Postado por Elaine
Segue abaixo comunicado sobre as inscrições para o EJA no segundo semestre. Caso você conheça alguém que ainda não terminou os estudos indique nossa escola.
Link para inscrição online https://sed.educacao.sp.gov.br/NCA/PreInscricaoOnline/login
ESTOU AGUARDANDO A ENTREGA DA ATIVIDADE 1
ATIVIDADE 2
Roteiro de estudos
- As atividades devem ser desenvolvidas no caderno;
- Textos e questões (quando houver) podem ser impressos e colados no caderno ou copiados;
- Os vídeos são opcionais para complemento da aula. Caso você tenha dificuldade em assistir os vídeos responda usando somente os textos.
- Após finalizar a atividade enviar foto para o e-mail profbioelaine@outlook.com;
-Caso tenham dúvidas podem perguntar no e-mail ou nos comentários no fim dessa página.
OBS. No assunto do e-mail coloquem nome, série e identifiquem a atividade realizada.
Entrega até 06/07/2020
Tema: Hereditariedade e variabilidade genética
Leia o texto e assista os vídeos para responderas questões
Gregor Mendel
Gregor Mendel é considerado o pai da Genética por causa dos resultados de seus estudos envolvendo ervilhas. Sua teoria foi proposta antes mesmo de a estrutura e o funcionamento dos cromossomos serem conhecidas, entretanto, Mendel compreendeu de maneira acertada os princípios básicos da hereditariedade.
Mendel propôs duas leis:
Lei da segregação ou a primeira lei de Mendel: Mendel admitiu que existem fatores para cada característica e que eles segregam-se na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose simples. Os fatores que Mendel descreve em seus resultados seriam, na realidade, os genes, dos quais se têm conhecimento atualmente.
Lei da segregação independente ou a segunda lei de Mendel: Mendel admitiu ainda que os fatores para duas ou mais características distribuem-se de forma independente para os gametas e combinam-se ao acaso.
As duas leis de Mendel explicam, utilizando regras simples de probabilidade, as variações existentes na transmissão de algumas características. Além disso, elas serviram como base para a ampliação do conhecimento genético e propuseram a ideia de herança particulada, a qual demonstra que os pais passam adiante unidades herdáveis separadas (atualmente chamadas de genes). Assim sendo, as leis de Mendel foram o ponto de partida para a Genética moderna e a compreensão correta da hereditariedade.
Ao estudar a Genética, entender alguns termos é essencial. Assim sendo, separamos uma lista dos principais termos que devem ser compreendidos para um maior entendimento da Genética.
→ Conceitos Básicos em Genética
Cariótipo: É a constituição cromossômica de um indivíduo.
Cromossomos: Sequências de DNA espiraladas que carregam os genes.
Cromossomos homólogos: cromossomos que formam pares durante a meiose I, apresentando formato e tamanho similares e mesmo loci.
Locus gênico (plural loci): Posição que um gene ocupa em um cromossomo.
Genes: Sequência de DNA que codifica e determina as características dos organismos. É a unidade fundamental da hereditariedade (representado por letras no estudo da genética, o correto é utilizar a primeira letra da característica recessiva)
Genótipo: Constituição genética de uma pessoa (conjunto de genes).
Fenótipo: Características bioquímicas, fisiológicas e morfológicas observáveis em um indivíduo. O fenótipo é determinado pelo genótipo e pelo meio ambiente (genótipo +ambiente).
Homozigoto: Indivíduo que apresenta o mesmo alelo em um mesmo lócus em cromossomos homólogos (genes iguais – AA ou aa)
Heterozigoto: Indivíduo que apresenta dois alelos diferentes em um mesmo lócus em cromossomos homólogos (genes diferentes Aa)
Dominância: Um gene exerce dominância quando ele se expressa mesmo que em dose simples, ou seja, em heterozigose (representado por pelo menos uma letra maiúscula - AA ou Aa)
Recessividade: Um gene recessivo só se expressa em homozigose (representado por duas letras minúsculas - aa)
Uma das maneiras mais fáceis de visualizar os cruzamentos realizados em Genética é por meio do chamado quadro de Punnett. Desenvolvido pelo geneticista inglês Reginald Crundall Punnett (1875-1967), esse quadro é uma espécie de tabela em que é possível separar os possíveis gametas e descobrir os genótipos dos descendentes.
→ O quadro de Punett deve ser construído colocando-se na primeira coluna os possíveis gametas de um indivíduo e, na primeira linha, os possíveis gametas do outro indivíduo.
Imagine, por exemplo, um caso em que um homem é heterozigoto para a produção de melanina (Aa) e uma mulher é homozigota dominante (AA) para a mesma característica. Os gametas do homem seriam A e a, e os da mulher seriam A e A. Nessa situação, o quadro de Punnett seria representado da seguinte forma:
Realizar o cruzamento é bastante simples, pois basta juntar os possíveis gametas em cada um dos quadrados em branco. Sendo assim, em cada um dos quadrados, teremos dois alelos da característica estudada: um proveniente de um indivíduo e outro proveniente do outro. Se o gameta A juntar-se ao gameta A, os indivíduos serão AA; caso o gameta A una-se ao gameta a, os indivíduos serão Aa. Veja o quadro:
Para determinar os genótipos dos descendentes, basta juntar o gameta de um indivíduo com o gameta do outro
Pela análise do quadro de Punnett, podemos concluir que a probabilidade de nascer indivíduos AA é de 50%, assim como a probabilidade de nascer indivíduos Aa.
→ Resolvendo uma questão de Genética por meio do quadro de Punnet
Observe a questão a seguir:
(Mack) A cor preta dos pelos em porquinhos-da-Índia é condicionada por um gene dominante em relação ao gene que condiciona pelos brancos. Uma fêmea preta que já tinha tido filhotes brancos é cruzada com um macho branco. A probabilidade de nascer um filhote branco é de
a) ¼ .
b) ½.
c) 1.
d) 0.
e) ¾.
Resolução:
O gene dominante determina a cor preta e é representado por B, e o gene que determina a cor branca é recessivo e é representado por b. Se a fêmea é preta, mas já teve filhotes brancos, ela é heterozigota: Bb. Já o macho é branco e, portanto, seu genótipo é bb. A fêmea produzirá gametas B e b, e o macho produzirá apenas gametas b. Por meio do quadro de Punnett, temos:
Na primeira linha, temos os gametas da fêmea; na primeira coluna, temos os gametas do macho
Sendo assim, a probabilidade de os indivíduos nascerem brancos é de 50% ou ½.
Copie e responda as questões no caderno. Todas as respostas devem ter o cálculo.
1- Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:
a) 100% vv, verdes
b) 100% VV, amarelas
c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes
d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas
2- Se cruzarmos dois gatos, sendo ambos heterozigóticos (Aa), obteremos:
a) Apenas indivíduos Aa
b) Indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente
c) Indivíduos AA e aa, na proporção de 2:1, respectivamente
d) Indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente
3- Um casal de heterozigotos teve um filho de fenótipo dominante. Qual a probabilidade de tal filho ser homozigoto?
4- Um gato da cor marrom foi cruzado com duas fêmeas. A primeira fêmea era da cor preta, e teve 7 filhotes da cor preta e 6 filhotes da cor marrom. Já a outra fêmea, também era da cor preta, e teve 14 filhotes, sendo todos eles da cor preta. A partir desses cruzamentos marque a opção que contém os genótipos do macho, da primeira e da segunda fêmea respectivamente.
a) Aa, aa, aa
b) AA, aa, aa
c) aa, AA, aa
d) aa, Aa, AA
Justifique sua resposta da questão 4
Commenti