso

Eu passei... dava o Sol tanta luz!

E os meus olhos, que vagos giravam,

Em seus olhos ardentes os pus.

Que fez ela? eu que fiz? – Não sei;

Mas nessa hora a viver comecei...

GARRET, A. Este inferno de amar. In: Folhas caídas.


3. Vamos conversar?

a. Você já conhecia os textos lidos?



b. Você já leu ou já estudou sobre os autores dos textos?



c. De que trata os textos?



d. Considerando que os textos tratam da mesma temática, podemos dizer que os autores apresentam uma mesma opinião sobre o assunto ou não? Por quê?




Boa semana!!!

36 views0 comments

Recent Posts

See All

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page