A GRÉCIA ANTIGA
Número de aulas: 8
Habilidade trabalhada: (EF06HI10) Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
Olá! Espero que você e sua família estejam bem!
No seu caderno, coloque a data e o título: “Atividade 3: A Grécia Antiga”.
Faça as atividades que solicito no caderno, tire foto do que realizou e envie para o e-mail karina_fortunato@yahoo.com.br até 22/07.
Por favor, verifique se a foto está nítida e se a letra está legível.
Observações:
- Mesmo que não consiga enviar a foto, faça a atividade no caderno;
- Se não conseguir anexar a foto no e-mail, pode copiar as respostas no próprio e-mail.
- ATENÇÃO: Observe o enunciado de cada atividade. Não precisa copiar no caderno aquilo que eu pedir apenas para ler, observar ou refletir.
- É importante fazer as atividades com atenção e na ordem em que aparecem no roteiro.
- As atividades propostas foram extraídas ou adaptadas do Caderno do Aluno do 2º bimestre, material produzido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Bons estudos e não deixe de acompanhar as aulas transmitidas pelo CMSP.
ATIVIDADES
I. Observe o mapa e leia a explicação sobre a localização da Grécia Antiga:
(Mapa extraído do site Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/grecia-antiga/)
A Grécia Antiga era formada por três regiões: A Grécia Continental (localizada no continente, está no mapa de verde e de rosa), a Grécia Insular (formada por ilhas, é o que está de vermelho no mapa) e a Grécia Asiática, que está de amarelo no mapa.
II. Leia a explicação abaixo, sobre as cidades-Estados gregas:
A Grécia Antiga nunca formou um reino ou um império, por exemplo. Ela não tinha um poder político centralizado que comandasse todos os lugares. Formaram-se cidades-Estados.
Leia o texto abaixo, extraído do Caderno do Professor do material São Paulo Faz Escola, do 2º bimestre.
III. Leia o texto e o esquema abaixo, sobre as heranças que temos da Grécia Antiga. O texto foi extraído do Caderno do Professor do material São Paulo Faz Escola, do 2º bimestre e o esquema foi exibido na aula de 26/06 no CMSP:
IV – Leia sobre as formas de governo na Grécia Antiga, explicação exibida na aula de 26/06 no CMSP:
V- Leia atentamente a explicação abaixo, sobre Esparta e Atenas.
Esparta e Atenas foram duas das principais pólis gregas. Vamos ver algumas características delas:
VI – Leia a explicação abaixo, sobre a religião e as Olimpíadas na Grécia Antiga.
Os gregos acreditavam em vários deuses, por isso dizemos que eles eram politeístas. Eles acreditavam que seus deuses eram imortais e eram perfeitos apenas fisicamente. No caráter, no sentimento e nas emoções, os deuses poderiam ser como qualquer ser humano: poderiam sentir amor, ódio, ciúmes etc. Também poderiam ajudar ou prejudicar os seres humanos, casar-se e ter filhos (com outros deuses ou mortais). O filho de uma divindade com um mortal seria um herói.
Para agradar aos deuses e obter deles favores e proteção, os gregos faziam cultos, festas, orações e oferendas. Cada cidade fazia culto a seus deuses e construía templos e santuários para eles.
Se quiser, você pode saber mais sobre os deuses gregos nos links seguintes:
· “Quais são os principais deuses gregos?, artigo escrito por Danilo Cezar Cabral e publicado na revista Superinteressante, disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-sao-os-principais-deuses-gregos/
· “Deuses gregos”, texto escrito pela professora Daniela Diana publicado no site Toda Matéria e disponível em: https://www.todamateria.com.br/deuses-gregos/
Os Jogos Olímpicos foram criados na Grécia Antiga e eram realizados de quatro em quatro anos para homenagear Zeus. Homens se deslocavam de vários lugares para Olímpia para assistir aos jogos - a presença das mulheres era proibida! – e durante este evento tão importante até as guerras eram interrompidas. Os vencedores ganhavam uma coroa de louro.
VII – No seu caderno, copie e responda as questões abaixo. Todas as respostas estão nos textos e esquemas acima (nas explicações, de I a VI).
1. A Grécia Antiga tinha um governo único, centralizado?
2. O que eram as pólis?
3. Quais eram as principais atividades econômicas nas cidades-Estados?
4. Quais contribuições, legados ou heranças a Grécia Antiga nos deixou?
5. Copie e complete as definições, sobre as formas de governo. Para completar cada definição, escolha cada uma das opções seguintes:
a) Governo de uma só pessoa: _____________________________________________
b) Governo de um grupo de pessoas, de uma elite:______________________________
c) Forma de governo em que o poder está nas mãos de uma só pessoa que tenha tomado o controle, muitas vezes por meios ilícitos (ilegais). Seria a forma corrompida da monarquia:____________________________________________________________
d) Forma de governo em que o poder pertence a todos os cidadãos: ________________
6. Como era a religião na Grécia Antiga?
7. Copie e complete a tabela abaixo, a partir das informações contidas nas explicações.
8. Qual evento esportivo, realizado atualmente, teve sua origem na Grécia Antiga?
VIII – Atividade complementar (NÃO OBRIGATÓRIA)
Se puder, assista aos vídeos da série Grandes Civilizações sobre a Grécia Antiga.
Esta é uma série de animações produzida em 2009 pela Sol 90 Audiovisual (Barcelona). Foi criada originalmente na versão em inglês, chamada "The Time Compass", exibida pela ABC. Aqui no Brasil foi exibida pela TV Escola. (Informações extraídas de: http://edu-cacao.blogspot.com/2014/11/grandes-civilizacoes-serie-de-tv.html)
Você consegue encontrar os vídeos no Youtube, buscando por: “Grandes Civilizações a Grécia Antiga”.
São dois vídeos curtinhos (parte 1 e parte 2), com cerca de 11 minutos cada um. Vale a pena assistir!
VIII – Atividade complementar (NÃO OBRIGATÓRIA)
Se puder, escute a música “Mulheres de Atenas”, de Chico Buarque. Há vídeos disponíveis no Youtube. Ao ouvir a música, você pode refletir sobre a vida das mulheres em Atenas, relacionando com o que está na explicação.
Comments