Devolutiva: professoramariamendes@gmail.com
Olá, meus queridos!!!!
Espero que vocês estejam bem.
Para esta atividade é necessário que seja feita uma leitura atenta. Caso prefiram, podem usar o dicionário. Isso facilita, e muito, o entendimento.
As dúvidas enviem por e-mail ou whatsapp 96632-6140 - das 19h. às 22:30h.
Escrevam com letra legível.
Data de entrega: até 15/06/2020
Não se esqueçam de colocar nome, número, série e o número da atividade.
TEXTO LITERÁRIO E NÃO LITERÁRIO/ CONOTAÇÃO E DENOTAÇÃO
Assista ao vídeo para conhecer o conteúdo sobre conotação e denotação
TIPOS DE TEXTOS
Partindo do conceito de texto como sendo um conjunto de palavras que formam um sentido relacionado a um contexto, podemos dividir os textos em dois grandes grupos: os textos literários e os textos não literários. Por que fazemos essa distinção? Para estudar os tipos de textos existentes em nossa sociedade, é importante compreender como podemos usá-los a fim de tornar nossa comunicação mais clara e aproveitarmos melhor a variedade de textos que temos a nosso dispor. Para isso, foi feita a distribuição dos textos por esses dois grupos. Isso equivale a dizer que a maioria dos textos que existem podem ser colocados em um desses grupos. Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar. Observe os exemplos a seguir. (Texto 1) Descuidar do lixo é sujeira Diariamente, duas horas antes da chegada do caminhão da prefeitura, a gerência de uma das filiais do McDonald’s deposita na calçada dezenas de sacos plásticos recheados de papelão, isopor, restos de sanduíches. Isso acaba propiciando um lamentável banquete de mendigos. Dezenas deles vão ali revirar o material e acabam deixando os restos espalhados pelo calçadão. (Veja São Paulo, 23-29/12/92) O primeiro texto – "Descuidar do lixo é sujeira" – se propõe a dar uma informação sobre o lixo despejado nas calçadas, bem como o que acontece com ele antes de o caminhão do lixo passar para recolhê-lo. É um texto informativo e, portanto, não literário. O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto. Para isso, quanto mais simples for o vocabulário e mais objetiva for a informação, mais fácil se dará a compreensão do conteúdo: foco do texto não literário. São exemplos de textos não literários: as notícias, os artigos jornalísticos, os textos didáticos, os verbetes de dicionários e enciclopédias, as propagandas publicitárias, os textos científicos, as receitas culinárias, os manuais, etc.
(Texto 2) O bicho Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem. (Manuel Bandeira. Em Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: J. Olympio/MEC, 1971, p.145) O segundo texto – “O bicho” – é um poema. Sabemos disso principalmente por sua forma. O poema é construído em versos e estrofes e apresenta uma linguagem carregada de significados, ao que chamamos de plurissignificação. Cada palavra pode apresentar um sentido diferente daquele que lhe é comum. No texto literário, a expressividade é o mais importante. O conteúdo, nesse caso, fica em segundo plano. O vocabulário bem selecionado transmite sensibilidade ao leitor. O texto é rico de simbologia e de beleza artística. Podemos citar como exemplos de textos literários o conto, o poema, o romance, peças de teatro, novelas e crônicas.
Exercícios:
1. Os dois textos apresentam semelhança quanto ao conteúdo. Qual é essa semelhança?
2. O texto I, considerando o título, parece enfocar o quê?
a) homens se alimentam de lixo
b) sujeira que os mendigos deixam na rua
c) o McDonald´s deposita sacos de lixo na calçada
d) o caminhão da prefeitura recolhe o lixo
3. No Texto II, que sentimento do eu lírico se manifesta na expressão "meu Deus"?
a) crueldade
b) indignação
c) euforia
d) conformismo
4. Explique a diferença entre sentido denotativo e sentido conotativo a partir do verso "Vi ontem um bicho".
5. Qual alternativa abaixo a palavra destacada foi empregada no sentido conotativo (figurado)?
a) "Dezenas deles vão ali revirar o material..."
b) "... deposita na calçada dezenas de sacos..."
c) "... deixando restos espalhados na calçada."
d) "... propiciando um lamentável banquete..."
6. Marque a afirmativa correta sobre o Texto II - "O bicho"
a) é gênero dramático
b) é gênero narrativo
c) é gênero lírico
d) é gênero jornalístico
7. Sobre a variedade linguística utilizada nos dois textos, foi empregada com predominância
a) a variedade padrão em ambos os textos
b) a variedade não padrão em ambos os textos
c) a variedade literária nos dois textos
d) a variedade jornalística nos dois textos
Fonte: Português: Linguagens
8. Sobre as características da linguagem não literária, estão corretas as alternativas: I. Diferentemente do que acontece com os textos literários, nos quais há uma preocupação com o objeto linguístico e também com o estilo, os textos não literários apresentam características bem delimitadas para que possam cumprir sua principal missão, que é, na maioria das vezes, a de informar. II. Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação. III. A linguagem não literária faz da linguagem um objeto estético, e não meramente linguístico, ao qual podemos inferir significados de acordo com nossas singularidades e perspectivas. É comum na linguagem não literária o emprego da conotação, de figuras de linguagem e figuras de construção, além da subversão à gramática normativa. IV. Na linguagem não literária, a informação é repassada de maneira a evitar possíveis entraves para a compreensão da mensagem. No discurso não literário, as convenções prescritas na gramática normativa são adotadas. V. A linguagem não literária pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas. a) I e IV. b) II, III e V. c) I, III e IV. d) I e V.
9.(Enem 2003)
O uso do sentido conotativo é comumente encontrado na linguagem literária, incluindo os gêneros histórias em quadrinhos e tirinhas.
O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda
a) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador.
b) considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões.
c) atribuir, no primeiro e no último quadrinhos, um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”.
d) usar corretamente a expressão “indicador de desemprego”, mesmo sendo criança.
e) atribuir, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões.
Comments