top of page

IIITA,IIIB - QUÍMICA - 2º Bimestre - ATIV 01 - ALEXANDRE

Updated: Aug 4, 2020

Primeiro um aviso de interesse geral. Compartilhe!




2º Bimestre - ATIV. 01 - QUÍMICA - ALEXANDRE - IIITA, IIITB


POSTADO POR QUÍMICA - ALEXANDRE

DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES: quimicaalexandre2020@gmail.com


Pode mandar as questões e respostas digitadas ou se preferir faça no caderno, tire foto (legível) e envie para o email acima, sempre com seu nome, número e série.

Prazo: 20/06/2020


Hidrogênio – O Combustível do Futuro ?


Ônibus híbrido a hidrogênio


Visto que os combustíveis fósseis (derivados de carvão mineral, petróleo e gás natural) são não-renováveis e muito poluentes, as pesquisas têm se mobilizado na busca por novos combustíveis.

Os biocombustíveis são menos poluentes e são renováveis, mas tomam enorme área para sua produção, trazendo alto impacto ambiental e a redução das áreas de produção de alimentos levando ao seu encarecimento.

É nesse contexto que surge o gás Hidrogênio (H2), que é considerado por muitos como o combustível do futuro, por seu alto poder de energia e por não liberar gases tóxicos para a atmosfera. Note que quando o hidrogênio reage com o oxigênio do ar (combustão), ele produz apenas vapor de água (H2O)g, como é mostrado abaixo:


H2(g) + 1/2 O2(g) ---------------> H2O(g) + grande energia (calor)

(Hidrogênio) (Oxigênio) (vapor dágua)

O gás hidrogênio (H2) é o combustível com maior energia por unidade de massa (Kg). A alta energia contida no hidrogênio leva a explosões violentas e mais rápidas. É por isso que o hidrogênio tem sido usado intensamente como combustível em programas espaciais (lançamento de foguetes), sendo um combustível leve e potente.

No entanto, um dos aspectos que dificultam a utilização do gás Hidrogênio (H2) em larga escala é a forma de armazenagem do hidrogênio, pois na forma gasosa, ele ocupa um espaço muito grande – 1 kg desse gás ocupa 11.000 L! Uma forma de minimizar esse problema é o armazenamento líquido do hidrogênio, o que requer reservatórios resistentes a altas pressões, com riscos maiores.

Além disso, a produção de Hidrogênio atualmente não é compensativa.

Mas cada vez mais surgem pesquisas e novas tecnologias para a produção do hidrogênio a partir da quebra das moléculas de água. A ideia é utilizar a energia elétrica produzida por um painel solar para produzir uma corrente elétrica que atravesse a água (eletrólise), quebrando as moléculas H2O e dessa forma produzindo o gás Hidrogênio (H2), conforme a equação abaixo:

H2O --------------------------> H2 + O2

(água) (hidrogênio) (oxigênio)

Questões:

1) Por que o Hidrogênio é visto como um dos combustíveis do futuro?

2) Na combustão do gás hidrogênio (H2) que gás é produzido e que vai para o ar?

3) Quais seriam as consequências de um uso exagerado do Hidrogênio?

4) Como se pode produzir o gás hidrogênio (H2) de forma compensativa?

61 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page