top of page

3A, 3B, 3C, 3D - BIOLOGIA - 2°BIMESTRE - ATIVIDADE 2 - ELAINE

Updated: Aug 3, 2020

Postado por Elaine


Segue abaixo comunicado sobre as inscrições para o EJA no segundo semestre. Caso você conheça alguém que ainda não terminou os estudos indique nossa escola.




ESTOU AGUARDANDO A ENTREGA DA ATIVIDADE 1


ATIVIDADE 2

Roteiro de estudos

- As atividades devem ser desenvolvidas no caderno;

- Textos e questões (quando houver) podem ser impressos e colados no caderno ou copiados;

-Os vídeos são opcionais para complemento da aula. Caso você tenha dificuldade em assistir os vídeos responda usando somente os textos.

- Após finalizar a atividade enviar foto para o e-mail profbioelaine@outlook.com;

-Caso tenham dúvidas podem perguntar no e-mail ou nos comentários no fim dessa página.

OBS. No assunto do e-mail coloquem nome, série e identifiquem a atividade realizada.

Entrega até 06/07/2020

Tema: Angiospermas

Leia o texto para responder as questões


Angiospermas

A conquista definitiva do ambiente terrestre na evolução dos vegetais ocorre com as angiospermas, pois apresentam maior grau de complexidade, maior diversidade de formas e grande distribuição geográfica. O domínio do ambiente terrestre por estas plantas se iniciou há cerca de 100 milhões de anos, permanecendo até hoje. Elas possuem uma grande diversidade em forma e tamanho, desde árvores com mais de 100 metros de altura até plantas aquáticas com poucos milímetros de comprimento. Este grupo também inclui ervas, gramas, arbustos, trepadeiras e cipós. Quanto ao modo de nutrição, quase todas as angiospermas são de vida livre, porém são encontradas espécies parasitas e saprofíticas (plantas que obtêm sua nutrição a partir da matéria orgânica degradada).

As angiospermas ocupam praticamente todos os ecossistemas do planeta, devido a sua grande capacidade de adaptação e mecanismos eficientes de dispersão, através de suas sementes e frutos.




Estrutura

Duas estruturas são importantes na evolução das angiospermas: a flor e o fruto. As flores possuem uma diversidade de tamanhos e cores, podendo ainda serem perfumadas ou apresentarem odores fétidos para a atração de moscas e besouros. São encontradas solitárias ou agrupadas, sendo estas últimas chamadas de inflorescências. Os frutos também mostram uma grande variedade de formas, cores e tamanhos. A maior parte dos frutos contêm sementes no seu interior. São consumidos por muito animais, como insetos, aves, peixes e mamíferos, e com isso são importantes para a dispersão das sementes, o que contribuiu para a ocupação dos ambientes pelas angiospermas.




Quanto a sua morfologia, os principais componentes de uma flor são o cálice (conjunto de sépalas), a corola (conjunto de pétalas), os estames e os carpelos. A corola e o cálice são folhas modificadas que têm função de proteção, além de serem responsáveis pela atração dos agentes polinizadores na maioria das plantas. Os estames, coletivamente conhecidos como androceu (que significa “casa do homem”), geralmente são constituídos por um filamento delgado chamado de filete, o qual possui na extremidade uma região dilatada denominada antera, que é o local de produção dos grãos de pólen. Já os carpelos são as estruturas das flores que originam os óvulos, sendo coletivamente nomeadas como gineceu (que significa “casa da mulher”). As flores podem ter um ou mais carpelos, que formam uma estrutura designada pistilo, que é composta por três partes: o estigma, o qual recebe o pólen; o estilete, uma parte intermediária, na qual o tubo polínico cresce; e o ovário, o qual contém os óvulos e, dentro destes, o gameta feminino (oosfera). Caso a espécie apresente uma flor com ambos os órgãos sexuais masculinos e femininos é chamada de monoica ou hermafrodita. Se os estames e os carpelos são encontrados em plantas separadas, a espécie é denominada dioica.

O processo de transferência dos grãos de pólen da antera ao estigma das flores é denominado de polinização. A polinização pode ser realizada por agentes abióticos, como o vento e a água, ou bióticos, como os insetos, pássaros, morcego e o próprio homem. Os insetos são atraídos pelas cores, formas e odores das flores, por isso acredita-se que exista uma coevolução entre eles. Após a polinização e a fecundação, a flor sofre uma modificação extraordinária. De todos os componentes que foram vistos anteriormente, acabam sobrando apenas o pedúnculo e o ovário. Todo o restante degenera. O ovário sofre uma grande modificação, se desenvolve e agora dizemos que virou fruto. Em seu interior os óvulos viram sementes.

Assim, a grande novidade das angiospermas, em termos de reprodução, é a presença dos frutos. Todos os componentes da flor que estudamos participa do processo reprodutivo que culminará na produção de sementes dentro do fruto. Em toda a angiosperma é assim, mas deve-se se lembrar que existe variações: há diferentes formatos de frutos e diferentes quantidades ou até mesmo nenhuma semente.

Sua importância econômica é fundamental, já que as angiospermas incluem a maioria das espécies arbóreas utilizadas pelo homem, todas as plantas hortícolas, as ervas produtoras de essências, especiarias e extratos medicinais, as flores, os cereais e uma grande quantidade de espécies das quais são obtidos numerosos produtos de interesse industrial. Exemplos de espécies utilizadas para a agricultura são feijões, mandioca, arroz, milho, laranja e muitos outros. Além disso, este grupo também é usado para a formulação de produtos farmacêuticos e cosméticos, fibra, madeira e ornamentação.

Após ler o texto copie as questões no caderno e responda.

1- O esquema representa uma árvore filogenética com os principais grupos de plantas. As letras A, B e C representam características adaptativas adquiridas ao longo da evolução das plantas.




Com relação à árvore filogenética, é correto afirmar que a) a característica B marca o surgimento de vasos condutores, aquisição relacionada ao grande porte das gimnospermas. b) a principal aquisição evolutiva das pteridófitas, característica A, é a presença de sementes em suas folhas. c) a característica C representa o aparecimento de flores e frutos, responsáveis pela eficiência reprodutiva das angiospermas. d) as briófitas apresentam apenas raiz, caule e folhas, pois não compartilham das características A, B e C.

2- Desenhe uma flor e nomeie suas partes.

3- Observe o fenômeno ilustrado nesta figura:



Considerando as informações contidas nessa figura e outros conhecimentos sobre o assunto,

a) EXPLIQUE a importância do fenômeno ilustrado para as angiospermas.

b) CITE o destino, após a fecundação, das peças florais que se seguem. Sépalas e pétalas, estames e ovários.

c) O desenvolvimento dos frutos foi fundamental para o sucesso evolutivo das angiospermas. JUSTIFIQUE essa afirmativa.


4- Cite pelo menos 2 exemplos de angiospermas com aproveitamento econômico dos seguintes produtos:

a) óleos comestíveis: b) confecção de roupas: c) condimentos: d) farinhas:

320 views2 comments

Recent Posts

See All

2 comentarios


No roteiro está dizendo que pode ser impresso e colado 😉

Me gusta

Que caderno oq professora, já ta ruim pra fazer no word, no caderno piora, vou fazer no word imprimir e colar no caderno, única forma. Willst du mich ficken?

Me gusta
Post: Blog2_Post
bottom of page