top of page

3ªC; 3ªD; IIIT.A e IIIT.B - ARTE - 2º Bimestre - Atividade 3 – MAZÉ

Updated: Jul 31, 2020

Postado por Professora: Mazé


E.E. “Profª. Clothilde Martins Zanei”

Séries: 3ªC; 3ªD; III T.A e III T.B

Disciplina: Arte

💡ATENÇÃO

✔Devolutivas das atividades por e-mail: professoramaze2020arte@gmail.com

- Por favor, no assunto do e-mail coloquem a identificação com o nome e série.

- As atividades podem ser digitadas ou escritas à caneta (para possibilitar a minha leitura).

😉 Data de Entrega: 17/07/2020


Dança e a Tecnologia na Arte

PROPOSTA 1 - LEITURA


PROJETO


Dança em foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança



Dança em foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança, nasceu em 2003, no Rio de Janeiro, como o primeiro evento brasileiro de desenvolvimento da interface entre o vídeo e a dança; hoje, é reconhecido como um dos principais festivais de filmes de dança do mundo. Através de suas ações, ele se firmou como ponto de referência e o principal contexto para a divulgação e desenvolvimento da produção de videodança no país. Desde sua criação, o dança em foco partiu do Rio para o mundo, realizando 38 edições em 13 capitais e atingindo um público de mais de 20 mil pessoas em suas atividades presenciais, somadas a centenas de milhares que acompanham o festival anualmente pela internet e, desde 2014, pela Curta!TV.

Uma forma artística em pleno desenvolvimento em vários países do mundo, a videodança une tecnologia, dança e cinema em obras criadas para a tela e que circulam por festivais, internet e televisão. A história do desenvolvimento da videodança no Brasil se confunde com a história do dança em foco, que com suas atividades formativas espalhadas pelo país, realizou mais de 50 oficinas de criação com os melhores profissionais e artistas do mundo, além de mais de 80 palestras e debates, e da publicação de 5 livros, com 34 textos de autores nacionais e internacionais.

A videodança é definitivamente o veículo de maior alcance para a coreografia contemporânea e seu espaço no cenário artístico nacional e internacional cresce visivelmente. Já exibimos mais de 3000 trabalhos, apoiamos a criação de 16 obras nacionais e 5 internacionais. Exibimos obras de nossos criadores em 96 festivais por todo o mundo.

Promover e desenvolver a criação nacional fora do país também é um dos nossos objetivos. Para isso fundamos e colaboramos com dezenas de organizações e festivais pelo mundo. Em 2004 fundamos o ‘Circuito Mercosul de Videodança’, depois o ‘Fórum Latino-Americano de Videodança’ e em 2016 a ‘Rede Ibero-Americana de Videodança’. Além disso, criamos plataformas de apoio à produção e premiação junto a organizações na França, Bélgica e Reino Unido.

Em 2018, o festival recria-se com sua primeira edição on-line. Recria-se, portanto, com a geografia, a cronologia e o alcance expandidos, próprios a este espaço virtual.

_________________________________________________________________________

Sugestões de vídeos :

Direção: Marites Carino

Coreografia: Emmanuelle Lê Phan

Canadá 2018 (6’50”)

Inspirado na arte japonesa de Origami, o curta-metragem ecoa a geometria e sua complexidade de dobramento. Coreografado e interpretado por Emmanuelle Lê Phan (Tentacle Tribe) acompanhada pelas dançarinas Victoria Mackenzie e Marie-Reine Kabasha, os movimentos do trio evoluem da simplicidade escassa à complexidade extrema.

Direção: Nicola Hepp

Coreografia: Jason Mabana

Holanda 2019 (3’32”)

Um homem e uma mulher juntos sozinhos em um relacionamento que parece esgotar os dois. Este é o começo do fim para eles?

 

Proposta 2 – Leitura


“As maiores inovações na arte de movimentar o corpo começaram a aparecer na década de 1960, sob o comando do coreógrafo estadunidense Merce Cunningham. Merce, que faleceu em 2009, se uniu a outro vanguardista, o músico John Cage, e desenvolveu uma série de experiências em que dança e música interagiam de formas inusitadas. “Com essa dupla, a cena passou a ser o local de encontro para essas artes. Muitas vezes, o bailarino não sabia qual música iria dançar e o compositor não tinha ideia sobre a coreografia que iria encontrar”, explica a professora Sílvia Geraldi, da Universidade Anhembi-Morumbi” Fonte de pesquisa :

Atividade 3


Você sabia:


Que o “Festival Internacional de Vídeo & Dança nasceu em 2003, no Rio de Janeiro, como o primeiro evento brasileiro de desenvolvimento da interface entre o vídeo e a dança; hoje, é reconhecido como um dos principais festivais de filmes de dança do mundo. Através de suas ações, ele se firmou como ponto de referência e o principal contexto para a divulgação e desenvolvimento da produção de vídeodança no país. ”


 Desafio 

Roteiro:

1- A partir do projeto “Festival Internacional de Vídeo & Dança” investigue o tema: "Vídeodança". Pesquise mais sobre o Festival Internacional de Vídeo & Dança– Selecione imagens relacionadas ao Festival Internacional de Vídeo&Dança.

2- Leia mais sobre – Videodança:

Definição

A videodança é um produto híbrido realizado com a mistura entre o audiovisual e a dança e tem como principal elemento o movimento. É diferente do mero registro documental de um espetáculo porque pressupõe uma adaptação do que é captado do palco para a linguagem televisiva ou a criação de danças concebidas especialmente para a projeção na tela. Isso significa que os movimentos da câmera – travellings, panorâmicas, zoom in, zoom out –, assim como a escolha dos planos, a montagem e a edição das cenas são tão importantes para o resultado final quanto os movimentos capturados pelas lentes. Com isso, o vídeo deixa de ser apenas meio para se transformar em um “sistema de expressão”, conforme descreve o pesquisador Arlindo Machado (1949). Apesar de adotar o termo “vídeo” em sua nomenclatura, a videodança pode ser produzida tanto no meio eletrônico e digital quanto em película cinematográfica.

  • Afinal, o que mais você descobriu sobre o videodança?


3- Mayara Deren:


“Reconhecidamente pioneira no campo da dança no cinema, Maya Deren é considerada uma das maiores e mais influentes cineastas do cinema experimental.” – Faça uma breve conclusão sobre a Maya Deren a partir da leitura do link -


Bom Estudo!

100 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page