top of page
Writer's pictureClothilde M. ZANEI

3ªC e 3ªD - ARTE - ATIVIDADE 1 – PROFESSORA MAZÉ - BIMESTRE FINAL

Updated: Jan 29, 2021

Postado por Mazé

E.E. “Profª. Clothilde Martins Zanei”

Série: 3ªC e 3ªD

Disciplina: Arte

ATENÇÃO!

- Devolutivas das atividades por e-mail: professoramaze2020arte@gmail.com

- Por favor, no assunto do e-mail coloquem a identificação com o nome e série.

- As atividades podem ser digitadas ou escritas à caneta (para possibilitar a minha leitura).

Data de Entrega: 06/11/2020.

Bimestre FINAL

O Teatro no Brasil

Uma das primeiras manifestações do teatro no Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. O padre Anchieta é um dos principais jesuítas que utilizou estes tipos de representações que eram chamadas de teatro de catequese. Esse teatro possuía uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram encenadas em praças, ruas, colégios entre outros.

Já no século XVII, além do teatro de catequese emerge outros tipos de teatros que celebram festas populares e acontecimentos políticos, alguns lembram muito o carnaval como conhecemos hoje, as pessoas saíam às ruas para comemorações vestidas com adereços, desfilando mascaradas, dançando, cantando e tocando instrumentos.

Com a chegada da família real no Brasil, em 1808, o teatro dá um grande salto. D. João VI assina um decreto de 28 de maio de 1810 que reconhece a necessidade da construção de "teatros decentes" para a nobreza que necessitava de diversão. Grandes espetáculos começaram a chegar no Brasil porém, além de serem estrangeiros e refletirem os gostos europeus da época eram somente para os aristocratas e o povo não tinha qualquer participação, o teatro não tinha uma identidade brasileira.

No século XIX o teatro brasileiro começa a se configurar e um grande marco foi a representação da tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição de Gonçalves Magalhães em 13 de março de 1838. Esse drama foi encenado por uma companhia genuinamente brasileira, com atores e propósitos nacionalistas formado pelo ator João Caetano. Nessa época surgem as Comédias de Costume com o escritor teatral Luíz Carlos Martins Pena que buscava em fatos da época situações para arrancar da plateia muitos risos. Muitos autores teatrais surgiram como Antônio Gonçalves Dias, Manuel Antônio Àlvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Luís Antônio Burgain, Manuel de Araújo Porto Alegre, Joaquim Norberto da Silva, Antônio Gonçalves Teixeira e Souza, Agrário de Menezes, Barata Ribeiro, Luigi Vicenzo de Simoni e Francisco José Pinheiro Guimarães. Em 1855 surge o teatro realista no Brasil, o teatro deixa de lado os dramalhões e visa o debate de temas atuais, problemas sociais e conflitos psicológicos tentando mostras e revelar o cotidiano da sociedade, o amor adúltero, a falsidade e o egoísmo humanos. Um dos mais importantes autores dessa época é Joaquim Manoel de Macedo, autor da obra-prima A Moreninha, de Arthur Azevedo. A Semana de Arte Moderna de 1922, que foi um marco para as artes não abrangeu o teatro que ficou esquecido, adormecido por longos anos. A renovação do teatro brasileiro veio em 1943, com a estreia de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, sob a direção de Ziembinski, que escandalizou o público e modernizou o palco brasileiro. Vestido de Noiva fez um grande sucesso assim como o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.

Vale destacar Teatro Brasileiro de Comédia formado por grandes artistas como Cacilda Becker, Tônia Carrero, Sérgio Cardoso, Paulo Autran, Fernanda Montenegro, entre outros e o Teatro de Arena que encenou a peça Eles Não Usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, em 1958, um grande sucesso.

Com o golpe militar em 1964 veio a censura e um número enorme de peças foram proibidas e somente a partir dos anos 70 o teatro novamente ressurge mostrando produções constantes.

Improvisação teatral

Na vida, brincamos desde cedo a criar histórias, nos fantasiar e, sem nada e com nossos brinquedos, criamos mundos e situações que parecem tiradas de filmes ou contos shakespearianos. O que não sabemos, na verdade, é que, desde cedo, estamos improvisando e esse improviso, essa técnica, é empregada nos palcos e é até um estilo próprio.

O Teatro de improviso é um teatro todo, ou parcialmente, baseado na técnica de improvisar, ao invés de se basear na dramaturgia, com o propósito de atingir uma criação com maior espontaneidade e criar uma história única e de momento.

Nesse estilo de teatro, não existe uma fórmula Pode ser entregue um roteiro, que compõe somente as ações do personagem e a história da peça e o ator tem total liberdade de interpretar a partir de personagens previamente estudados e conhecidos, como é o caso da Commedia dell’arte ou através de jogos dramáticos com temas escolhidos previamente até a improvisação total de movimento e voz, que seria a expressão corporal.

A técnica de improviso é usada no teatro desde suas raízes, passando pela Commedia dell’arte, que era chamada de Commedia all improviso e não teve nenhuma dramaturgia por séculos. Uma das peças de improvisação mais famosas chama-se L’ Improm de Versalles, de Moilère. A peça foi uma das primeiras a utilizar trabalhar a improvisação no palco, se tornando base para peças de improviso.

O improviso é usado muitas vezes também para criar situações inesperadas dentro da dramaturgia. No teatro, é comum o ator usar do improviso como muleta quando esquece da fala ou se quiser acrescentar algo numa situação já estabelecida, querendo criar uma reação diferente de seu companheiro de cena e do público.

Na atualidade, os espetáculos de comédia de improviso são muito populares no Brasil e no mundo. Grupos como Barbixas, Z.É., e até mesmo comediantes de stand-up fazem muito sucesso criando situações em que o público sugere temas e locais e eles improvisam em cima.

Texto por: Roberto Dalessio


Performance

O artista de circo realiza uma performance que exige de seu corpo tanto quanto um atleta exigindo o máximo de seu próprio desempenho físico. O circo impõe uma condição de vida e treinamentos muito intensos. O desempenho deste artista quanto, acrobata, malabarista ou ator, confere ao corpo um lugar essencial, a matriz do circo é o corpo.

“A performance nasceu na década de 1960, o artista utiliza o seu corpo para interagir com o público e ambiente em tempo real: a obra é a ação proposta pelo artista. Há em geral liberdade para imprevistos, mesmo com o planejamento do que o artista fará ou com uma reação do público já esperada. Performances podem ocorrer em qualquer espaço, sejam circos, ruas ou casas, por exemplo. Há casos em que os protagonistas das performances são os próprios artistas, e outros em que elas são ensaiadas para serem realizadas por atores”.

(Fonte de pesquisa: ROSA, Nereide Schilaro Santa & ROSA, Santa Schilaro Tatiane. Arte Contemporânea no Brasil Do Final do Século XX ao Início do Século XXI. VER E PENSAR. p.51. Edições Pinakotheke. 2015.)

Esquete - Uma esquete tende a ser um cena bem curta, ou mesmo um pequeno conjunto de poucas cenas curta em teatro, circo ou performance.

Atividade 1

1- Pesquisar e resumir a história da Commedia dell’arte – Teatro. Quais as principais características do teatro Commedia dell’arte?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Quais são as principais características do teatro contemporâneo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Faça um resumo sobre a história e as principais características do Stand-up no Brasil. Quais atores se destacam?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

75 views0 comments

Recent Posts

See All

LIMPEZA DO SITE

POSTADO POR DMB PROFESSORES, ENCAMINHEM AS POSTAGENS DE 2020 NA CATEGORIA ENCERRADAS 4 E NÃO ESQUEÇAM DE RETIRÁ-LAS DE SUA DISCIPLINA.

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page