top of page

3°A, 3°B , 3°C, 3°D - Física - Bimestre Final - Atividade 2 Professor Adriano



E. E. CLOTHILDE MARTINS ZANEI

Roteiro de Estudo – Atividades a Distância

DISCIPLINA: FÍSICA Semana de atividade (03 de Novembro á 15 de Novembro)

PÚBLICO ALVO: ALUNOS 3°A, 3°B , 3°C, 3°D

PROFESSOR: ADRIANO DE SANTANA BARBOSA

A DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES: email: wulls@professor.sp.gov.br

Data da entrega: 16/11/2020

UNIDADE TEMÁTICA (conteúdo):

Matéria e radiação Partículas elementares - Evolução dos modelos para a constituição da matéria – dos átomos da Grécia Clássica aos quarks - A diversidade das partículas subatômicas, elementares ou não - A detecção e a identificação das partículas

HABILIDADES DO CURRICULO:

- Reconhecer os principais modelos explicativos dos fundamentos da matéria ao longo da história, dos átomos da Grécia Clássica aos quarks - Identificar a existência e a diversidade das partículas subatômicas - Reconhecer e caracterizar processos de identificação e detecção de partículas subatômicas - Reconhecer, na história da ciência, relações entre a evolução dos modelos explicativos da matéria e da pesquisa com aspectos sociais, políticos e econômicos

OBJETIVO GERAL:

Sabemos que todos os tipos de ondas eletromagnéticas transportam energia independentemente da sua frequência. A energia que uma onda eletromagnética transporta depende de sua frequência, sendo que quanto maior for a frequência, maior será a energia que ela transporta. Dependendo das condições, essa energia pode ser totalmente ou parcialmente transferida da onda eletromagnética para um meio material.

Essa interação depende do tipo de material e das características da onda, tais como frequência e intensidade. Em particular, são muito importantes as interações da radiação com os seres vivos. As ondas eletromagnéticas, assim como outros tipos de ondas, podem sofrer reflexão, refração e difração, quando se propagam através da interface entre dois meios.

Você Conhece Cesar Lattes?

Absorção

Uma onda eletromagnética, ao se propagar em um meio, pode ser absorvida, transferindo energia para ele. Desta forma, à medida que vai se propagando, vai diminuindo gradativamente a sua amplitude.

Um exemplo de absorção é a passagem de luz por um vidro ou plástico escuro, como o das lentes de óculos de sol. Utilizam-se também vidros escuros na embalagem de remédios que podem estragar ao serem expostos por longos períodos de tempo à luz do Sol. Esse tipo de vidro bloqueia a radiação ultravioleta e parte da luz visível.

Coeficiente de absorção

Uma medida da capacidade de absorção de um material é o seu coeficiente de absorção, medida pela fração da energia da onda eletromagnética que é absorvida ao passar por ele. Por exemplo, se fizermos um feixe de micro-ondas passar por um pedaço de carne crua, e esse absorver a metade da energia deste feixe, dizemos que ele apresenta um coeficiente de absorção de 50% para esta onda.

Brasil Escola.

Nº DE AULAS PREVISTAS SEMANAIS (para sua disciplina): 4

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Aplicar desenvolvimentos de competências do tema e avaliar suas complexidades.

Matéria e radiação Partículas elementares - Evolução dos modelos para a constituição da matéria – dos átomos da Grécia Clássica aos quarks - A diversidade das partículas subatômicas, elementares ou não - A detecção e a identificação das partículas

Utilizar livro de física 3°ano, ou utilizem os links para suporte.

Pesquisar sobre a vida de Cesar Lattes, e de cobrir o físico mais famoso de nosso país. Sabia que ele quase ganhou o premio nobel de física?

1 – Descreva a sua descoberta, e suas invenções.

Obs: apoio em vídeos.

https://canalciencia.ibict.br/nossas-informacoes/ciencioteca/personalidades/item/318-cesar-lattes-vida-obra-e-descobertas

assistam.

99 views0 comments

Recent Posts

See All

LIMPEZA DO SITE

POSTADO POR DMB PROFESSORES, ENCAMINHEM AS POSTAGENS DE 2020 NA CATEGORIA ENCERRADAS 4 E NÃO ESQUEÇAM DE RETIRÁ-LAS DE SUA DISCIPLINA.

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page