top of page

2B, 2C, IITA, IITB - BIOLOGIA - 2°BIMESTRE - ATIVIDADE 2 - ELAINE

Updated: Aug 3, 2020

Postado por Elaine


Segue abaixo comunicado sobre as inscrições para o EJA no segundo semestre. Caso você conheça alguém que ainda não terminou os estudos indique nossa escola.


ESTOU AGUARDANDO A ENTREGA DA ATIVIDADE 1


ATIVIDADE 2

Roteiro de estudos

- As atividades devem ser desenvolvidas no caderno;

- Textos e questões (quando houver) podem ser impressos e colados no caderno ou copiados;

- Os vídeos são opcionais para complemento da aula. Caso você tenha dificuldade em assistir os vídeos responda usando somente os textos.

- Após finalizar a atividade enviar foto para o e-mail profbioelaine@outlook.com;

-Caso tenham dúvidas podem perguntar no e-mail ou nos comentários no fim dessa página.

OBS. No assunto do e-mail coloquem nome, série e identifiquem a atividade realizada.

Entrega até 06/07/2020

Tema: Hereditariedade e variabilidade genética

Leia o texto e assista os vídeos para responderas questões

Gregor Mendel

Gregor Mendel é considerado o pai da Genética por causa dos resultados de seus estudos envolvendo ervilhas. Sua teoria foi proposta antes mesmo de a estrutura e o funcionamento dos cromossomos serem conhecidas, entretanto, Mendel compreendeu de maneira acertada os princípios básicos da hereditariedade.

Mendel propôs duas leis:

  • Lei da segregação ou a primeira lei de Mendel: Mendel admitiu que existem fatores para cada característica e que eles segregam-se na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose simples. Os fatores que Mendel descreve em seus resultados seriam, na realidade, os genes, dos quais se têm conhecimento atualmente.

  • Lei da segregação independente ou a segunda lei de Mendel: Mendel admitiu ainda que os fatores para duas ou mais características distribuem-se de forma independente para os gametas e combinam-se ao acaso.

As duas leis de Mendel explicam, utilizando regras simples de probabilidade, as variações existentes na transmissão de algumas características. Além disso, elas serviram como base para a ampliação do conhecimento genético e propuseram a ideia de herança particulada, a qual demonstra que os pais passam adiante unidades herdáveis separadas (atualmente chamadas de genes). Assim sendo, as leis de Mendel foram o ponto de partida para a Genética moderna e a compreensão correta da hereditariedade.

Ao estudar a Genética, entender alguns termos é essencial. Assim sendo, separamos uma lista dos principais termos que devem ser compreendidos para um maior entendimento da Genética.


Conceitos Básicos em Genética

  • Cariótipo: É a constituição cromossômica de um indivíduo.

  • Cromossomos: Sequências de DNA espiraladas que carregam os genes.

  • Cromossomos homólogos: cromossomos que formam pares durante a meiose I, apresentando formato e tamanho similares e mesmo loci.

  • Locus gênico (plural loci): Posição que um gene ocupa em um cromossomo.

  • Genes: Sequência de DNA que codifica e determina as características dos organismos. É a unidade fundamental da hereditariedade (representado por letras no estudo da genética, o correto é utilizar a primeira letra da característica recessiva)

  • Genótipo: Constituição genética de uma pessoa (conjunto de genes).

  • Fenótipo: Características bioquímicas, fisiológicas e morfológicas observáveis em um indivíduo. O fenótipo é determinado pelo genótipo e pelo meio ambiente (genótipo +ambiente).

  • Homozigoto: Indivíduo que apresenta o mesmo alelo em um mesmo lócus em cromossomos homólogos (genes iguais – AA ou aa)

  • Heterozigoto: Indivíduo que apresenta dois alelos diferentes em um mesmo lócus em cromossomos homólogos (genes diferentes Aa)

  • Dominância: Um gene exerce dominância quando ele se expressa mesmo que em dose simples, ou seja, em heterozigose (representado por pelo menos uma letra maiúscula - AA ou Aa)

  • Recessividade: Um gene recessivo só se expressa em homozigose (representado por duas letras minúsculas - aa)

Uma das maneiras mais fáceis de visualizar os cruzamentos realizados em Genética é por meio do chamado quadro de Punnett. Desenvolvido pelo geneticista inglês Reginald Crundall Punnett (1875-1967), esse quadro é uma espécie de tabela em que é possível separar os possíveis gametas e descobrir os genótipos dos descendentes.

→ O quadro de Punett deve ser construído colocando-se na primeira coluna os possíveis gametas de um indivíduo e, na primeira linha, os possíveis gametas do outro indivíduo.

Imagine, por exemplo, um caso em que um homem é heterozigoto para a produção de melanina (Aa) e uma mulher é homozigota dominante (AA) para a mesma característica. Os gametas do homem seriam A e a, e os da mulher seriam A e A. Nessa situação, o quadro de Punnett seria representado da seguinte forma:




Realizar o cruzamento é bastante simples, pois basta juntar os possíveis gametas em cada um dos quadrados em branco. Sendo assim, em cada um dos quadrados, teremos dois alelos da característica estudada: um proveniente de um indivíduo e outro proveniente do outro. Se o gameta A juntar-se ao gameta A, os indivíduos serão AA; caso o gameta A una-se ao gameta a, os indivíduos serão Aa. Veja o quadro:




Para determinar os genótipos dos descendentes, basta juntar o gameta de um indivíduo com o gameta do outro

Pela análise do quadro de Punnett, podemos concluir que a probabilidade de nascer indivíduos AA é de 50%, assim como a probabilidade de nascer indivíduos Aa.

Resolvendo uma questão de Genética por meio do quadro de Punnet

Observe a questão a seguir:

(Mack) A cor preta dos pelos em porquinhos-da-Índia é condicionada por um gene dominante em relação ao gene que condiciona pelos brancos. Uma fêmea preta que já tinha tido filhotes brancos é cruzada com um macho branco. A probabilidade de nascer um filhote branco é de

a) ¼ .

b) ½.

c) 1.

d) 0.

e) ¾.

Resolução:

O gene dominante determina a cor preta e é representado por B, e o gene que determina a cor branca é recessivo e é representado por b. Se a fêmea é preta, mas já teve filhotes brancos, ela é heterozigota: Bb. Já o macho é branco e, portanto, seu genótipo é bb. A fêmea produzirá gametas B e b, e o macho produzirá apenas gametas b. Por meio do quadro de Punnett, temos:



Na primeira linha, temos os gametas da fêmea; na primeira coluna, temos os gametas do macho

Sendo assim, a probabilidade de os indivíduos nascerem brancos é de 50% ou ½.


Copie e responda as questões no caderno. Todas as respostas devem ter o cálculo.


1- Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, os descendentes serão:

a) 100% vv, verdes

b) 100% VV, amarelas

c) 50% Vv, amarelas; 50% vv, verdes

d) 25% Vv, amarelas; 50% vv, verdes; 25% VV, amarelas

2- Se cruzarmos dois gatos, sendo ambos heterozigóticos (Aa), obteremos:

a) Apenas indivíduos Aa

b) Indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente

c) Indivíduos AA e aa, na proporção de 2:1, respectivamente

d) Indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente

3- Um casal de heterozigotos teve um filho de fenótipo dominante. Qual a probabilidade de tal filho ser homozigoto?

4- Um gato da cor marrom foi cruzado com duas fêmeas. A primeira fêmea era da cor preta, e teve 7 filhotes da cor preta e 6 filhotes da cor marrom. Já a outra fêmea, também era da cor preta, e teve 14 filhotes, sendo todos eles da cor preta. A partir desses cruzamentos marque a opção que contém os genótipos do macho, da primeira e da segunda fêmea respectivamente.

a) Aa, aa, aa

b) AA, aa, aa

c) aa, AA, aa

d) aa, Aa, AA

Justifique sua resposta da questão 4



196 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page