E. E. CLOTHILDE MARTINS ZANEI
Roteiro de Estudo – Atividades a Distância
DISCIPLINA: FÍSICA Semana de atividade (16 de outubro á 30 de outubro)
PÚBLICO ALVO: ALUNOS 3°A, 3°B , 3°C, 3°D
PROFESSOR: ADRIANO DE SANTANA BARBOSA
A DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES: email: wulls@professor.sp.gov.br
Data da entrega: 30/10/2020
UNIDADE TEMÁTICA (conteúdo):
Matéria e radiação Partículas elementares - Evolução dos modelos para a constituição da matéria – dos átomos da Grécia Clássica aos quarks - A diversidade das partículas subatômicas, elementares ou não - A detecção e a identificação das partículas
HABILIDADES DO CURRICULO:
- Reconhecer os principais modelos explicativos dos fundamentos da matéria ao longo da história, dos átomos da Grécia Clássica aos quarks - Identificar a existência e a diversidade das partículas subatômicas - Reconhecer e caracterizar processos de identificação e detecção de partículas subatômicas - Reconhecer, na história da ciência, relações entre a evolução dos modelos explicativos da matéria e da pesquisa com aspectos sociais, políticos e econômicos
OBJETIVO GERAL:
Sabemos que todos os tipos de ondas eletromagnéticas transportam energia independentemente da sua frequência. A energia que uma onda eletromagnética transporta depende de sua frequência, sendo que quanto maior for a frequência, maior será a energia que ela transporta. Dependendo das condições, essa energia pode ser totalmente ou parcialmente transferida da onda eletromagnética para um meio material.
Essa interação depende do tipo de material e das características da onda, tais como frequência e intensidade. Em particular, são muito importantes as interações da radiação com os seres vivos. As ondas eletromagnéticas, assim como outros tipos de ondas, podem sofrer reflexão, refração e difração, quando se propagam através da interface entre dois meios.
Absorção
Uma onda eletromagnética, ao se propagar em um meio, pode ser absorvida, transferindo energia para ele. Desta forma, à medida que vai se propagando, vai diminuindo gradativamente a sua amplitude.
Um exemplo de absorção é a passagem de luz por um vidro ou plástico escuro, como o das lentes de óculos de sol. Utilizam-se também vidros escuros na embalagem de remédios que podem estragar ao serem expostos por longos períodos de tempo à luz do Sol. Esse tipo de vidro bloqueia a radiação ultravioleta e parte da luz visível.
Coeficiente de absorção
Uma medida da capacidade de absorção de um material é o seu coeficiente de absorção, medida pela fração da energia da onda eletromagnética que é absorvida ao passar por ele. Por exemplo, se fizermos um feixe de micro-ondas passar por um pedaço de carne crua, e esse absorver a metade da energia deste feixe, dizemos que ele apresenta um coeficiente de absorção de 50% para esta onda.
Brasil Escola.
Nº DE AULAS PREVISTAS SEMANAIS (para sua disciplina): 4
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aplicar desenvolvimentos de competências do tema e avaliar suas complexidades.
Matéria e radiação Partículas elementares - Evolução dos modelos para a constituição da matéria – dos átomos da Grécia Clássica aos quarks - A diversidade das partículas subatômicas, elementares ou não - A detecção e a identificação das partículas
Utilizar livro de física 3°ano, ou utilizem os links para suporte.
1° Conhecer e pesquisar sobre partículas elementares.
2° Descrever a evolução dos modelos atômicos da Grécia antiga aos quarks
3° – Descrever um mundo atômico atual e suas possibilidades. Máquinas de medicina diagnóstica usadas em hospitais.
Obs: apoio em vídeos.
assistam.
Comments